ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS - PORTUGAL UM PASSO Á FRENTE
«O 'Kangoo' da gama ZE (Zero Emissões) vai ter um preço muito semelhante ao da actual versão a diesel do mesmo modelo, actualmente nos 13 mil euros, e poderá percorrer 100 quilómetros com um custo de apenas dois euros
A Renault mostrou na passada semana em Portugal o primeiro de uma gama de veículos 100% eléctricos que a marca francesa pretende começar a comercializar em larga escala a partir de 2011.
O modelo escolhido para esta apresentação dinâmica foi o Kangoo be bop ZE Concept, ainda um protótipo, mas já com uma tecnologia muito próxima da dos futuros veículos de série que estão a ser desenvolvidos para introdução no mercado daqui a 18 meses.
O fabricante garante que o preço da versão ZE (Zero Emissões) será equivalente ao da versão com o motor a diesel do Kangoo Express, um comercial ligeiro que ronda actualmente os 13 mil euros no mercado português. Mas ainda com a vantagem de o custo de funcionamento - incluindo aluguer de baterias, custo da electricidade e manutenção - representar uma economia entre 20% e 30%. De acordo com a Renault, o Kangoo be bop ZE vai permitir percorrer 100 quilómetros por cerca de dois euros, um custo cinco vezes inferior ao de um veículo equipado com motor de combustão.
O carregamento poderá ser efectuado em qualquer local com corrente eléctrica, o que levará cerca de oito horas, mas nos postos de carregamento apropriados serão necessários apenas 20 minutos. A alternativa mais rápida, a troca de baterias, demora unicamente três minutos. A autonomia do protótipo ontem testado é de 100 quilómetros, mas a Renault promete uma evolução nas baterias para atingir os 160 quilómetros na versão para venda.
A gama ZE é composta por quatro modelos 100% eléctricos, dois dos quais derivados de veículos com motor térmico, o Kangoo e o Fluence, com comercialização na Europa prevista para o primeiro semestre de 2011. No final do mesmo ano, deverá ser introduzido no mercado o Twizy ZE, um carro eléctrico desenvolvido de raiz a pensar numa mobilidade essencialmente citadina, seguindo-se em 2012 o quarto e último modelo da gama, o Zoe ZE, também concebido de raiz, mas vocacionado para uma maior versatilidade de uso, em trajectos diários nas grandes cidades e subúrbios. Tanto o Twizy como o Zoe só estarão disponíveis na versão eléctrica » press-released DN .
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INCENTIVOS
O Governo quer ter até ao final de 2011 uma rede de 1300 postos de carregamento de veículos eléctricos e mais 25 postos de carregamento rápido distribuídos por 25 municípios. Em relação à aquisição de veículos eléctricos, os estímulos para os particulares passam pela isenção do imposto sobre veículos e pela atribuição de um subsídio de cinco mil euros (para as cinco mil primeiras unidades ou até ao final de 2010), ao qual acresce mais 1500 euros no caso de existir um automóvel para abate. (Fonte Publico)
10 comentários:
Portugal à frente em muitas áreas, não temos de estar senmpre a dizer nal. O projecto Magalhães é outro que nos põe na vanguarda apesar das más línguas. A energia solar e eólica também são outros dois projectos que põem Portugal à Frente.
Contentam-se com muito pouco!!!
Temos das maiores taxas de desemprego, má assistência médica, pobreza, iletracia, etc...
Ao PCP convem que Portugal tenha tudo do pior para justificar as suas atitudes de desestabilização da sociedade. Portugal está muito mal nalgumas coisas e poderia estar muito melhor se o partido que diz defender os trabalhadores o PCP não constituisse ele próprio um entrave ao progresso. Mas Portugal está muito bem em algumas coisas e caminha para melhorar muitas mais. A mortalidade infantil é das mais baixas da Europa, como disse já um comentador o projecto Magalhães que vai criar novas gerações mais conhecedoras as energias alternativas os carros electricos que vamos ter. A iletracia com as novas oportunidades começa a ser um resquicio da população e nomeadamente os autarcas da CDU.
Basta ver a superfície comercial que a Câmara do Seixal deixou construir em Santa Marta com saida para a Estrada Nacional composta de 2 faixas minusculas para todo o transito provocando os maiores engarrafamentos e com o estacionamento em cima dos passeios para se perceber como os autarcas do seixal sofrem de itetracia e de pobreza de espírito.
Quem se contenta com pouco é Alfredo Monteiro presidente da Camara do Seixal um concelho que não tem quase nada de civilização e bem estar, é já conhecido por ser o concelho da margem sul com mais problemas de criminalidade, e o presidente da camara acha para ele que é o melhor concelho do país. Contenta-se com pouco mas pouco e muito mau.
"o projecto Magalhães que vai criar novas gerações mais conhecedoras"
Caro comentador, concordo com tudo o que diz, excepto neste ponto. Infelizmente, vemos hoje em dia as novas gerações mais ligadas ás tecnologias, mas muito menos conhecedoras.
Culpa por inteiro não se poderá colocar no governo, mas que os programas escolares estão cada vez mais fracos, e a guerra entre o ministério e os professores não melhora em nada esta situação.
Por outro lado, temos os pais cada vez mais desligados da escola e do que os filhos aprendem. Interessa apenas que os meninos tenham um computador, o resto é história.
Não auguro nada de bom para o futuro destas gerações, mas talvez seja apenas mais um velho do Restelo.
No programa da SIC Noticias, o TV Turbo (www.tvturbo.pt) está um video com a analise a este carro.
Obrigado pela dica e pela participação Daniel.
Portugal vai muito bem sim senhor....temos cerca de 2 milhões de pobres. É crescente a procura de apoio pelas familias Portuguesas, procuram sobretudo alimentos, cedidos pelas instituições de solidadriedade social que, na sua maioria, são apoiadas pelos cidadãos comuns. Para onde vão os nossos impostos???
Os nossos impostos servem para comprar BMW para o Alfredo Monteiro.
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