terça-feira, junho 21, 2005

FUTEBOL E AMBIENTE 1 - BENFICA DÁ EMPURRÃO ELEITORAL NO SEIXAL


Não é o cenário do Paris-Dakar, são Palmeiras centenarias abatidas na Quinta da Trindade , Seixal para a urbanização a reboque do Centro de Estágios do Benfica - At 4 mounths of regional elections at Portugal, a local political leader profit's the local and national media to be "on the picture" at a construction of a private football club training field he will be again candidate.

Era previsível e adiantámo-lo em data oportuna, o Boletim Municipal dedica o seu ultimo número ao Centro de Estágios do Benfica, uma empresa privada, onde as referidas instalações (privadas) «são uma ferramenta essencial para o Benfica (Sociedade Anónima Desportiva) que nos vai permitir desenvolver o futebol que queremos ter no clube» , ora muito bem para o Benfica, mas o que tem o Seixal com isso? O Seixal F.C. até tinha (tem) o seu campo no local (onde ainda hoje o pontoverde viu jovens a treinar, assim como cidadãos a confraternizar) apesar do ar de abandono e estatuto de carolice que paira no ar e ser razão de sobrevivência daquela instituição , agora que o Sr.Presidente de Câmara está profundamente empenhado, não nos Cubes da Terra, mas no Centro de Estágio do Clube da Capital, as imagens do Boletim são dignas de ser vistas...tal o ridiculo e a aparente subserviência.

O que é que um site que diz versar o ambiente, o património e o ordenamento do território tem com estas questões clubisticas? , ora , nada! Só que:
- O Campo do Seixal F.C, há muito que ali existia, sendo uma referência cultural e desportiva do concelho... mas mais importante, tinha umas instalações modestas, mas que não colidiam com o património envolvente , e o Património envolvente era uma vasta àrea de terrenos agricolas, de terrenos de reserva agricola, de montado de sobro (sobreiros que foram dizimados) e era salutar vizinhança de um dos ex-libris do Seixal, a Quinta da Trindade.

Ora o que é que acontece hoje? Os sobreiros, oliveiras e outras àrvores desapareceram, os terrenos envolventes vão dar lugar a edificios de apoio, um hotel e uma urbanização gigantesca que reduziu inclusivamente à expressão minima a envolvente da histórica Quinta da Trindade. As palmeiras centenárias essas jazem no chão como a imagem mostra, unico vestigio da belissima vegetação que rodeava aquele património histórico que vai passar a estar enquadrado de um lado pelos edificios do centro de Estágio, e do outro por essa mega urbanização...que o boletim não fala...

Se a autarquia tem na altura certa , dado os devidos apoios ao Futebol local (Arrentela, Paio Pires, Amora) e no caso em apreço ao Seixal Futebol Clube, por pouco se tinham criado as condições para que os jovens do concelho do Seixal se iniciassem e desenvolvessem na prática do seu desporto (com tradições no Seixal) , possivelmente com mais acesso que o que terão à empresa privada S.L.B. e reservando o partimónio histórico e natural que assim acabaram por ser irremediàvelmente destruídos.

Mas o que mais nos intriga é porque razão o Centro de Estágios, construido numa má zona do concelho (para aquela finalidade como já antes referimos) teve que trazer como contrapartida 24 hectares de prédios??? E porque é que teve que ter como consequência a destruição de partimónio histórico e natural do Seixal?

É notório o decalque que no Seixal se quiz fazer de Alcochete onde foi instalado o Centro de Estágio do Sporting, a diferença é que este está numa zona mais saudável que o do Benfica e não trouxe a reboque nenhuma urbanização, nem uma moradia, pelo menos para já!!!

Numero de fotografias com o presidente da Câmara do Seixal na presente e anteriores edições do Boletim Municipal :
- ultima............... 11
- 3 de Junho........ 12
-20 de Maio......... 11
- 6 de Maio.......... 18

Posted by Hello

3 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo na totalidade com o artigo, mas devo dizer que a contagem do número de fotografias do Sr. Alfredo Monteiro no Boletim Municipal está bem vista!! Espero que a Câmara não tenha a veleidade de penasr sequer construir um estádio municipal maquele sítio, qd tem um complexo dito de atletismo ás moscas.

Anónimo disse...

Um amigo falou-me do seu site e vim visitar. Dou-lhe os parabéns pelo pouco que pude ler. Há um ou outro exagero, mas no geral as suas opiniões são bem tiradas.
Sempre residi em Paio Pires, e há cerca de 30 anos que me lembro de ir para aqueles terrenos brincar. Ao ver esta fotografia e ao ler a sua descrição corta-se-me o coração, até porque a minha vida não me tem levado para essa zona do Seixal nos últimos tempos e por isso desconhecia que o Centro de Estágios do Benfica fosse tão em cima da Trindade.
Não digo que o centro de estágios não seja importante, até para a vida económica da terra, mas será que vale tanto ?
Nunca fui aderente da CDU, mas sempre votei CDU nas eleições da Camara, mas este seu texto fez-me pensar duas vezes se vale a pena voltar a fazê-lo. Sinto-me muito triste que uma camara permita que se destrua assim o bem estar e o património de todos. Ainda por cima, se o que diz é verdade, vão-se construir ali prédios ? Só se for para especular com os preços, pois a vista é lindissima, bem me lembro das tardes calmas do Seixal do início dos anos 80 ali passadas e agora tudo foi destruido. Que pena.

Anónimo disse...

Aparentemente o número de aparições do Sr.Professor no Boletim Municipal estão a diminuir.... mas é só aparente, porque a partir das edições de Julho/Agosto a visibilidade vai intensificar-se e as obras inauguradas à pressa ou por acabar também vão aumentar.