terça-feira, junho 14, 2005

MORTE DE ALVARO CUNHAL É PRETEXTO DE PROPAGANDA ELEITORAL NO SEIXAL


Torre da Marinha Seixal, um exemplo da harmonia urbanistica elogiada por Ana Sá Lopes no Publico de hoje 14 de Junho de 2005 - Bad urban politics and heavy economical pressions put environment and good urban politics in secoun plan at the south side of the River in Lisbon area-

Esqueçam os leitores e todos os que aqui têm dado o seu contributo mostrando tudo o que aqui foi escrito, o que está mal no Seixal e na Margem-Sull, mostrando como poderia ser melhor, mostrando o déficite democrático à "Ferreira Torres" que temos denunciado. Afinal no Seixal, descobre-se hoje que se vive no paraíso quer politicamente quer ambientalmente. Fiquemo-nos pois pela versão oficial dada por uma jornalista do PUBLICO num vergonhoso aproveitamento eleitoralista da morte de Alvaro Cunhal.

Antes porém, e sobre a morte de Alvaro Cunhal o a-sul subscreve o editorial do Diário de Noticias de hoje assinado por Miguel Coutinho que escrevia " O respeito pelas personagens e pela coerência dos seus percursos não deve, porém, afastar-nos do essencial :Vasco Gonçalves e Álvaro Cunhal sonharam um país esculpido na cartilha marxista-leninista sem espaço para o pluralismo de ideias nem para a economia de mercado. (...) Podemos não partilhar da visão do mundo de Cunhal e discordar dele. Àlvaro Cunhal não ganhou nem impôs felizmente, a sua unanimidade.Mas merece o nosso respeito."

Subscrevemos também o Editorial do Correio da Manhã considerado um dos "menos sérios ou mais tablóides" dos jornais diários , mas que foi dos três jornais aqui referidos , o que menos "pornográficamente" se aproveitou da morte de Àlvaro Cunhal para encher (e vender) papel, escrevia Alberto Gonçalves sobre as mortes de Vasco Gonçalves e Àlvaro Cunhal (...) "Os falecidos deixam-nos sempre legados assim fascinantes.E, dada a solenidade da hora convém respeitá-los.(...) Ainda assim, e se não me engano , um e outro contribuiram com inegável empenho para que isto se transformasse numa Cuba, ou numa Albânia (...) Se alguma coisa lhes devemos, é o fracasso dos seus intentos (...) Mas do mero respeito à homenagem vai um passo enorme, a enormidade que é ver uma democracia homenagear os seus principais inimigos".

E do Público, destacamos do Editorial de José Manuel Fernandes : "(...) E a utopia comunista era gloriosa se não se tivesse revelado a mais trágica e sangrenta ilusão do século XX. (...)
Àlvaro Cunhal nunca poderia deixar de ser Àlvaro Cunhal e , felizmente em 1975 , foi o "Kerensky" português, Mario Soares, que levou a melhor sobre a nossa incarnação de Lenine. Porque se tivesse sido ao contrário, a fidelidade ao marxismo-leninismo teria sido prosseguida da mesma forma implacável que sempre foram regra de vida de Cunhal.O que teria significado uma ditadura, até em nome da coerência (...)"

No meio de análises tão sérias fica-se estupefacto com o artigo (estória ou conto seria melhor definição ) também no Publico, sobre as repercurssões da morte de Àlvaro Cunhal no Seixal, escreve assim Ana Sá Lopes "No Seixal, a sede do PCP está instalada (uma das conquistas de Abril) junto ao rio, no antigo clube naval, um esplêndido edificio restaurado.

Fica no centro da cidade, junto ao jardim. A beira-Tejo e a harmonia do conjunto urbanistico desmentem as generalizações habituais dos lisboetas sobre as desgraças da Margem Sul" Depois num verdadeiro delirio criativio a articulista fala de memórias que militantes comunistas locais têm de Cunhal, misturadas com são convivio na respectiva sede do PCP onde confraternizam "António Mateus bebe uma imperial também ao balcão.É militante do Bloco de Esquerda, foi da UDP. Nunca foi militante do Partido Comunista, mas chegou a distribuir comunicados na Faculdade de Direito antes do 25 de Abril. 'Tinha divergências com Àlvaro Cunhal, mas é um homem que admiro muito'. Está acompanhado de um amigo que se identifica como 'extrema-direita' mas não quer dar o nome. Para este, Álvaro Cunhal é uma ' segunda edição de Salazar' e 'um Salazar com foice e martelo' e ao 25 de Abril chama '25 barra 4' (...)

Que faz um anti-comunista numa sede do PCP? 'Eu conheço bem isto, era o Clube Naval, cheguei a ter aqui o meu barco'.António Mateus, o amigo com quem o anti-comunista bebe uma imperial, acha que, apesar das 'muitas divergências ideológicas' que teve com Àlvaro Cunhal, é de tipos como ele que se faz um país, que quase se faz a humanidade'.

Apesar de ser do Bloco de Esquerda, vota CDU para a Câmara, porque 'é espectacular a trabalhar. O Seixal tem a melhor câmara do país' : 'Há malta do CDS que vem aqui almoçar e votam neste presidente da Câmara."

Isto publicado a propósito da morte de Àlvaro Cunhal no Boletim Municipal ou no Avante já seria um aproveitamento politico vergonhoso com fins eleitorais desse triste acontecimento, vindo escrito no Público é simplesmente obsceno, irreal, mentiroso. A coexistência democrática de antagonistas democráticos do PCP no Seixal é do puro dominio da ficção, tal como a "harmonia urbanistica" do concelho do Seixal.

Ver um militante do BE em amena Cavaqueira com um amigo da "extrema-direita" na sede do Partido Comunista no Seixal, no dia da morte do lider comunista , é de uma imaginação delirante (o individuo de extrema direita diz mesmo mal de Cunhal ...e emborcam todos, camaradas incluidos, pacificamente, mais uma "bejeca") ou aqui no Seixal e sobretudo no a-sul estamos todos doidos , ou "Seixal tem a melhor câmara do país" ou a jornalista enganou-se no autocarro e desembarcou em Marco de Canavezes, outro paraíso autarquico, sem ter lido o trabalho publicado na ultima revista "Publica" no jornal onde assina o seu nome.

Deixo ao vosso critério!
Posted by Hello

26 comentários:

Anónimo disse...

Inacreditável !

Apenas três considerações:

- Só me admiro é como é que não fizeram um acrescento a um dos prédios para fazer mais uma assoalhada no 2º e 3ºandar.... deixando a pobre casa em baixo com um metro de espeço live por cima do telhado.

- Isto será o quê ? Será que quiseram meter medo ao proprietário do café e construiram-lhe dois prédios ao lado ??

- Ao terem feito as duas empenas dos prédios lisas será que estão à espera de tirar dali a pequena casa e fazer um prédio "magrito" ?

Isto é onde no Concelho do Seixal ? Se for deve ser em Corroios, em Amora ou em Arrentela.... é que no Seixal não se autorizam coisas destas.

Anónimo disse...

Este texto, mais um, só demonstra o anticomunismo que grassa nos autores deste blog, os quais como não têm coragemd e assumir o anticomunismo que os move, vêm com a capa de ambientalistas... A população já os conhece, e não lhes dá crédito, como se demonstra em todos os actos eleitorais autárquicos. Tenham coragem e não se escondam sob capas de ambientalistas.

Anónimo disse...

A face deste senhor é a face do PCP do Seixal, aqui se prova a negação da democracia, do pluralismo democrático e das perseguições que no Seixal fazem a que não segue a cartilha. Assim se vê a FORÇA do PÊCÊ e o engano do artigo.

Anónimo disse...

Senhor Paulo Silva , Cunhal também teve de se esconder e viver na clandestinidade , agora é o herói que todos admiramos!!! Os senhores no Seixal têm da democracia uma ideia muito própria, não admira pois a sua posição. O Blogue trás um artigo anti-comunista ? Mas são transcrições dos jornais de hoje, todos eles então anti-comunistas??? A fotografia é uma fotomontagem?

Anónimo disse...

Este Senhor paulo Silva é de facto uma pérola, tudo o que é bom na nossa terra é obra da CDU, tudo o que é criticável ou criticado é sempre motivo de grande irritação, com frases como "A população já os conhece", dignas de um aprendiz do Cunhal, esse senhor que tentou transformar este país, em 75, na sua União Sovética, na sua Cuba, ou na sua Coreia do Norte. Felizmente enterra-se hoje !

Pergunto eu. Não será ridículo criticar um site que é o que é, mas que faz uma noticia a partir de excertos de notícias de outros jornais, ou seja, ao apelidar este site de anti-comunista, por um texto que foi aqui colocado está na verdade a chamar anti-comunistas ao Público, ao C.Manhã e ao D.N.

Espantem-se as almas ! Mas então qual é o jornal que sobra que não é anti-comunista ? Só se for o Avante, o famoso jornal onde saem as notícias "que os outros não contam" como dizia a V/ propaganda que substituiu os cartazes do Camarada Jerónimo "Chinquilho" Sousa ....claro os outros não contam porque são isentos, enquanto o Avante é panfletário e tendêncioso, pois é o orgão oficial de um partido e reflecte as suas opiniões e visões.

Naturalmente ai encontra certamente um orgão de informação que não é anti-comunista. Tenha pois bom proveito.

Quanto ao texto propriamente dito, a notícia pode ser mais ou menos correcta, a liberdade de reunião onde quer que seja felizmente existe e entre amigos de diferentes cores políticas ou futebolistas qualquer local é digno para beber um copo... também não se queira empolar uma coisa que não é mais do que um texto para encher espaço, nestas alturas em que é preciso escrever muito sobre um facto ou uma pessoa.

Anónimo disse...

O texto tem a interpertação que se lhe queira dar , o comentário anterior vale o que vale do ponto de vista de quem o faz e da experiência que tem da participação politica no Seixal. O texto não refere que não são possiveis conversas de café que começam no futebol a acabam no "estes gajos estão é a dar cabo do Seixal"... isso não lhes aquece nem arrefece, é como ir mandar umas bocas numa sessão de Câmara, podem-lhes chamar o que quizerem que eles ficam-se a rir, quando muito chamam a policia e romanceiam o que é posto em Acta.

O que o anónimo anterior não saberá é que quando se tenta fazer algo de sério como uma organização civica, eles (membbros do PCP) logo se infiltram, tentam controlar ou se não o conseguem tentam implodir à nascença qualquer foco de oposição.

Se esse grupo ainda por cima não só tem um choque de ideias como choca com interesses sobretudo económicos, fique o comentarista anterior a saber que as ameaças são REAIS!!! o que no meu entender dá razão ao texto ao dizer que há um déficite democrático e uma democracia musculada no Seixal.

E depois há outras pequenas coisas, se as pessoas tomam qualquer posiçãio contra a câmara, podem tirar o "cavalinho da chuva" qua se acabaram os apoios mesmo se é a comunidade , um clube ou uma escola (e logo o POVO) que serão alvo desses apoios. Eles, só pensam de uma forma. Se não são dos nosso são contra nós.

Sobre o texto em si , vale por, sendo uma colagem de outros textos despoletar a "conversa" que aqui estamos a ter e não ser a carneirada que eles pretendem. Alvaro Cunhal que descanse em Paz.

Anónimo disse...

Quanto aos extractos dos artigos aqui produzidos não me pronuncio, agora a foto não mente, Torre da Marinha, e é muita incompetencia, para não dizer outra coisa por parte da Câmara do Seixal, que valha bem a verdade é bem fraquinha se a compraramos com outras autarquias com menos recursos. E o sr. deputado municipal Paulo Silva sabe isso, mas nem ele talvez saiba para onde vão os 80 milhões de euros de receitas dos impostos que a Câmara recebe. E já a seguir é pagar mais um imposto municipal, o imposto de circulação automovel.É que é já a seguir!!!

Anónimo disse...

Os 80 milhões de receitas de impostos só existem na imaginação e incompetência do senhor Anónimo que fez o comentário anterior.

Anónimo disse...

Se como o anterior anónimo disse, o Sr.Paulo Silva for Deputado Municipal, então (partindo do comentário do Flamingo) ele é o "infiltrado" deste site, compreende-se.

Anónimo disse...

Pensei que este blog fosse de livre acesso e houvesse o livre direito ao comentário. Pelos vistos não e para os anónimos comentaristas quem tiver uma opinião diferente é "infiltrado", ou ameaçado de fazerem "delete" ao comentário.
Não posso deixar de reparar qie os comentários são todos efectuados por anónimos, o que demonstram que não passam da mesma pessoa que escreve os textos, o qual faz a festa, lança, os foguetes e vai apanhar as canas.

Ponto Verde disse...

Este senhor é de facto extraordinário, arguto, intaligente, sagaz, e politico profissional (deputado não é?) Funcionário do PCP ? Mandatário do Partido? Este site é de facto aberto, daí não ter apagado nenhum dos seus comentários, ao contrário como já anteriormente se referiu do "Boletim Municipal" reservado aos "eleitos" e pago por nós , canas? foguetes? Isso é especialidade da autarquia.Já agora quanto custou o fogo de artificio do 25 de Abril ???

Já agora e pere todos, hoje há debate em Almada sobre o planeamento urbano na Margem Sul e Comun idades ribeirinhas, ver anterior post para mais pormenores.

Anónimo disse...

O Meio Ambiente deve ser mais do que apenas a preocupação, a conservação e a protecção. O Meio Ambiente deve ser a base filosofica para a Evolução da Humanidade e continuidade da Vida no Planeta Terra.

Anónimo disse...

Ao Exmo Ponto Verde... Pelos vistos deixou de ser anónimo... Está muito enganado não sou político profissional, nem deputado, nem funcionário político. Sou um mero cidadão que conheço a realidade do concelho onde nasci e onde sempre vivi! Por isso sei analisar aqueles que se procupam com o Seixal, e aqueles que não, como é o seu caso... Por isso sei descortinar aqueles que se preocupam com o ambiente e aqueles que utilizam o ambiente, como é o caso do autor deste blog, e dos anónimos comentadores. Já reparou que depois de um novo artigo, aparecem logo de seguida 2 ou 3 comentários anónimos de aprovação... Podia ser mais cuidadoso, mas está com pressa de mostrar serviço... Quanto ao Boletim Municipal, se o lesse, porque o seu problema é que é faccioso e por isso não o consegue ler, veria que as criticas que faz não são verdadeiras!

Anónimo disse...

Não sei qual é o espanto de irem à sede do PCP no Seixal pessoas que não são militantes do PCP, eu não sou militante do PCP e vou lá diversas vezes, e costumo lá encontrar outras pessoas que não são militantes do PCP... O autor do artigo demonstra apenas ignorância por nunca ter ido à sede do PCP, fruto de um anticomunismo primário latente nos comentários. Ora se não sabe porque não quer saber, o melhor era não escrever sobre aquilo que não sabe...
Quanto ao facto de muitas pessoas que não são comunistas voterem na CDU e considerarem a gestão camarária como uma das melhores do País, é um facto normal e basta contactar com as pessoas do concelho para concluir isso. Será que o autor da noticia para além de não frequentar a sede do PCP também não frequenta o concelho do Seixal? Face aos disparates constantes bneste blog, inclino-me para esta solução!
Uma última consideração se a Câmara Municipal do Seixal é tão má, digam-me uma Câmara Municipal da área Metropolitana de Lisboa que seja melhor, digam-me uma que tenha mais preocupação com as pessoas? Mais digam-me, atendendo aos diferentes candidatos que se pefilam para o lugar de Presidente da Câmara, qual deles daria um melhor Presidente de Câmara? É que o do PS, nem deve saber onde fica a Arrentela, o do PSD, está à vários anos na vereação da Câmara e nada fez...
Não basta falar há que apontar alternativas e dar exemplos, e nisso o autor do blog não o faz...

Ponto Verde disse...

Remeto a cegueira dos dois ultimos comentários para a profundidade da frase de Pedro Miguel Rocha!

- Já agora Este Blog é visitado por cerca de 500 pessoas por dia!

Anónimo disse...

Pelos vistos, o anónimo ponto verde não deve fazer mais anda do que ver o blog, 495 vezes por dia, deve ser auto-masturbação...

Anónimo disse...

Senhor Ponto Verde gostaria que me respondesse às minhas perguntas, em vez de vir com lugares comuns como é a referência à "cegueira" do comentário...

Ponto Verde disse...

Um cidadão que contribui para a sociedade com o seu trabalho, que paga os seus impostos, respeita a lei e os outros e emite a sua opinião num país livre sem ofender terceiros tem sozinho ou associado a outros com a mesma postura e forma de estar os direitos instituidos na Constituição da República.

A Tecnologia (esta que os totalitaristas abominam) permite até a cidadãos ter um espaço de opinião (mas este só nós lemos)mas como não tem feed-back nenhum, não se preocupem que é só um "anticomunista" a falar,e a ler-se a ele próprio...

- Não está em causa a entrada ou não na sede do PCP...em causa estava um mau trabalho jornalistico!!! (e sabem bem que sim...)

- Quanto gastaram no ultimo Fogo de Artificio?

- Quais as contrapartidas para o ASSilva com o "aluguer" das instalações dos serviços técnicos???

São só duas perguntinhas...

Anónimo disse...

Ao Ponto Verde, a tecnologia permite tudo, até ofender-se sem nexo, escondendo-se na capa do anonimato ponto verde. Algumas das mentiras propaladas neste blog, se o fossem em jornais dariam lugar a processos crimes por abuso de liberdade de imprensa, mas com a capa de ponto verde anónimo tudo é permitido...
A questão do trabalho jornalistico que classifica de mau, só porque foram ouvidos os moradores do concelho que deram a sua opinião, e um deles teve o desplante de dizer que a Câmara do Seixal era a melhor do País...
Também contribuo para a sociedade e pago os meus impostos, mas isso não me permite ofender terceiros...
Quanto às questões que coloca devo dizer-lhe o seguinte:
1º O contrato entre a Câmara Municipal do Seixal e a Assimec foi devidamente aprovado nos orgãos autárquicos e sujeito ao visto do Tribunal de contas. A esse respeito devo-lhe dizer que previamente à aprovação do mesmo em Assembleia Municipal, todos os eleitos foram visitar as novas instalações e no final os representantes das três forças políticas presentes (CDU, PS e PSD) foram entrevistados para o Boletim Municipal, o que de monstra a pluralidade de opiniões existente no mesmo, se o lesse sabia que assim è.
2º Quanto ao fogo de artificio, a questão apenas demonstra que o 25 de Abril lhe causa perturbação, o que se compreende face ao seu anticomunismo. O seu custo não foi superior ao de qualquer espectáculo de fogo de artificio, e justifica-se plenamente face à importância da data, saberá porventura V. Excª como era o atrazo do concelho do Seixal antes do 25 de Abril? Certamente que não, senão não gozava com as conquistas de Abril...
Espero agora que tenha a coragemd e responder às questões colocadas pelo senhor João Afonso! Também são só duas perguntinhas...

Espero agora que também responda

Ponto Verde disse...

Carissimo leitor, não respondeu:

-Quanto custa ao erário publico as novas instalações? (não é a renda a que me refiro...)Construidas como sabe pelo Grupo ASSilva, quais as contrapartidas dadas a esse grupo?

-Quanto à oposição ela está ao nivel dos eleitos do PCP daí o agreement no orgão de referência que é o Boletim Municipal. Se houvesse maior grau de exigência e menos clientelismo mutuo talvez em TODA A MARGEM SUL não se estivesse chegado a este CAOS!

-Sobre os foguetes contratados a uma empresa especializada quanto custou? Aquela beleza não foi trabalho de amadores, mas quanto custou?Não havia outras prioridades?

-Quanto ao abuso de liberdade de imprensa (lá vêm os ameaços), está muito enganado , os temas aqui focados têm base documental e cientifica e acompanhados de imagens, descrevem factos! Muitos deles dos quais os senhores pretenderiam que a população estivesse completamente alheia.

-Quanto aos bons exemplos eles até têm sido dados. Conter a expansão urbana, requalificar espaços construidos decadentes incluindo e sobretudo, aqueles ocupados por populações mais desfavorecidas (mas isso não convém, não é?).

-Criar ciclovias e mudar a politica de mobilidade assente no automóvel para o qual a construção da linha FERTAGUS nada teve de impacto positivo pois trouxe (contráriamente ao que se faz na Europa e Estados Unidos) mais urbanizações...(isto até consta do programa do PCP onde estão em minoria)

-Além disso têm arrazado com o património natural no que se refere a uma àrvore protegida como o Sobreiro...Quinta da Mata junto a Vale de Xixaros, Quinta do Cabral (pode lá ir hoje, ainda à restos de sobreiros cortados, que descuido...), Quinta da Princesa para o Carrefour...

-Carissimos , é o futuro da Margem Sul qua nos interessa , não os vossos pequenos interesses do presente.

Anónimo disse...

O Ponto Verde anónimo fala da margem sul como se fosse o pior local do mundo. Desloque-se à margem norte e compare... Desloque-se à Área Metropolitana do Porto e compare com a margem sul. Se analisarmos a realidade da margem sul com os outros concelhos das Areas Metropolitanas de Lisboa e Porto facilmente chegamos à conclusão que a qualidade de vida em Almada e Seixal é muito superior à dos outros concelhos. Como já disse nasci e sempre vivi no concelho do Seixal, e tenho gosto em viver aqui, Quando me desloco à margem norte ou ao Porto, o que vejo, só me faz aumentar o gosto em viver no Seixal.
Quanto às contrapartidas da Assimec de que tanto fala, só emonstra a sua má lingua, o que a Câmara paga está no contrato. Se como afirma que todas as suas afirmações são alicerçadas em provas, convido-o publicamente a abandonar o anonimato e a apresentar publicamente as provas de outras contrapartidas senão o fizer é porque não passa de um mentiroso.

Ponto Verde disse...

O Senhor parece um pequeno ditador. Mas não manda nas liberdades, direitos e garantias dos outros cidadãos. Quanto à margem norte que tal o Sr fazer o A-Norte pelos seus camaradas de lá, que tal expôr os Isaltinos, os ex PCP Judas, a Rosinha? O Ambiente e o País Agradecem!

Anónimo disse...

Verifico que ninguém respondeu às questões colocadas pelo senhor João Afonso, o que implica aquilo que eu afirmei anteriormente. Ou seja que a Câmara Municipal do Seixal é a melhor Câmara da Area Metropolitana de Lisboa, e que no concelho do Seixal não há alternativa à CDU. Por isso por muito que custe ao autor deste"blog" em Outubro a CDU vai voltar a ganhar, não só porque é a mais competente, bem como porque não existe alternativa à CDU!

Anónimo disse...

Senhor Paulo Silva, fui eu que coloquei o comentário de 80 milhões de euros, e sei que são muito perto disso,já que diz que não são, gostaria que me informassse quanto é o orçamento da Câmara do Seixal para 2005!! E já agora, num comentário anterior disse:"1º O contrato entre a Câmara Municipal do Seixal e a Assimec foi devidamente aprovado nos orgãos autárquicos e sujeito ao visto do Tribunal de contas. A esse respeito devo-lhe dizer que previamente à aprovação do mesmo em Assembleia Municipal, todos os eleitos foram visitar as novas instalações e no final os representantes das três forças políticas presentes (CDU, PS e PSD) foram entrevistados para o Boletim Municipal, o que de monstra a pluralidade de opiniões existente no mesmo, se o lesse sabia que assim è." Fique sabendo que já estava o contrato assinado pela Câmara e ainda nem tinha sido aprovado a minuta pelos orgãos próprios da autarquia!! E já agora qual é a empresa que está a construir o paredão entre Arrentela e Seixal???

Anónimo disse...

Senhor Anónimo, se tem tantas certezas devia se identificar... Quanto ao orçamento municipal para 2005 não chega a sessenta e cicno milhões de euros. Pelo que as suas certezas só erraram em 20%, o que demonstram que as suas certezas são mentiras...

Anónimo disse...

Desde já um obrigado ao sr. Paulo Silva quanto ao esclarecimento do orçamento para 2005. Mas mantem-se a pergunta, para onde foram os 65 milhões de euros?? E quanto ao supra citado contrato, já estava assinado e ainda nem a minuta tinha sido aprovada pelos orgãos autárquicos competentes?? Ah pois é...