quinta-feira, junho 09, 2005

CENTRO DE ESTÁGIO DO BENFICA E O PDM DO SEIXAL


Betão engole Património Histórico e natural no Seixal, a desculpa agora é o SLB -na imagem o local não do Centro do Estágio mas da urbanização (1325 fogos, 76 edificios) - A Sports training field are beeing build at Seixal for Lisbon football team Benfica, the project swallow a local team field and brings a large construction area in a protected landscape area-

O que se vê na imagem é a Quinta da Trindade no Seixal, um dos valores patrimoniais e históricos do Seixal. Que estranha quinta dirão , com estacionamento, praia, e aqueles quadrados que cultura são? Bem, o estacionamento é fruto do progresso, e serve a estação fluvial da Transtejo, a praia essa, está altamente poluida e não se recomenda, e os quadrados no solo não são de qualquer cultura biológica, mas a cutura do presente...mais 24 hectares de BETÃO!!!

À esquerda (não aparece na imagem) está pois então o futuro Centro de Estágio do Benfica ontem noticia em todos os jornais como resultado de uma (deve aqui ser dito) excelente operação de marketing politico desportivo em vésperas de eleições autarquicas, lá apareceu o Candidato do PCP ao lado do presidente dos Campeões Nacionais a promover a Obra e a promover-se à custa dela . Os números apresentados são 15 hectares de área, 6 campos, 1600 lugares nas bancadas, 4 balneàreaos, 1 hotel para atletas, 1 lagoa para tratamento das águas das regas... estando envolvidos 180 operários que subirão para 250 dentro de um mês (o timing para a inauguração a " horas" aperta...)

Os outros numeros que os jornais não revelam é que tinhamos antes deste "paraíso", uma quinta histórica com monumentalidade classificada e valor natural ambiental reconhecido com terrenos de Reserva Agricola e Ecológica, sendo definida em sede de PDM como "Área de Protecção Paisagistica" (muitos sobreiros, muitas oliveiras, àrvores de fruto...).

O negócio entre Vale e Azevedo, os terrenos da chamada Urbanização Sul, o novo Estádio, as "permutas"...as acções em tribunal que resultaram em condenação, outras que nem por isso...não nos interessam minimamente, embora devessem preocupar os sócios e simpatizantes do SLB .

Para quem se preocupa com o património histórico e natural do Seixal é que tudo isto é uma forma de urbanizar, a reboque dos ditos campos de treino, 24 hectares de terreno (os da imagem) que de outra maneira não seria possivel urbanizar, e em vez de serem punidos por isso, os autarcas em funções recolhem ainda os louros de trazerem o SLB para o Concelho, claro que para a pior àrea do Concelho em termos de salubridade (quere-se dizer : saúde pública mesmo!!!) mas isso eles lá sabem, e ser futebolista é mesmo ser um profissional de desgaste rápido... então no Futuro e no Benfica...

Do Jornal Record páginas Centrais: PRESIDENTE ARSENALISTA É CONSTRUTOR .Na visita às obras estiveram os presidentes da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, e do Sp. de Brada, António Salvador, o patrão da Britalar, empresa à qual foi adjudicada a construção do centro de Estágio. (estranho este mundo das autarquias e do futebol, do futebol e das autarquias, dos construtores, das autarquias e do futebol...)


Posted by Hello

4 comentários:

Anónimo disse...

para quem não possa estar a perceber a foto eu ajudo o autor do site a explicar.
Em baixo ao fundo à direita rotunda da Cruz Vermelha e instalações da CV do Seixal.
Em baixo no meio, estacionamento dos Barcos do Seixal junto à CV do Seixal.
No meio entre as obras do Centro de Estágio e a estrada, a bela Quinta da Trindade, património municipal de grande valor, que agora servirá apenas de "portaria" ao centro de estágio.
No terrenos "descascados", espaço para construção de habitações (com vista para o rio e logo 40% mais depreço) que servirá para pagar o Centro de Estágios e que foi parte do negócio mistério entre o Benfica de Vale e Azevedo, a Euroárea e mais um ou outro interessado em construir nesta terra.


Também não falharei muito se afirmar que esta fotografia não aparcerá no Boletim Municipal, aliás fotografias aéreas no Boletim Municipal é algo que não convém, pois de cima vê-se muito mais do que é desejável as pessoas verem.

Anónimo disse...

E já alguém se lembrou de verificar o que foi roubado aos jovens jogadores do seixal futebol clube? É que à sombra de dar aos benfiquistas tirou-se aos seixalenses algo que ninguém entende. É que o campo Albano foi dado por 50 anos para os jovens do Seixal praticarem desporto e agora irão ser postos fora por cedência à Euroárea. Será isto legal à luz da justiça? É possível dar o que lhe foi cedido? Quem pode esclarecer, pois os da câmara não o irão fazer, pois estão de tal maneira enfronhados no negócio que é difícil esclarecerem-nos.

Anónimo disse...

Outro dia passei pelo sitio dos Estágios , viq que o campo do Seixal tinha sido absorvido, e não percebi, afinal tinha razão a minha duvida.

Anónimo disse...

para quem for aventureiro sugiro que contorne o centro de estagios, pegue num carro e percorra a area envolvente e desfrute do que resta, é algo que fiz e que deixou triste, existem ainda pequenas supresas por detras do monstro da contruçao e perguntem-se como eu com as lagrimas nos olhos. "COMO FOI CAPAZ A CAMARA DE FAZER ISTO AO SEIXAL?"