sábado, dezembro 19, 2009

COPENHAGA A EXPECTATIVA


Os Estados Unidos, a China, Índia e África do Sul chegaram esta noite, em Copenhaga, a um acordo “significativo” mas “insuficiente” para combater o aquecimento global, segundo fonte oficial da administração Obama, citada pela imprensa estrangeira.

O Presidente Barack Obama afirmou esta noite que o acordo é "significativo" e "sem precedentes". No entanto, os progressos conseguidos em Copenhaga ainda são "insuficientes".

De notar que este é apenas um acordo político, não vinculativo. O mundo ainda tem de trabalhar nesse sentido. Ainda assim, o acordo é considerado um “primeiro passo importante”, segundo uma fonte oficial citada esta noite pelo “New York Times”.

“Os países desenvolvidos e em desenvolvimento acordaram listar as suas acções e compromissos nacionais, um mecanismo de financiamento, definir uma meta de 2ºC para a mitigação e fornecer informação sobre a implementação das suas acções através de comunicados nacionais, com a possibilidade de consultas e análises internacionais de acordo com orientações definidas”, acrescenta. “Nenhum país está totalmente satisfeito com todos os elementos mas este é um passo significativo e histórico e a fundação para futuros progressos”.

(fonte PUBLICO - NYT)

3 comentários:

Anónimo disse...

Para informação geral, a próxima Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro realiza-se na Segunda-Feira,21 de Dezembro, pelas 21h., no Auditório do Mercado Municipal.

Os Verdes disse...

“‘Os Verdes’ consideram que a conferência de Copenhaga resultou num rotundo fracasso.

Nem se chegou a um acordo vinculativo mas nem tão pouco se traçaram metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa, nem se definiu um prazo para que um futuro acordo venha a estar definitivamente estabelecido.

O PEV relembra que o período de cumprimento de Quioto está a chegar ao fim [termina em 2012] e, depois disso, há um vazio absoluto na definição de metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

‘Os Verdes’ atribuem a responsabilidade deste fracasso aos chefes de Estado e de Governo, com particular responsabilidade para os EUA, que arrastaram as negociações até ao último minuto e que, definitivamente, demonstraram que desde a cimeira de Bali (em 2007) até à conferência de Copenhaga, não mais pensaram nem agiram para o sucesso das negociações. De resto, Obama, havia afirmado, antes da conferência de Copenhaga, que julgava ser muito difícil chegar a um acordo vinculativo.

Anónimo disse...

A quantidade de água armazenada desceu em todas as bacias hidrográficas nacionais pelo segundo mês consecutivo, revela o boletim de Setembro do Instituto da Água (Inag).

Em Agosto, o Inag já tinha registado uma descida no armazenamento de todas as bacias monitorizadas, face aos valores de Julho, uma situação que se repetiu em Setembro último.

Os armazenamentos de água do mês passado foram também inferiores às médias de armazenamento de Setembro das últimas décadas (1990/91 a 2007/08), com excepção das bacias do Cávado/Ribeiras Costeiras, Tejo, Guadiana e Ribeiras do Algarve, que já em Agosto também foram a excepção.

Das 56 albufeiras monitorizadas pelo Inag, apenas duas apresentaram no mês passado uma disponibilidade hídrica superior a 80 por cento do volume total, enquanto 21 têm disponibilidades inferiores a 40 por cento do volume total.