domingo, dezembro 20, 2009

COPENHAGA E O LOGRO


Um acordo não vinculativo é como jogar na roleta a feijões , e foi basicamente o que aconteceu em Copenhaga (link) onde se gastaram recursos , horas e horas de discussão para que a "real-politik" do costume não acrescentasse nada de novo ou de revolucionáriamente diferente.

Continuamos adictos ao consumo , a uma forma de vida sem futuro, a hábitos insustentáveis que nos arrastarão para o abismo.

No meio de uma vaga de frio num país da Europa do Norte , numa cidade que é um exemplo de vanguardismo urbano e de qualidade de vida , não se conseguiu chegar a um consenso sobre o que fazer para atenuar o aquecimento global .
É pena, é pouco , mas não é uma surpresa.

Temos no poder a geração mais egoísta e menos preocupada com os valores e com as gerações vindoras de que há memória.


Se fossem vivos , Charles Dickens e Andersen tinham muito para se inspirar para um triste conto em vésperas de Natal .

9 comentários:

Anónimo disse...

É altura de retribuirmos a generosidade que os EUA nos têm concedido desde o fim da 2ª Guerra Mundial até agora. Nós os europeus não podemos viver eternamente à sombra da bondade dos americanos, demais a mais, nesta época de crise onde eles até têm dificuldades de cumprir os seus deveres internacionais. é altura de nós assumirmos, por exemplo, o pesado fardo da nossa própria defesa, deixando ao nosso aliado a possibilidade de se libertar dos custos, tanto em termos humanos e fianceiros, de sustentar bases militares na União Europeia, a fim de poder redistribuir os seus recursos para situações mais prementes, como por exemplo, mais tropas no Afeganistão ou mais subsídios para os países subdesenvolvidos para combater a pobreza e os efeitosa da alteração climática. é altura para dizer fim ao nosso egoísmo.

Nuno A. Osório disse...

Correio da Manhã de Sábado, página 23:

Alunos Gelam no Seixal

A permanência de crianças a estudar com temperaturas de 6º às 8h:00 levou os professores da Escola Básica nº1 da Arrentela, Seixal, a reivindicar em sessão pública na Câmara do Seixal um quadro eléctrico para a escola que consiga suportar aquecedores. O pedido dos professores arrasta-se há 13 anos, mas a vereadora da educação, Vanessa Silva, não encontra soluções


E é nisto que o PCP é bom, tornar as escolas o mais semelhante possível com a Moscovo do século passado!

Se fosse para o Avante!, foguetes para festas como o 25 de Abril (sim, porque o 25 de Abril é para os jovens um dia de feira no Seixal mas sem os carrosséis!), patuscadas com os kamaradas ou cartazes com propaganda as soluções apareciam até antes de alguém as pedir...

Que triste está o nosso Seixal...sinto uma vergonha gigantesca de viver neste antro de comunistas!

Anónimo disse...

Mais de 80 por cento das bacias hidrográficas portuguesas registam uma quantidade de água armazenada inferior à média para esta altura do ano, sendo que pelo menos três registam diferenças superiores

Anónimo disse...

O mês de Setembro foi o mais seco dos últimos 22 anos em Portugal continental, enquanto a temperatura do ar foi superior ao normal, de acordo com o boletim climatológico do Instituto de Meteorologia (IM).

Anónimo disse...

A campanha cerealífera de 2009 é para esquecer. O volume de produção caiu cerca de 23 por cento face ao ano anterior, mas o valor final do produto colhido apresenta um recuo ainda mais significativo.

Anónimo disse...

Natal Ambiental da Quercus - Bom para o ambiente e para o orçamento das famílias

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=13008&bl=1

outsider disse...

É por demais óbvio a diferença de visão entre os ecologistas e a demais população, que não deverá ser espanto nenhum a forma de negociar e de percepcionar o problema mostrado pelos políticos nestes dias em Copenhaga.

Falar de cortes na produção do CO2 a populações cujo maior sonho é terem água canalizada, esgotos e electricidade nas tomadas (como acontece na maioria do 3º mundo, e em particular no campeão do "dumping" social, a China) é tão estranho como seria a nós em plena transição dos séculos IXX para XX falar de fechar grande parte das fábricas em nome de um futuro tão cruel como o presente desses tempos. Também o "umbigo" norte americano, dá contas de estar profundamente compenetrado em garantir as gerações vindoras a sua quota parte de despesismo e acesso aos recursos naturais como tiveram os seus antecessores após a II grande guerra.

É neste quadro que deve ser visto o desfecho de Copenhaga. è trabalho de quem acha que o problema do aquecimento Global é sério convencer os seus concidadãos que não se trata de perdermos algo no presente, mas de legarmos algo no futuro.

Como infelizemte se confirma no Seixal, os nossos representantes em Copenhaga são aquilo que merecemos.

Anónimo disse...

As aves raras que assinam como Teixeiras, vêm de novo a lume, mas agora com um novo alvo: O Bloco Esquerda.
Se até agora este partido pouco mais tem sido que um apendice da CDU na assembleia municipal, e por isso não tem levantado celeuma, eis que o vereador agora eleito mostra que pensa pela sua cabeça.
E pronto, as antenas apontadas e as facas afiadas!
Eis a democracia desta CDU, que permite que crianças passem frio numa escola porque em 13 anos nunca teve tempo ou equipas para mudar um quadro eléctrico, como tem vindo a público nos jornais.

OLima disse...

Agradeço e retribuo os votos de Feliz Natal. Votos ainda de muita saúde e genica para continuar a luta por um melhor Ambiente. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)