quarta-feira, abril 27, 2011

A BARBÁRIE




A decisão de avançar com a obra de construção de uma nova autoestrada na Costa de Caparica, sobre o que são hoje explorações agricolas , é uma verradeira aberração anacrónica e até terrorista.


Numa altura em que a população mundial aumenta, e os bens alimentares não só escasseiam, como atingem valores record com novos mercados emergentes a fazerem sentir a sua pressão demográfica. Num país com escassas reservas e dependente do exterior , como é Portugal , continuamos alegremente a caminhar para o abismo e para a FOME destruindo campos agricolas, com a pesca e a investir em apostas insustentáveis.

Esta decisão é reveladora do desgoverno a que chegámos , da falta de capacidade de liderança ( em TODOS os partidos ) e da ausência de uma ideia de PAÍS reveladora na situação económico social a que chegámos. Não saímos da cauda da Europa desde que a ela aderimos e pior, evoluimos em contraciclo e afastando-nos cada vez mais da média europeia.

Mas o mais grave é que parece haver um estranho unanimismo no que toca a estes disparates, a autarquia que recebe de mão beijada a obra é CDU, o Governo que assina a obra ( em gestão) é PS, e o PSD que detém a Junta de Freguesia só vê maravilhas , só o CDS de Almada marcou uma posição contrária e tem questionado o acerto desta decisão.

Sobre o resto parece vivermos num mundo perfeito...até os "ecologistas" se têm resguardado num ensurdecedor silêncio... há coisas estranhas neste país !

4 comentários:

soliveira disse...

Curioso como, mesmo depois do erro crasso que foi a despersonalização do Algarve, os Portugueses inteligentes continuem a querer uma zona de Costa moderna, com vias rápidas como em Miami ou Porto Rico, ao mesmo tempo com urbanizações,(sociais), para lhes dar o ar de Pio, e acharem que os apoios agrícolas existentes são barracadas terceiro mundistas.
É este portuga inteligente que frequentemente viaja para Cuba e noutros tempos, para a Tunisia, onde a internacionalização do turismo de massas tornou tudo igual, que quer para a Costa da Caparica a distinção do cinzentismo.
Portugal, com a sua identidade, a sua cultura, a sua tradição, sempre foi para estes inteligentes uma saloíce pegada e uma vergonha a esconder.
Se vierem a ter filhos, estes possívelmente dirão:
Á, a Costa como era há quarenta anos, com as suas terras ricas de hortas e agricultura perfeitamente sustentada, era tão bela. Malandros dos capitalistas, com a sua avidez por dinheiro, não respeitaram nada, passaram por cima dos pequenos agricultores e fizeram da Costa uma cidade igual a todas as que se podem encontrar por esse mundo fora. Os capitalistas só pensam no dinheiro, a cultura para eles é a do capital, mais nada!
O que os papás não lhes dirão é que foi da sua responsabilidade o silêncio e o pacto com esse «desenvolvimento».

Anónimo disse...

Para construir uma estrada inútil, vão expropriar agricultores e

destruir património agrícola e natural de grande valor."

Será que é esta gente não tem um pingo de vergonha?! Um pingo de

humanidade?! "Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada."

Como é possível?

Luisa Lima

http://terrasdacostazonaagricolasempre.blogspot.com/ disse...

Terras da Costa uma zona essencialmente agrícola, das melhores da Europa , que exporta couves e outro produtos hortícolas, para a Europa , que tem culturas intensivas devido ao seu microclima, e ás terras de alta qualidade.
Neste momento está em perigo devido , ao quererem a passagem de uma estrada esquartejando toda a zona.
Tudo está a ser feito de uma forma acelerada, que deixa muitas dúvidas quanto aos interesses que estão por detrás.

http://terrasdacostazonaagricolasempre.blogspot.com/

Divulguem .

Anónimo disse...

Qual será o valor do IMI a pagar nas casas que ali se vão construir?