sábado, junho 11, 2005

DEBATE - COMUNIDADES RIBEIRINHAS E AMBIENTE


Cais do Ginjal Cacilhas - Almada - New cityzens mouvements are borning in Portugal against the installed politiciens politics-

"O Grupo Vida Urbana e Ambiente organiza dia 14 de Junho às 21 horas debate em Almada no Café com Letras (Rua Cândido dos Reis 88-94) Cacilhas , Almada com o tema "Comunidades Ribeirinhas e Ambiente" estarão presentes cidadãos, activistas ambientais, arquitectos e membros do Movimento Xiradania .

Haverá uma exposição fotográfica com imagens de Luis Gurriana e Luis silva, Maquetas de Miguel Quinhones
."

É com prazer que se regista e divulga tal iniciativa e se vê aparecer pelo país pessoas preocupadas , desde técnicos a simples cidadãos , com o rumo que o nosso desenvolvimento urbano tem tomado. Há uma impreparação notória da parte das autarquias na gestão do território , das expectativas das pessoas e do ambiente e chegou a altura de dar a vez aos movimentos civicos e ouvir as pessoas em consulta publica e não só porque as Directivas Comunitárias assim o determinam.

As manchas urbanas têm alastrado ao sabor dos interesses dos construtores civis, classe profissional certamente digna, empregadora e que certamente não fugirá aos impostos nem utilizará subterfugios de influência junto das autarquias ( a crer nas publicações de entidades representativas desta classe). Mas que não domina e não tem à sua disposição , tal como parece acontecer nas autarquias, técnicos que na àrea da demografia, ordenamento do território, transportes... entrosem as futuras urbanizações de forma armoniosa, quer em volumetria quer em termos de enquadramento territorial.

É pois urgente que se debata a cidade pelo lado dos que a vivem, para que do lado dos que a constroem haver o conhecimento do que serve ou não ao homem e à sociedade, sendo que é a cidade que tem que ser construida para as pessoas e não as pessoas a habitarem um qualquer espaço construido não para si, mas para a satisfação dos designios quer eleitorais quer economicos que têm marcado as cidades do presente e cujos problemas sociais gerados têm evoluido num crescendo vertiginoso e perigoso.

Posted by Hello

Sem comentários: