sexta-feira, junho 24, 2005

PATOS BRAVOS MATAM POTENCIAL TURISTICO


Charneca da Caparica , Aberração urbanistica sobre a Arriba Fossil

Em Outubro de 2000 estávamos em plena polémica da magnânima ideia da Câmara de Almada em avançar com a chamada via turistica , entretanto o processo acabou no Tribunal com uma pioneira acção popular patrocinada pelo advogado José Sá Fernandes, a unica forma de parar o autismo da Câmara de Almada , apesar dos pareceres negativos, até em termos processuais do Instituto de Conservação da Natureza, mesmo assim a Câmara de Almada chegou a pagar páginas nos jornais para promover a excelsa ideia.

Sobre o caso escrevia Luisa Shmidt no Expresso (21/10/2000) : " Portugal, país da UE, no ano 2000, no momento em que os valores ambientais se revelam o mais precioso e, entre nós, talvez um dos únicos verdadeiros recursos para aguentar o futuro, hesita ainda na decisão a tomar quanto à construção de uma via rápida sobre uma falésia arenosa a escassas centenas de metros da linha costeira - âmago de uma àrea protegida - integrada na Rede Nacional de Àreas protegidas e em reserva Botânica".

Sabemos agora à distância de quatro anos que foi afinal a via juridica que acabou com todas as hesitações apesar de ter chegado a haver um concurso público para a execussão da obra, apesar de todas as protecções ambientais, de todos os pareceres negativos das autoridades competentes.

Os tribunais conseguiram bloquear a quela obra, hoje estaria a funcionar e seria a forma mais rápida de chegar ao engarrafamento, seria mais um eixo para os empreendedores do betão explorarem, para os profissionais dos stands em 2ª mão se estabelecerem, para as roulotes iluminarem a noite, para os tunnings arrazarem com as suas corridas ilegais, para os gangs mais rápidamente chegarem ao proximo crime... Mas tinha-se perdido irremediàvelmente património natural que é de todos , que é ainda do futuro.

A estrada foi parada, apesar de um longo e estranho aceiro que se assemelha às fundações de uma via de quatro faixas com separador rasgar o pinhal desde a arriba entrando no concelho do Seixal ,fazendo uma tangente à Herdade da Aroeira, mas deve ser só isso, um previdente aceiro... ?

A estrada foi parada, mas a pressão do betão não, e a construção naquela àrea do concelho de Almada (Charneca ,Lazarim , Capuchos...) é perfeitamente esquizofrénica, ao ponto de moradores terem-se já insurgido com a volumetria que as novas construções estã a ter, sob fogo esteve já o chamado Plano de Pormenor da Zona Terciária da Charneca de Caparica, para onde estão projectados 1130 fogos, com edificios a atingir os sete pisos , numa zona em que a altura média das habitações é de três e cinco pisos , na altura a autarquia promoveu as benfeitorias de um tal projecto, contráriamente a uma população que não vê com bons olhos, nem que isso traga melhor qualidade de vida a si e aos novos 4000 habitantes, que ocuparão uma àrea de 40 hectares...

Ou seja , os autarcas não aprenderam nada!!! Não aprenderam que a Margem Sul está saturada, não aprenderam que o nosso maior bem é como dizia Luisa Shmidt "os valores ambientais" não aprenderam que deviam ser os próprios autarcas e não os cidadãos, recorrendo à via judicial, a defender o ambiente dos seus concelhos, e que num país com poucos recursos que quer vingar no Turismo de forma sustentada e a longo prazo, não pode arrazar as qualidades ambientais e turisticas dos seus concelhos porque alternativas não faltam no Mundo!!! Posted by Hello

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito parado