quinta-feira, dezembro 10, 2009

EUROBARÓMETRO - PORTUGUESES E O AMBIENTE (2009)


« No Eurobarómetro sobre atitudes face às alterações climáticas, apenas 28 por cento dos portugueses consideraram que estas são um dos problemas mundiais mais sérios, contra 47 por cento da média europeia (UE27). Três em cada quatro portugueses (75 por cento) responderam que a pobreza e a falta de comida e de água potável são a principal preocupação global actual (69 por cento na UE27).

Segue-se a disseminação de doenças infecciosas, com 39 por cento de respondentes portugueses (32 na UE27), o terrorismo internacional (37 em Portugal, 35 na UE27), uma quebra importante na economia global (31 em Portugal, 39 na UE27), e os conflitos armados (30 em Portugal, 29 na UE27). A proliferação das armas nucleares (11 em PT, 15 na UE27) e o aumento da população mundial (6 por cento em Portugal, 24 na UE27) são as questões menos valorizadas no inquérito.

Na comparação com uma sondagem semelhante feita em Fevereiro, os resultados mostram que o número de portugueses preocupados com as alterações climáticas baixou dois pontos percentuais e a média europeia baixou três. Por outro lado, o número de portugueses que teme a disseminação de uma doença infecciosa subiu 17 pontos, tendência também acompanhada na média europeia, que subiu 14 em relação a Fevereiro.

Já a separação do lixo é a actividade de eleição dos portugueses que dizem agir contra as alterações climáticas, seguindo-se a poupança de energia e de água, segundo o Eurobarómetro hoje divulgado em Bruxelas. Segundo a sondagem, 71 por cento dos portugueses que dizem fazer algo pela luta contra as alterações climáticas separam o lixo, sendo a média europeia (UE27) de 78 por cento. Seguem-se os portugueses que poupam no consumo de energia, desligando o ar condicionado ou o aquecimento, comprando lâmpadas de baixo consumo ou produtos energeticamente eficientes: 55 por cento (63 por cento UE27).

No campo dos transportes, apenas 8 por cento optam por ser amigos do ambiente deslocando-se a pé, de bicicleta ou de transportes públicos (28 na UE27) e só 9 por cento reduziram o uso do automóvel optando, por exemplo, pela partilha de viaturas (24 na EU27). Por outro lado, não foram além dos 4 por cento os que optaram por comprar carros que consomem menos combustível ou que são mais amigos do ambiente (20 na UE27).

A sondagem foi realizada entre 28 de Agosto e 17 de Setembro últimos, tendo sido feitas 26719 entrevistas pessoais em todos os Estados-membros da União Europeia, 1051 das quais em Portugal.»

_______________________________________________

COPENHAGA 2009

As negociações técnicas começaram no segundo dia da conferência climática de Copenhaga, estimuladas pelo anúncio da Agência de Protecção Ambiental norte-americana (EPA) sobre a possível regulação das emissões de gases com efeito de estufa.

Reunidos na capital dinamarquesa até 18 de Dezembro para concluir um acordo mundial de luta contra o aquecimento global, os representantes de 192 países começaram os seus trabalhos em sub-grupos dedicados a questões como o combate à desflorestação, o financiamento da adaptação às alterações climáticas ou ainda os mecanismos de verificação dos compromissos dos diferentes países.
________________________________________________

COPENHAGA 20009

Portugal já arrancou com uma rede de abastecimento de automóveis eléctricos e o Governo já aprovou, na generalidade, um decreto sobre o regime de mobilidade eléctrica, que prevê um conjunto de incentivos fiscais e financeiros até 2012 para particulares e empresas que adquiram estes automóveis.

6 comentários:

nunocavaco disse...

Muito bom. A credibilidade está escassa para muitos lados!

Anónimo disse...

Por falar em credibilidade, e embora não tenha a ver com este post:

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Deliberação 2/REG-I/2009

Abertura de processo contra-ordenacional contra o jornal “Nova Morada”

1. O jornal “Nova Morada” encontra-se registado junto da Unidade de Registos da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sob o n.º 123012, dele constando a indicação de que é editado pela Editorial Correr de Água Publicações, Lda.
2. Segundo ainda a informação constante dos registos desta Entidade, a sede de redacção do referido periódico situa-se na Rua Garcia d’ Orta, lote 540, 2830-275 Quinta do Conde.
3. Contudo, e tendo consultado a ficha técnica do exemplar n.º 360, de 19 de Dezembro de 2008, os serviços da ERC verificaram que não só foi alterada a sede de redacção, como o próprio editor já não é o mesmo.
4. De facto, consta da referida ficha técnica que este periódico é editado pela C.J.N.M. – A.C. e que a redacção tem a sua sede na Av. 1º de Maio, n.º 10-B – 1º esquerdo –Paivas/Apartado 150 – 2840-409 Quinta do Conde.
5. Verificou-se ainda que o logótipo característico do jornal foi alterado, sendo agora utilizado um tipo de letra diferente, assim como uma outra imagem figurativa e gráfica.
6. Através do ofício n.º 4717/ERC/2009, de 3 de Junho, foi o Director do jornal notificado para se pronunciar acerca das irregularidades detectadas.
7. Contudo, e até à data, nada disse.

III. Deliberação
O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências cometidas a esta Entidade, designadamente a prevista no artigo 24º, n.º 3, alínea ac), dos Estatutos 3 da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugado com o artigo 39º, n.º 1, do Decreto Regulamentar n.º 8/99, de 9 de Junho, delibera:
Instaurar procedimento contra-ordenacional contra o jornal “Nova Morada” por violação do disposto no artigo 8º do Decreto Regulamentar n.º 8/99, de 9 de Junho, consubstanciado na falta de comunicação, no prazo de trinta dias, da alteração do logótipo, da sede de redacção e do editor.

Lisboa, 25 de Novembro de 2009
O Conselho Regulador
José Alberto de Azeredo Lopes
Maria Estrela Serrano
Rui Assis Ferreira

Anónimo disse...

Essa fotografia é onde? Nalgum país do terceiro mundo ? É em Portugal ? Alguém informa?

Anónimo disse...

Este comentário foi deixado originalmente no flamingo, mas como até aposto como nao será lá publicado peço qoe o a-sul o faça.

A propósito de um Prémio Nobel escreveu a ave uma série de disparates , pelo que comentei corrigindo:

O prémio Nobel da Paz é recebido em Oslo, nao em Estocolmo.

O que é que isto tem a ver com:

"Não sou filiado em partidos mas tenho ideais que movem a minha acção política e social. Sempre no interesse do Concelho onde moro, o SEIXAL."

Anónimo disse...

Judiciária na Câmara Municipal da Maia. Quando será que chega à Câmara do Seixal?

Anónimo disse...

ao comentador das 20,09,

Olha, se aqui chegar depois de ter passado por todas as Câmaras do PS e do PSD, creio que tal só vai acontecer já depois de tu e eu nos finarmos. Lá para o séc. XXII.