sexta-feira, dezembro 11, 2009

« SEIXAL TEM ÁGUA DE BOA QUALIDADE » ... COM TNT (?)


No passado dia 20 de Novembro , o jornal Público publicava um artigo assinado pelo jornalista Ricardo Garcia em que se alertava para a existência na água captada nalguns furos do Seixal, de « TNT, um composto orgânico, possívelmente cancerígeno , deixado por décadas de actividade de uma antiga fábrica de explosivos » (sic).

O artigo sustentava-se em estudos apresentados na Suiça por uma investigadora portuguesa, a geóloga Helena Amaral e os seus resultados foram mesmo publicados na conceituada revista cientifica Chemosphere, revelando mesmo que em três furos usados para abstecimento publico foram detectados entre 95 e 280 microgramas daquela substância por litro.


A reacção da autarquia não foi a expectável face a notícias de tal gravidade.

Interpelados pelo Senhor Vereador Paulo Edson , e segundo o mesmo « ... foi assegurado pelos Srs. Vereadores Jorge Silva e Joaquim Santos que a água é de boa qualidade »

O que devemos então pensar ?

- Que a «água é de boa qualidade» apesar da existência de poluentes potencialmente cancerígenos?

- Que no Seixal nos devemos regozijar por ter «água de boa qualidade» enriquecida com TNT ?

- Que ao contrário dos cidadãos dos outros municipios onde os cidadãos têm de pagar por água enriquecida com sabores, no Seixal a água com compostos orgânicos (trinitrolueno) corre directamente da torneira ?

É isto ?


- É que até agora não me parece que tenha sido posto em causa o estudo científico ou processado o jornalista Ricardo Garcia e o PÚBLICO , por um artigo alarmista e difamatório .


Uma coisa parece ser clara, por cada litro de H2O , temos acrescentado em água de abastecimento público, nalguns casos , entre 95 e 280 microgramas da molécula acima retratada.

Se no futuro houver problemas de saúde confirmados e provados pelo consumo de tal molécula na água , sabemos pelo menos que podemos processar os senhores vereadores Jorge Silva e Joaquim Santos que hoje , certamente devidamente fundamentados cientificamente, nos garantem que podemos consumir a « água de qualidade do Seixal » .
_______________________________________________

ÚLTIMA HORA

MAIS UM ASSUNTO EM QUE A CÂMARA DO SEIXAL ENTERRA A CABEÇA NA AREIA:

« A guerra entre gangs da quinta da Princesa e do bairro da Jamaica, há meses envolvidos numa luta armada pelo controlo do tráfico de droga no concelho do Seixal, fez na madrugada de ontem mais oito feridos – entre eles uma mulher grávida. O cenário de violência é resultado de um tiroteio que começou perto do Centro Comercial Rio Sul» (in Correio da Manhã)


10 comentários:

Ex-militante disse...

Vergonhosamente preocupante este comportamento destes autarcas que assim se descartam. Assobiam para o lado e seguem em frente como se não houvesse nada.

Anónimo disse...

A AVE perdeu o piu com este tema. Terá bebido água com TNT e explodido o único neurónio que possuía ? Ou será que este é mais um post do A-SUL que é digno de merecer um proocesso judicial na opinião da AVE defensora da moral e bons costumes?

Anónimo disse...

ÓOOOOOO MEUS AMIGOS , eu lembro-vos a opinião da tal ave rara sobre o a-sul:

«...o A-Sul, um famoso ninho de caluniadores que lança acusações e ofensas sem prova e que actua deliberadamente no propósito de denegrir a imagem da CMS e do PCP sem nunca ter apresentado uma única prova.

Este blogue que utiliza uma capa de ambientalismo pestilento e ao sabor dos seus próprios interesses é propriedade de um incapaz que repete incessantemente artigos e imagens porque há muito tempo que deixou de ter alguma coisa para escrever e que por detrás do seu anonimato cobarde se dá ao desplante de caluniar todos que a ele se opõem.»

Estas são palavras do blogue O FLAMINGO , o seu a seu dono.

Anónimo disse...

Infelizmente os pobres não podem evitar a água da rede. Os ricos podem consumir a engarrafada , e é isto uma camara comunista.

João Freire disse...

"Vocês, que a coberto do pretenso ecologismo prosseguem uma agenda oculta, apaniguados da oposição, com o único objectivo de denegrir o PCP e os seus eleitos! Lançam rumores criminosos e torpes para fazer o povo esquecer os freeports e faces ocultas dos seus quejandos" [não sei porquê, os comunas adoram as palavras "quejando" e "apaniguado". É estranho mesmo]

Esta é a resposta típica dos comunistas cá da praça. Se alguns postarem sem ler isto primeiro, aposto que não andarei muito longe. As respostas deles têm uma característica engraçada: escarnecem, amaldiçoam, por vezes insultam o autor do blogue, mas nunca, nunca mesmo, refutam aquilo que ele diz.

Como não têm argumentos, vêm com tropos retóricos, mais ou menos toscos, consoante o grau de sofisticação intelectual de cada um. Mas sem substância. Fico à espera...

Anónimo disse...

E tu João Freire, o "iluminado" do bairro,

blá, blá, blá!

... e continuas, blá, blá, blá.

Desculpa João é a "cassete" que tem a fita estragada.

... e o João continua, blá, blá, blá.

Anónimo disse...

O que eu gosto mesmo neste blog, é a "última hora!"

São os momentos mais hilariantes do post.

Anónimo disse...

Não imagino que alguém se possa rir com coisas tão sérias como as que aqui são tratadas.

Anónimo disse...

Estes Vereadores desde longa data lhes é conhecida a falta de caracter mais mentira menos mentira. Aguarda-se o dia em que estes senhores se sentem no banco dos réus por crimes cometidos enquanto autarcas contra a população.

alGorão disse...

Podemos ser esperar que os comunistas continuem a beber a sua àgua e acabem extintos dentro de poucos anos.

Eu cá já deixei de beber totalmente a àgua da rede pública há pouco mais de um ano. Sabia-me mal, por vezes cheira a cloro, é pesada e desagradável (talvez por causa do TNT!). Foi o melhor que fiz. Custa, é certo, dar €1 por um garrafão de 8L, mas paciência se bebesse café até gastava mais que isso por dia! E sempre salvaguardo a minha saúde...
É triste ter a égua neste estado vergonhoso mas mais triste ainda é haver uns comunistas que do alto do seu pedestal camarário ignoram esta situação (e muitas outras!) e que não têm vergonha nenhuma.


P.S.: o "Anónimo das 12/11/2009 09:16:00 PM" com o seu inútil, inócuo e imbecil comentário deu razão ao Sr. Freire, «lol»