quarta-feira, dezembro 16, 2009

CRIME NA CAPARICA 2 - A MÁFIA BRASILEIRA


Em menos de dez anos a pacata e acolhedora Costa de Caparica transfigurou-se , resultado de trinta anos de suburbanização e desinvestimento turistico por parte da Câmara de Almada, e por uma politica errada de imigração e respectiva ausência de controlo por parte do poder central.

No meio de tudo isto, um posto de policia que é o mesmo de há vinte anos, sem qualquer capacidade, e que permitiu tornar a Costa no Paraíso das Máfias que hoje nos assusta e intimida.

A notícia publicada no Correio da Manhã , a propósito do crime aqui descrito ontem é esclarecedora sobre a realidade escamoteada pelos responsáveis máximos da autarquia. Cito :

« Comandam segurança ilegal em bares de alterne da capital e Margem Sul. Deram 3 tiros pelas costas a um rival, procurado pela Interpol por homicídio.

Três tiros nas costas e à queima-roupa, em plena rua no centro da Costa de Caparica, são só mais um episódio na guerra pelo domínio do tráfico de droga, roubos, extorsão e imposição, pela força, de segurança ilegal em bares de alterne e outros de Lisboa e Margem Sul do Tejo. A vítima da madrugada de ontem, com mandado de captura da Interpol por roubo e homicídio no seu país, chegara a Portugal há uma semana. Era ex-cúmplice mas saiu da linha – e a máfia brasileira não perdoou. Dois homens atiraram para matar.

A pontaria não foi perfeita e Fábio, cerca de 30 anos, sobreviveu às balas cravadas nos dois braços e nas costas. Esta última de raspão. Está internado no Hospital de Santa Maria sob fortes medidas de segurança policial. Ao que o CM apurou, o brasileiro é testemunha essencial para o desmantelar da rede criminosa que há meses actua impunemente e é gerida por um compatriota seu a partir da Margem Sul.

Há muito que o cabecilha está referenciado pelas polícias – e contam-se mais de 20 elementos entre os operacionais do grupo. Na sua esmagadora maioria são brasileiros. E actuam ao estilo da máfia, impondo os seus serviços de segurança em vários bares e cobrando comissões de milhares de euros em troca da suposta protecção. Quem não alinha sofre as consequências entre a violência e destruição.

O modus operandi é idêntico ao do gang mais conhecido por Máfia da Noite, que foi entretanto desmantelado pela PSP sob comando da Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do DIAP de Lisboa. O grupo do ex-polícia Alfredo Morais, a que os brasileiros sucederam no controlo dos negócios da noite da capital, também impunha respeito e obediência pelo terror.

No caso da máfia brasileira, que já se instalou há anos na Margem Sul, entre as zonas da Costa de Caparica e Setúbal, diversificou a actuação para outros crimes: homicídios, tráfico de droga e roubos violentos por encomenda.

CIRCULAM ENTRE OS DOIS PAÍSES COM FACILIDADE

Uma das preocupações das polícias em relação a este grupo é o facto de, enquanto não há provas que permitam avançar para detenções, os seus elementos circularem com grande facilidade entre o nosso país e o Brasil. Há vários casos nos últimos meses, nomeadamente de cadastrados que chegam a Lisboa com um determinado objectivo, relacionado com crimes de roubo, extorsão ou tráfico de droga – e regressam rapidamente às origens. Revelam grande mobilidade e procuram apagar todos os vestígios das actividades em que se envolvem. Entre os crimes mais violentos estão a tentativa de homicídio da madrugada de ontem e pelo menos dois casos de violentas agressões – na sequência de tentativas de extorsão ou na guerra pelo controlo de território – que acabaram por resultar na morte das vítimas.

VÍTIMA RESISTE A TRÊS DISPAROS PELAS COSTAS

Fábio caminhava junto ao Hotel Real, na Costa de Caparica, quando, pelas 03h00 de ontem, foi surpreendido pelos disparos de dois homens que saíram de um carro com uma caçadeira e uma pistola. Levou três tiros de pistola nas costas, tendo os atiradores fugido de imediato. Duas balas atingiram os braços e, a terceira, as costas, sem afectar órgãos vitais. Na Caparica, ninguém admitiu ontem conhecer Fábio. O CM apurou, no entanto, que a vítima do atentado é natural da cidade de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, origem da maior parte da comunidade brasileira da Costa de Caparica.»

__________________________________________________

COP 15

« Ricardo Garcia (PUBLICO) , em Copenhaga

Há uma “enorme quantidade” de trabalho ainda pela frente para que a conferência de Copenhaga chegue a bom termo, disse hoje o secretário executivo da ONU para as alterações climáticas, Yvo de Boer.

A dois dias da sessão final com mais de uma centena de líderes mundiais, ministros estão ainda a tentar eliminar vários dos pontos de conflito nos textos que deverão compor o esqueleto de um novo tratado climático global.

“Houve progressos significativos, mas ainda insuficientes”, disse Yvo de Boer, numa conferência de imprensa. “Ainda há uma enorme quantidade de trabalho a ser feita”, acrescentou. »

19 comentários:

João Freire disse...

Embora ande tudo de bico calado, já imagino as posições oficiais dos dois partidos esquerdalhos da praça:

PCP - a culpa é do governo. A CMA fazem tudo para assegurar a segurança dos cidadãos. Solução: todos meterem a cabeça na areia tipo avestruz, podem na mesma ser atingidos por uma bala perdida, mas nem dão por nada! E culpar o governo e a sua política ofensiva dos direitos dos trabalhadores. Culpar o governo sempre.

Bloco - a culpa é da repressão policial e de uma cidade racista e xenófoba que discrimina estes jovens de bom fundo e amantes da paz e da ordem, que simplesmente se sentem revoltados pelo facto de o rendimento mínimo não dar para comprar uma casa com vista para o mar com piscina e um mercedes, como mereceriam dum país civilizado. Solução: abrir as fronteiras, dar a cidadania portuguesa a todos e fumar uma ganza à espera que a insegurança passe.

Respeito para todas as pessoas - brasileiros ou portugueses ou de qualquer outra nacionalidade - que merecem respeito. Prisão e deportação para a escumalha, conforme seja produto nacional ou importado.

Anónimo disse...

não é por acaso que a margem sul é dos piores sitios para se viver em Portugal. PCP = cancro nacional

Alex disse...

A Costa da Caparica nunca mais virá a ser o que era, mas a culpa não é dos Brasileiros, é das autoridades locais !

J.Mestre disse...

Sou PSP e já conheci de tudo, bons e maus brazucas, mas não caio no erro de generalizar, há bons brazucas, felizmente

Jorge Melo disse...

Já não chegava O Sr. Alfredo e o seu bando de marginais era preciso virem os brazucas que trazem o crime na bagagem!!

Anónimo disse...

Pois é, lamentavelmente, Portugal está cada vez mais assim. E quem pode fazer alguma coisa? E quem pode, será que faz? E se faz, será que faz bem? Triste notícia, como tantas outras. Mas com uma agravante: uma "notícia" assim nunca deveria ter lugar. Muito menos justificação!

Ex-militante disse...

Enquanto não acabaram com a fuga de Lisboa e arredores no Verão, a baixo custo, não descansaram. Para estas autarquias do Partido Comunista , quanto maior o descontentamento melhor. É dos manuais ! Enquanto o peixe graúdo ruma a Cuba . Todos diferentes todos iguais.

Anónimo disse...

J.S. Teixeira disse...
Governo PS e a corja socialista do Seixal encabeçada pelo Sr. Samuel Cruz mentiu ao prometer um Hospital no Concelho do Seixal...

Tenho dito.

12/16/2009 01:35:00 PM


Felizmente, para bem da sua polulação,a Câmara Municipal do Seixal não mente, pois sempre cumpriu com o que prometeu.
E para que não haja dúvidas aqui estão alguns exemplos com barbas, todas elas numa única freguesia,Fernão Ferro, pois se fôsse em todo o concelho seria fastidioso enumerá-las:

-Cemitério
-Quartel dos Bombeiros
-Pavilhão Multiusos
-Centro Social
-Sede para a ADUFF
-Sede para a Junta
-Escola dos Redondos

Anónimo disse...

... alargamento da Ponte da Fraternidade.

- Variante à EN 10

- auto-silo subterrâneo das Paivas

- Blocos de habitação social em Vale de Chícharos.

- Rede de ciclovias no Seixal

- Despoluição da Baía do Seixal.

- Construção de Marinas.

- Museu Manuel Cargaleiro

TUDO PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS PELA "CORJA" DA CDU - PARTIDO COMUNISTA

Nota : CORJA é uma expressão do Sr Teixeira.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
agricultor resistente disse...

Ainda não há muito a Câmara de Almada queria correr com os agricultores das Terras da Costa, para no lugar de terreno de cultivo fazer um bairro social para os indigentes e para os que fazem bairros da lata.

Anónimo disse...

A Margem Sul é um problema, com largas dezenas de jovens brasileiros a orgulharem-se na net de terem criado o Primeiro Comando Português – facção do Primeiro Comando da Capital, rede que domina o crime nas cadeias do Brasil.

Anónimo disse...

Estão a fazer com que o Flamingo para demonstrar que não é hipócrita e defende os interesses da população do Concelho onde reside, vá num próximo post abordar será as promessas que a CMSeixal fez e ainda não cumpriu.

Anónimo disse...

O imbecil editor do blogue flamingo nem pondo a postura de opinion maker em grande pose com o brazão do Seixal em fundo se safa.
O homem é completamente pateta mas armado em influenciador de partidos politicos da oposição.
Este tipo cada vez mais se parece com o emplastro da pinta sempre em bicos de pés para aparecer.
Vejam as novidades ... ganda TóTó me saiste.

Anónimo disse...

O Flamingo com um post sobre as promessas da Câmara do Seixal que ainda estão por cumprir?
Eu também acredito no Pai Natal!

Anónimo disse...

caro anónimo das 12/16/2009 03:20:00 PM
Mas onde é que a promessa sobre a sede da ADUFF não foi cumprida? Então a Câmara não anda a pagar a água e a luz ao novo kamarada?

Anónimo disse...

Obrigado PCP e Bloco de Esquerda

Mário disse...

Onde andam os Kamaradas? Há por aí farra vermelha ou perante faktos não há argumentos?

Anónimo disse...

Flamingo, se o ponto verde instituísse o modus operandis que aplicas no teu site (barrar comentários discordantes) ficavas a falar sozinho...
Mas aí é que está a diferença entre os democratas e os outros :)
Saber ouvir e encaixar opiniões contrárias faz parte...