terça-feira, maio 29, 2012

ACUSAÇÃO DE PECULATO AO EX.DIRECTOR FINANCEIRO CÂMARA DO SEIXAL



Em nota emitida hoje pela Procuradoria Geral da República, sobre a sua actividade nas comarcas de Almada, Sesimbra e Seixal, Círculo de Almada, é referida a acusação contra Leonardo Carvalho, antigo director financeiro da Câmara Municipal do Seixal, pelo Ministério Público de crimes de peculato, uso de peculato, participação económica em negócio e abuso de confiança agravado.
Nota:
«No Inquérito n.º 700/05/.9JFLSB, do Seixal, por despacho final, de Janeiro de 2012, o Ministério Público acusou 2 arguidos, irmãos entre si, pela prática de crimes (1) de peculato de uso (art 376º, 1,CP), (2) de peculato (art 375º, CP) e de participação económica em negócio (art 377º,CP) – o arguido que era quadro camarário, Director do Gabinete ‘Arco Ribeirinho do Seixal’, notário privativo da CMSeixal e Presidente da Direcção do Clube de Futebol local, ‘Seixal Futebol Clube’-, e abuso de confiança agravado (art 205º,1 e 4, CP)- o outro arguido, sem a qualidade de funcionário.
Em síntese, de acordo com os indícios, ambos, concertadamente, aproveitaram-se do desempenho funcional, mas para fins privados, próprios, de funcionária da CMSeixal, cujo trabalho alocaram, assim como meios materiais da edilidade.
Concomitantemente, e para lá disso, ainda indiciariamente, aproveitando as funções camarárias e directivas de um dos arguidos, funcionário de quadro e presidente de clube desportivo, gizaram um plano, que executaram, para extraír benefícios materiais avultados, à custa das instituições.
Sempre indiciariamente, conhecedor da vida autárquica e dos mundos do negócio, ficcionou despesas e custos que debitou ora ao clube ora à Câmara, alienou terrenos camárários ao clube, por preço simbólico, que revendeu, de imediato, a empresas que geria e titulava ou co-titulava com o co-arguido irmão, fez este celebrar contrato promessa com o clube a que presidia, sabendo a impossibilidade do cumprimento, desencadeando acção de incumprimento contra o clube, para devolução do sinal em dobro, e por fim, converteu subsídios e donativos, da CMSeixal e terceiros a favor do clube, em empréstimos seus, arrogando-se credor do clube, fazendo tais valores/chequas passar, indevidamente, por contas suas ou por geridas.» in http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/home.php

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora bem!
O homem forte da HONESTA gestão camarária da maioria PCP/CDU da Câmara Municipal do Seixal...quem diria??????????

José Geraldes disse...

Se os bébés vinham de uma cegonha de Paris, este leonardozinho veio de aonde, quem o seleccionou, quem o recrutou, quem o escolheu. Eu não fui! Quem terá sido?

Anónimo disse...

Os "eleitos"...de sucessivos e consecutivos mandatos de maioria PCP/CDU no Seixal.
Militante do PCP, da oligarquia proletária da Trabalhadora , Honesta e Competente gentalha da governança comunista deste concelho