terça-feira, dezembro 08, 2009

QUESTIONAR "INCOMPETÊNCIAS" OU QUESTIONAR "OS INCOMPETENTES" ?



... Eu apostaria antes em questionar os incompetentes e se possível puni-los , porque as incompetências, essas são geralmente inquestionáveis e caracterizam-se a si mesmas .

Complicado ? Vão ver que não.

É que a notícia que reproduzo acima (27/11/09) refere que o PCP do Seixal vai questionar, não os incompetentes autarcas do seu partido que governam há trinta e cinco anos , mas as incompetências vá-se lá saber quais, e de quem...no projecto MTS, um ano passado sobre a inauguração do funcionamento total da rede do Metro Sul do Tejo.


Se se derem ao trabalho de ler a notícia verão antes do "questionar" , o tipico "descartar" de responsabilidades . Quando se tratam destas questões, há sempre um responsável etéreo, omnipresente e omnipotente que torna os autarcas do PCP vítimas de si mesmas e logo, nunca responsáveis do que se passa no território por si gerido .

Sejam eles mortes em instalações abandonadas, afogamentos de crianças em esgotos, águas contaminadas ou insegurança e criminalidade . Apesar de tudo se passar no Seixal , ninguém eleito dá a cara , ninguém assume e muito menos resolve .


Moral da história que o PCP nos conta , é que há "incompetências" , mas nunca "incompetentes".


Mais palavras para quê ? Os inimputáveis no seu melhor! Só mais uma questão que me surge da notícia de SMC do "Comércio do Seixal e Sesimbra" :


- Onde é que é gerida a Câmara do Seixal ? Em qualquer centro de "trabalho" do PCP ou nos Paços do Comcelho ?

É que se é nos centros de "trabalho" do PCP , teríamos poupado uns milhares no aluguer mensal das instalações do Grupo A.Silva & Silva.

- Porquê? É que notícia começa por descrever que "num encontro com jornalistas realizado esta segunda feira na sede do PCP em Corroios para terminar com "...a Câmara do Seixal vai enviar esta terça feira um novo ofício a solicitar reunião com o MOPTC..."

Afinal onde é gerida , onde é feita a agenda e que competências tem a Câmara Municipal do Seixal e os autarcas eleitos e em posse de funções ?

Quem gere o Município do Seixal afinal ? Qual o papel dos Vereadores (da maioria e com pelouro) e sobretudo do Presidente?

Qual o papel dos orgãos eleitos ?

_______________________________________________

COPENHAGA 2009

« Quando, em 1995, publicou pela primeira vez um estudo de uma só página na revista "Nature" , a revelar a redução do manto de gelo que cobre o oceano Árctico, o cientista Ola M. Johannessen, director do Centro Nansen de Ambiente e Percepção Remota, na Noruega, esperava mais atenção por parte do poder político. "Deveria ter servido de alerta amarelo porque as alterações no Árctico vão conduzir a mudanças ecológicas bruscas mais cedo do que o previsto".(...)

Para Nalân não restam dúvidas de que as emissões de gases de estufa , proveniente das actividades humanas, são as principais responsáveis por este fenómeno. E se o Ano Polar Internacional , que decorreu de Março de 2007 a 2009, reforçou o investimento na monitorização desta zona, mas este "desastre ecológico" pode significar um desenvolvimento económico.

O degelo, tal como o do Verão de 2007, quando ninguém o esperava tão cedo, permitirá a abertura da Passagem do Noroeste (via marítima do Atlântico ao Pacífico), encurtando essa rota entre a Europa e a Ásia. Acresce que neste território se encontram as mais importantes reservas de petróleo, gás, diamanteschumbo do mundo, reacendendo a luta pela reivindicação destas áreas. Rússia, Noruega e Canadá foram as primeiras a expandir as bases que possuíam nestes locais remotos. Mas, agora, todos os países que confinam com o Círculo Polar Árctico querem sentar-se à mesa das negociações e redesenhar fronteiras. e

A corrida às riquezas do 'topo do mundo' ainda mal começou. » (Fonte Expresso , excertos)

15 comentários:

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Ponto Verde:

Embora menos participativo, continuo a acompanhar o seu blogue, que para mim é idiscutivelmente "de referência" e relativamente a esta questão do MST fiz um intervênção na última Sessão da câmara que logo que tenha a acta terei todo o gosto em fornecer o seu conteúdo para melhor aquilatar, e os seus leitores, sobre a concordância genérica que temos sobre este assunto do MTS e o papel da Câmara Municipal do Seixal no mesmo, que do meu ponto de vista tem estado aquém do desejável.

Aproveitando este mesmo comentário, posso referir que na mesma sessão de câmara coloquei a questão da qualidade da água fornecida pela CMS ( o requerimeto ainda nã foi respondido) e foi assegurado pelos Srs. Vereadores Jorge Silva e Joaquim Santos que a água é de boa qualidade.
Aliás, na mesma edição do "Comércio do Seixal" que aqui replica, tem essa notícia que, pelo seu interesse público (inclusive já abordado por si) o desafio a incluir num dos próximos posts.

Ex-militante disse...

A Câmara é governada pelos trauliteiros analfabetos dos centros de trabalho vindos directamente das berças, é por isso que isto está como está.A malta não tem culpa de nada, nem sabem quem foram os génios que tomaram a decisão depois os vereadores e o presidente bem falante compõem o resto do ramalhete.

Anónimo disse...

A população almadense está revoltada com a destruição da cidade.
Os presentes autarcas da CDU-PCP já andaram com as calças na mão a pedir votos a reformados,pensionistas e idosos e aos mais carenciados prometendo-lhes mundos e fundos a troco de votos.
Levaram muitas tampas e perderam a maioria
A Maria Emília agora anda a... falar fininho e diz-se uma incompreendida, que o PCP não tem culpa do estado a que a cidade chegou, nem dos erros do metro, aqueles que a população alertou e aos quais ela não deu ouvidos.

Anónimo disse...

Isso é má vontade, para decidir uma coisa numa destas câmaras , são precisos pelo menos três comunistas. Um sabe lêr, outro sabe escrever e outro gosta de se dar com intelectuais de esquerda .

Ponto Verde disse...

Agradeço a participação do Sr Vereador Paulo Cunha e as palavras de incentivo. Tentarei da mesma forma corresponder ao desafio. Obrigado mais uma vez.

Agradeço também aos senhores vereadores que GARANTEM a qualidade da água no Seixal.

Vão os senhores vereadores processar os cientistas alarmistas que alegaram o contrário e publicar um desmentido da mesma avaliação ?

Aquela QUE DIZIA EXACTAMENTE O CONTRÁRIO DOS QUE OS SENHORES vEREADORES GARANTEM ?

Anónimo disse...

Heloisa Apolónia, deputada eleita no Círculo Eleitoral de Setúbal, nas listas da CDU, esteve presente num encontro de militantes, simpatizantes, candidatos e eleitos do Partido Ecologista «Os Verdes» na Moita.
Gostaria de saber qual foi a representação da coligação CDU/PEV do Seixal...

Anónimo disse...

Mesmo lendo as noticias do PCP há pouco tempo, percebi logo esta tendência de descartar responsabilidades. Individuos mediocres

J.S. Teixeira disse...

Caro Paulo Edson,

Cada palavra sua é apenas mais um prego para o seu caixão político. Então agora vem prometer ajuda a um blogue que calunia sem provas absolutamente nenhumas todas as acções da Câmara Municipal?

Que vocês eram amigos já eu sabia, agora cúmplices? Muito bem vai o PSD no Seixal.


Entretanto, acerca do tema, já tinha referido noutros artigos do Flamingo que independentemente daquilo que escrevam, a Câmara Municipal do Seixal tem feito TUDO o que está ao seu alcance para alertar o Governo (titular responsável desta infraestrutura) para os erros que o MST tem. Infelizmente o Governo do PS não tem prestado atenção nenhuma aos avisos da CMS e os acidentes aconteceram.

Entretanto, na passada Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, o grupo municipal do PCP apresentou um documento que visava mais um alerta acerca dos erros do traçado do MST perante o seu concedente, o Ministério das Obras Públicas. Nenhum dos outros partidos votou a favor deste documento.

Grande preocupação com este tema. Toda a vossa conversa é da boca para fora.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Caro Flamingo
tenho que lhe agradecer a sua paixão pelo futebol.
Devido a ela chegou-me às mãos, reencaminhado por um amigo, dois emails seus.
Presumo que foi um descuido não ter pensado nas voltas que os emails dão.
“Gostei” sobretudo daquele que enviou antes de Portugal ter sido apurado para o Mundial, onde recorreu ao filme “OUT OF AFRICA” para substituir as caras dos actores pelas caras do Seleccionador Nacional e do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Claro que foi só para “troçar” e mostrar as suas “habilidades” no Photoshop a quem ainda não as conhecia através do Flamingo.
Habilidoso como é, em manobras de diversão, também não me surpreendeu ter mudado agora para o FCP.
É o que obriga a vida, de quem gosta de voar rasteiro.

Anónimo disse...

Se a água não está contaminada a Camara que mostre as análises. Se não têm nada a esconder porque não publicitaram já os resultados das análises?

Anónimo disse...

O traçado do metro foi decidido pela camara do seixal e de almada. O gabinete do Metro discutiu sempre com a camara o traçado e fez reuniões constantes e muitas para que as camaras fizessem as suas propostas de alteração e pusessem os seus pontos de vista. O governo e o gabinete do metro não têm culpa de haver na camara do seixal uma casta de vereadores analfabetos que assistiram às reuniões como se um boi estivesse a olhar para um palácio. Só houve da parte da camara do seixal a preocupação de assegurar que o metro não iria passar em sítio que prejudicasse os interesses dos amigos construtores. Incompetência e incompetentes da parte da camara que tiveram oportunidade de escolher outro traçado para o metro e não o fizeram. O traçado do metro é da responsabilidade das camaras quem manda nos terrenos dos municipios são os presidentes e os vereadores e não o metro sul do tejo não vale a pena tentar mudar as responsabilidades para outros quando elas são dos municipios.

Anónimo disse...

É engraçado ver a tentativa dde ostracisar este blogue, na impossibilidade de o calar . Ái que saudades da ex URSS ou do Paraíso Chinês onde a net é censurada.
O Flamingo é tão coerente que agora já não fala que o A-SUL "está morto" uma das suas últimas teorias , porque será ?

Anónimo disse...

É curioso.
Também recebi esse email e um outro referente aos estádios para o Mundial de Futebol no brasil em 2014.

E reparo agora que no final havia esta preocupação expressa:

"Se recebeu esta mensagem por engano, por favor avise-me de imediato, por correio electrónico, para o endereço acima e apague este e-mail do seu sistema. Obrigado".

Carlos Marques

Anónimo disse...

A-sul no seu melhor. Comentadores de serviço, idem, idem.

Cada tacada, bola no charco.

Isto é que vai uma porra!

Anónimo disse...

Para o ex militante: Custa não custa?