quarta-feira, maio 16, 2012

O REINO DO PATO BRAVO, DO AUTARCA E DO AGIOTA

 
António Manuel Frias, presidente da associação de proprietários , fala de colapso e subversão das regras do mercado. Há 800 mil casas para venda no país, cerca de 65 mil para arrendar, mas não há garantias. O governo quer legislar sobre o tema mas não aceitou nenhuma das sugestões propostas porque interesses mais altos se levantam (...).

Hoje estamos a assistir ao absurdo em que o valor do imobiliário está em queda livre – porque o imobiliário vale zero, não há compradores –, e os valores patrimoniais e fiscais que estão a ser encontrados estão muito acima do hipotético valor real do andar. Ou seja, estou a pagar mais por uma coisa que não vale nada. A avaliação que está a ser feita, e que tinha dez anos para ser feita, ao que parece vai estar concluída no prazo previsto, que é 2013, com um bocado de sangue pelo caminho (...).

Há 800 mil casas à venda em Portugal. Nas quais ninguém pega, nem sequer há telefonemas a perguntar. Nada! Como é que as Finanças, num momento em que este sector está colapsado, têm o atrevimento de estar a valorizar imóveis com uma fórmula pretensamente científica que permite chegar a estes valores? (...)

Mas era expectável. Tudo a endividar-se… Esta bebedeira durou 20 anos. Houve aqui uma ilusão colectiva. E quem está a ter problemas agora não é quem entrega a casa ao banco – e ainda há bancos que querem receber dinheiro além disso –, são os fiadores. Muitas vezes os fiadores eram os pais, que tinham uma casinha e que vão ficar sem ela. Isso é que é dramático. Tem de ser casa entregue, dívida saldada. Não adianta estar a abanar a pessoa. Para quê, se a pessoa não tem? Ao menos que ganhe fôlego para poder começar (...)

Houve muitas trafulhices. Nós dizemos o banco, mas o banco nunca tem rosto. Há avaliadores que chegavam ao prédio e sobreavaliavam para que o banco desse mais dinheiro e eles metessem algum ao bolso. Isto, como dizem agora, são as imparidades. Foram vinte anos, de 1988 a 2008. Muitas pessoas estão a entregar as casas ao banco porque se aperceberam que o banco lhes vendeu casas por 100 mil euros, quando agora está a vender por 50 mil. Então, mais vale voltar ao mercado para comprar mais barato.(...)

Excertos de  uma entrevista dada a Isabel Tavares , Jornal  i



1 comentário:

Anónimo disse...

Os culpados são os autarcas que aprovaram PDMs de milhões de fogos a mais na ganancia de receberem muitos impostos para os seus interesses pessoais porque interesses da população ficaram esquecidos. Deveriam ser presos.