domingo, junho 05, 2005

CORRUPÇÃO E AMBIENTE - 2


5 de Junho "Dia do Ambiente" - World Environment Day in a country who doesn't care about the future and the environment-

Hoje é "Dia do Ambiente", ou o dia da maior hipocrisia ambiental. Como se dia a dia durante o ano tudo se fizesse em prole do ambiente, ou se deste "Dia" resultasse algo de criador que mudasse mentalidades, comportamentos e politicas .

Vão haver "semanas verde" em cidades onde reina o betão, ruas fechadas ao trânsito para os peões, mas que amanhão vão de novo estar com os passeios cheios de automóveis, vão fechar estradas de preferência na margem de rios ou junto a praias para se andar de bicicleta, actividade suicida nos outros dias, a menos que se queira ser trucidado nos primeiros cem metros da aventura! E depois , os mesmos autarcas que criaram tantas destas actividades "verdes" (e que assim demonstraram a sua preocupação ecológica) assinaram com a mesma caneta mais uma urbanização numa zona protegida, fecharam os olhos a mais um abate de sobreiros ou chamam o poder central para a necessidade de fazer mais uma estrada porque a densidade urbana que produziram a tal obriga...

Já amanhã vai ser o regabofe do costume, a prepotência, a mentira, o jogo de influências, e assim o cidadão se vai afastando da politica o descrédito nas instituições vai aumentando. Segundo Mény e Della Porta estes novos politicos, (com "preocupações, porventura, também ecológicas") e citando agora de novo "Fraude e Corrupção em Portugal" , "surgidos desde a década de oitenta, são "trepadores que abraçam a carreira por motivos de mobilidade social e ascenção económica rápidas e vivem da politica procurando retirar dela vantagens extrinsecas e instrumentais estes politicos secundarizam o interesse público ,transformando-se em agentes com funções claramente definidas, "patrões de gabinetes publicos" (...) , "politicos de negócios" para quem o reconhecimento é de ordem clandestina e de natureza económica.

A corrupção nos negócios passa a ser o negócio da corrupção. A igualdade e imparcialidade são uma mera recordação longínqua, distante da vida das repartições ou dos serviços onde tais práticas se instalem.O funcionário publico ou politico, corrupto deixa de ser agente do interesse publico, colocando-se ao serviço de interesses privados, sejam eles de empresas, de partidos, ou de pessoas singulares. A criação de uma teia subterrênea de influências e interesses deixa de ser controlável, e dá origem a um poder também ele subterrâneo e a uma economia paralela."

A que propósito vem isto no Dia do Ambiente? É que muitos dos actos que "esta gente" executa e despacha, em favor de casos identificados são lesivos para a sociedade em geral e para a sua sustentabilidade ambiental .U m Presidente de Câmara que autoriza quatro prédios onde só devia existir dois, seis andares onde só poderiam construir três, promove um plano de pormenor numa zona protegida no PDM, para se urbanizar onde se não pode e por aí adiante... levaram-nos ao Portugal insustentável que hoje temos e que se agravará no Futuro.

Para aquelas gerações que já não conheceram outros "ambientes" que não estes , só lher resta ir ver o que se faz noutro qualquer país da Europa e exigir por cá melhores práticas, para os que ainda conheceram outro Portugal mais verde, com melhor ambiente urbano e paisagens e, o retêm ainda na memória , é bom que participemos , não nestes "Dias do Ambiente", mas que exijamos em todos os outros um melhor ambiente para todos !!!

Mais um exemplo da lei:

Participação económica em negócio ART.º377

O funcionário que, com intenção de obter participação económica ilícita, lesar os interesses patrimoniais que lhe cumpre, em razão da sua função, salvaguardar é punido com pena de prisão até cinco anos. Se o funcionário receber uma vantagem patriminial para agir de uma determinada maneira, ainda que sem lesar os interesses patrimoniais que lhe cabe acautelar, é punido com pena de prisão até seis meses ou multa até 60 dias.

Posted by Hello

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz o que eu digo...não olhes para o que eu faço!!!