quinta-feira, abril 28, 2011

ATESTADO DE ESTUPIDEZ ? NÃO OBRIGADO !



Até compreenderia se os autarcas e politicos envolvidos na promoção da estrada que vai destruír a parte natural da Costa de Caparica - os autarcas dinossauros de Almada  e os governantes em "gestão corrente" -  assumissem perante o país que vão fazer mais uma estrada : - Porque sim !  Para suburbanizar de vez aquela freguesia que tinha todas as possibilidades de ser uma zona turistica e de habitação de excelência  que outros valores mais altos se levantam, tais como o serviço das clientelas ligadas às obras públicas e concessões rodoviárias, aos empreiteiros e promotores , até de habitação dita "social" . E que mandavam às ortigas tudo o que devia ser desenvolvimento sustentável, o ambiente e o planeamento a longo prazo.


O que me confunde e irrita como cidadão é o verdadeiro atestado que os autarcas, técnicos e governantes passam à sociedade civil com as justificações dadas para a aprovação do projecto, a saber :


- O secretário de estado das florestas e desenvolvimento rural, sublinho DAS FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL afirma que a estrada é de "relevante interesse público", ou seja, uma estrada que vai destruír floresta e acabar com a agricultura é uma bênção pública para quem tem o cargo de promover e defender  a floresta e a agricultura.


- Para o Presidente da Junta (PSD) a estrada é a bênção  que vai ordenar a construção clandestina e dar relevo aos "verdadeiros agricultores" , isto quando tem crescido à sua vista um mega bairro clandestino de barracas na zona onde a estrada vai passar, possivelmente para justificar mais um realojamento pago pelo erário público. Por outro lado, o mesmo autarca sublinha outros milagres que vão resultar desta estrada, o descongestionamento da A2, da Via Rápida da Caparica (IC 20) , isto quando esta estrada trará mais construção e mais habitantes... um verdadeiro milagre... vá lá , o senhor conteve-se e não disse que iria também descongestionar a Ponte 25 de Abril, a Vasco da gama e a Via de Cintura Interna da Invicta...


- Depois a destruição de Reserva Agricola e Ecológica , mas em que a entidade que  salvaguarda aquela Reserva Agricola afirma também o "relevante interesse público" ... mais palavras para quê?


E no meio de tudo isto o silêncio dos Verdes, mais uma vez a sublinhar a farsa que este apêndice do PCP constituí, mas também da QUERCUS, da LPN e de outras organizações que parecem pura e simplesmente desconhecer esta questão.


Uma ressalva aqui para o Euro-deputado Nuno Melo (CDS) que levou esta questão a Bruxelas com os únicos argumentos inteligentes e com o mínimo de bom senso, o que confirma que afinal "não está AINDA tudo DOIDO"... e que só nos resta os técnicos do FMI a quem recorrer no meio de toda esta loucura.

5 comentários:

Fernando Sousa da Pena disse...

A Estrada da Vergonha tem um traçado absurdo e um custo elevadíssimo, não respeita o Plano Director Municipal e repete em grande parte a Via Turística reprovada pelo Supremo Tribunal Administrativo.

Então por que razão alguém no seu perfeito juízo quererá destruir as Terras da Costa, a Área Protegida da Arriba Fóssil, a Reserva Ecológica e a zona primordial bicentenária da Mata dos Medos?

Qual é o valor da especulação imobiliária que se adivinha?

Ponto Verde disse...

O objectivo é nitidamente de aumentar o cordão de construção pelo menos até à nova circular da Costa da Caparica. Vai ser um fartar vilanagem .

Caparicana disse...

As Terras da Costa eram em 1800 sapais e dunas.
Vieram da Zona de Aveiro e de Olhão e pouco a pouco foram povoando as Terras fazendo barracas de colmo, mais tarde de adobe e mais tarde de alvenaria.
Criaram umas terras riquíssimas com quatro culturas por ano que vão para os mercados de Almada e Lisboa e Supermercados.
Querem destruir a riqueza que tem para a passagem de mais uma estrada inviabilizando desta forma a sustentação ambiental tanto a nível agrícola como todo o plano de ordenamento a nível de fauna e flora. Estamos no Ano da biodiversidade mas só pensam em construir como fizeram com a Polis da Costa da Caparica que está uma vergonha desde os passeios que já não tem calçada como aquelas tábuas que colocaram junto á praia que não tem qualificação possível onde não podem andar crianças nem adultos dado o perigo que a mesma representa.
Também me perturba o AUTISMO da Junta da Freguesia da Costa da Caparica assim como da Senhora Presidente da Câmara de Almada ao fim de tantos anos e tantos mandatos ainda não saber onde são as Terras da Costa da Caparica.
Será que os agricultores são uma classe de 3ª. e não se pode misturar ...
Ainda bem eu tenho orgulho de ter nascido nas Terras da Costa e irei morrer nas Terras da Costa. Isto se houver Cidadania.
QUE PACTO ESTRANHO É QUE EXISTE ENTRE ESTA CÂMARA E ESTE GOVERNO!!!!!!!!!!!!!! INCOMODA ESTARMOS EM """ PLENA """ DEMOCRACIA .."""SERÁ """ PODE E ESTAR A ACONTECER .

Caparicana disse...

COM TANTA PRECARIEDADE A TODOS OS NÍVEIS MAS A NÍVEL ALIMENTAR ESSA GRASSA TODO O PAÍS E ESTA CÂMARA RICA COMO É DÁ-SE AO LUXO DE NEGAR AJUDA ALIMENTAR , PARA ALÉM DE TER DESTRUÍDO HORTAS NAS TERRAS DA COSTA SUBESTIMANDO O TRABALHO OS AGRICULTORES, ARRASANDO COM OS PRODUTOS HORTICULTURAS PARA ALÉM DE CONTINUAR COM O FIRME PROPÓSITO DE QUERER FAZER UMA ESTRADA QUE NAQUELE TRAÇADO IRÁ DESTRUIR PARA ALÉM DAS QUINTAS DE GRANDE PRODUÇÃO E COM UNS TERRENOS DE GRANDE QUALIDADE CLASSE A E B , E QUE SÓ IRA BENEFICIAR ALGUNS E MANDANDO PARA O DESEMPREGO E PARA A MORTE , OS AGRICULTORES QUE FORAM OS SEUS ANTEPASSADOS QUE FIZERAM AQUELA TERRA PRODUTIVA E MATANDO OUTROS DE DESGOSTO ATIRANDO MESMO ALGUNS PARA O HOSPITAL , TAL COMO ACONTECEU NA SEMANA PASSADA ...

soliveira disse...

Eis como, ao mesmo tempo que se catapulta a Costa de Caparica para o desenvolvimento através da auto-estrada, os Açores são catapultados para o mundo precisamente por terem mantido intocáveis os seus argumentos naturais.
Mas os burros somos nós!!!

http://www.mundoportugues.org/content/1/9100/acores-dos-dez-destinos-fora-comum-para-national-geographic/