sábado, abril 09, 2011

COMO CHEGÁMOS AO FUNDO (1)


E de repente todos "caímos na real" mas surpresa ... surpresa... É mesmo surpresa que andámos anos e anos a viver acima das nossas possibilidades , que virámos costas a formas sustentáveis de estar e de permitir igualmente às futuras gerações formas idênticas de vida ?

Não me parece, basta pensar um pouco se era possível o caminho na continuidade ad-aeternum de endividamento, de construção desenfreada independente ou não da necessidade de construír, de fazer autoestradas junto a auto estradas, de expandir shoppings atrás de shoppings ???

Se era lógico o abandono das pescas, da agricultura ? Se é sustentável o corte das florestas, a urbanização de tudo o que era verde, terreno fértil ou não ? Se a corrupção reinante nas autarquias era o caminho para o real desenvolvimento das regiões e dos municípios ?

Se perguntássemos aos nossos avós teríamos a resposta que hoje nos cai dos "Mercados" aos trambolhões.

Só fizemos a cama onde nos vamos agora passar deitar !

4 comentários:

Anónimo disse...

Só fizemos a cama onde nos vamos agora passar deitar !

Olhe que não é bem assim; alguns de nós alertamos há muito tempo para que se faça este país de uma maneira diferente. Os alertas podem parecer pouca coisa mas, se reparar bem, nesta democracia, os instrumentos de intervenção são tão poucos e frágeis que pouco mais podemos fazer.
Sigo o seu blog há bastante tempo assim como outros, tanto da Margem Sul como de outras zonas do país e verifico a presença de muita gente que se não revê no percurso tomado.
Que podemos fazer?
Manifestações pacificas como no magrebe?, saiba que as democracias estão autorizadas a reprimir manifestações, intervir em público estorvando um politico?, os seguranças estão autorizados a correr com "arruaceiros", atirar com uma tarte à cara de um politico?, os policias podem prender os agressores.
Não fui eu que fiz a cama!
Não fui eu que fiz a cama!
Não fui eu que fiz a cama!
Não fui eu que fiz a cama!
Oliveira

Anónimo disse...

Isto foi o resultado daquilo que nos os Prtugueses dizemos muito, e com muito horgulho,que somos um Pais de brandas costumes,e aqui temos o resultado,uma classe politica completamente corrompida,um Pais que só vive do estado e que não produz nada,onde todos os politicos que roubam nenhom vai preso,e a vaca já tem as tetas secas,e agora o zé apagar.

Ponto Verde disse...

Caro anónimo das 9.36 identifico-me co o seu comentário pois não contribuí nem um bocadinho para este descalabro, antes pelo contrário, desde o primeiro dia que tenho alertado para a inevitabilidade deste rumo, mas o que é facto é que estou a levar por tabela e a ter de me deitar numa cama que não fiz. Saudações

Maria Pinha disse...

Há uns que são sempre os primeiros...os primeiros a se preocuparem, a alertarem mas também são os primeiros a arregaçar as mangas para pagar a "factura" que não foram nem os primeiros nem os últimos responsáveis.
Cumprimentos