quarta-feira, fevereiro 25, 2009

VELHOS PROBLEMAS

SEIXAL PAISAGEM LUNAR


Seixal Paisagem Lunar esconde perigos em precípicios e lagoas contaminadas, em perigo também os lençóis subterrâneos de àgua.

Quem passa o Oeste de Sta.Marta do Pinhal, sobretudo na presente época, em direcção às praias pensa que está ainda a fugir do betão para entrar num corredor florestal até ao Mar, pensa até que ao circular naquelas vias incluindo a nova estrada que parte da Cruz de Pau e passa sob a A2 , que está a passar num pulmão do concelho tal o arvoredo que corre ao longo da estrada.

A realidade é no entanto outra, tirando o mau cheiro do aterro municipal, revelador do que ali se esconde , a cobertura florestal das estradas resume-se às suas bermas, o interior está completamente esventrado pela ganância dos que mais não pensaram que em explorar o recurso que tinham ali à mão, o saibro, ou seja a areia de construção em que o solo é fértil.

Este explorar de recursos, na maioria dos casos agora abandonados deixou marcas irreversíveis no solo, e sem qualquer capacidade natural de regeneração, mais, já no presente é fonte de problemas para com algo perfeitamente imprescindivel para um concelho em tão grande crescimento urbano como os seus recursos hidricos, recursos hidricos esses já comprometidos na medida em que nalgumas reservas foram detectadas amostras com uma acidez acima do normal para consumo humano, numa linguagem simplificada o Seixal tem alguns problemas com àguas àcidas, sendo uma dessas razões a laboração da popularmente conhecida como "Fábrica da Pólvora" de Vale de Milhaços, mas ao olhar para esta imagem (recente , do mês passado) e pela côr da àgua depositada em alguns destes areeiros agora abandonados (outros continuam a laborar), não é de descartar que neles não tenham sido depositados ao longo dos anos, outro tipo de residuos que não estão inventariados, nem o seu grau de perigo...

Este caso dos areeiros do Seixal revela ainda um outro lado cínico e negro da protecção do ambiente a Sul do Tejo. Para além do ocultar de informação sistemático (ao que interessa ao cidadão) e por outro lado afogar o mesmo cidadão em informação desnecessária e mais grave em propaganda, fazendo-o crer que vive no melhor dos mundos.

Mais grave que isso é a crição de entidades "fantoche" que façam o cidadão crer que os seus direitos e medos estão acautelados e salvaguardados, não tendo pois (para além de pagar os seus impostos e não fazer ondas) que se preocupar, enquadram-se neste campo uma suposta Associação Ambiental apadrinhada pela autarquia do Seixal, a AEERPPAS ,(AEERPPAS - Associação de entidades ligadas ao licenciamento e exploração de Areeiros para recuperação paisagistica e preservação do Ambiente do Seixal) -compreendo que quem me lê se esteja agora arir...- uma Para além do suposto Partido Ecologista os"associação ambientalista" formada pelos Areeiros que (ecologicamente) deixaram o território no estado que a imagem documenta!!!VERDES que em tese farão parte da CDU que domina a maioria desta Câmara há 35 anos... e claro para além da autarquia que tem um gabinete e um Vereador do Ambiente...

Pela imagem, "durmamos descansados que eles velam por nós e pelo nosso ambiente".

Com amigos destes Quem precisa de inimigos?

NOTA - Esta é a reposição de um post de 5/7/2005 ... desde então, tudo na mesma , pelo que o post continua , infelizmente actual , conclusão, passou mais um mandato adiando os verdadeiros problemas do Seixal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta Associação dos areeiros AERPAS que deveria zelar pelo ambiente e não o faz custa ao erério público muito dinheiro. Além da renda da casa que a Câmara Paga e das obras que lá fez tem pessoal a tempo inteiro a ganhar vencimento tem um funcionário a quem atribuiram um jipe para fiscalizar o concelho e proteger o meio ambiente têm directores e vogais e secretários todos a ganhar ordenado e são todos uns assessores outros vereadores e acumulam o dinheiro que recebem da aerpas com o dinheiro do cargo que têm na camara. A preocupação de existir a aerpas é para isto dar mais uns dividendos para uns quantos.

Anónimo disse...

• Anúncio de procedimento n.º 706/2009. D.R. n.º 40, Série II de 2009-02-26.

Municipio do Seixal

Concurso Público para aquisição de Serviços de Impressão de Vinte e Duas Edições do Seixal Boletim Municipal

• http://www.dre.pt/sug/2s/cp/gettxt.asp?s=dia&iddip=401453394

• Anúncio de procedimento n.º 707/2009. D.R. n.º 40, Série II de 2009-02-26.

Municipio do Seixal

Concurso Público para aquisição de serviços de Distribuição de Vinte e Duas Edições do Seixal Boletim Municipal

http://dre.pt/pdfdbdiacp/2009/02/040/401453978.pdf