segunda-feira, maio 30, 2011

MAIS UMA AUTOESTRADA ! DOIS PESOS...DUAS MEDIDAS!


O Ministério do Ambiente chumbou as propostas das Estradas de Portugal para o traçado do IC21, mais uma autoestrada na Península de Setúbal, mais  uma circular de alcatrão, mais  vaga de pressão imobiliária em perspectiva, desta vez bem encostada à Serra da Arrábida.

Saúdamos tal chumbo , e não compreendemos, como qualquer pessoa sã de cabeça  e desinteressada  compreenderá o porquê de mais uma autoestrada de quatro faixas numa zona com elevado interesse ecológico e paisagistico.

O que pretendo sublinhar é que só não percebo a razão pela qual os motivos evocados para este chumbo tenham  servido, não para chumbar, mas para autorizar a construção do IC32 e a EN377 que destruirá as hortas das Terras da Costa e afectará a Reserva da Mata dos Medos.

E os argumentos para o chumbo foram ; «a defesa da Mata de Sesimbra que demorou séculos a preservar» , «a povoação de sobreiros e azinheiras» , a « afectação de áreas agrícolas» ou o «Sítio Ramsar Lagoa de Albufeira» ... exactamente os mesmos pontos que se podem alegar sobre o traçado do IC32-EN377.

É curioso é que aqui foram também tomados em consideração as urbanizações de Ribeira do Marchande e o condominio-Golfe da Quinta do Perú que também seriam afectados...coisa que não foi tomada em Pinhal dos Frades onde inclusivamente o traçado  abandonou o espaço canal definido no PDM para ír passar em cima de construções devidamente autorizadas pela autarquia.

Para além de tudo isto perguntamos porque razão não foram tomadas no caso do IC32 as medidas cautelares agora felizmente usadas para bloquear mais este disparate do IC21 , é que o ministério do ambiente contesta e, passo a citar « a necessidade do projecto com as caracteristicas geométricas apresentadas ( autoestrada de quatro faixas) uma vez que não há informação específica referente a dados de tráfego que justifiquem esse perfil».

Também pergunto, onde anda a QUERCUS e os eleitos "VERDES" pelas câmaras de Sesimbra, Seixal e Barreiro ?

7 comentários:

Anónimo disse...

A este propósito vejam o blogue do Obama onde as passarocas são desmentidas

Anónimo disse...

Os verdes do Seixal estão muito bem representados por um chaveirozinho que agora largou a pena e que anda que nem uma bicha a defender a cãmara no blogue do Obama.
É velos danados que nem bichas!!

EMALMADA disse...

É preciso transferir legalmente embora ilegitimamente dinheiros públicos para os amigos e companheiros de estrada da vida ou de afinidades plurifacetadas.

Anónimo disse...

Pode consultar o programa eleitoral do PS em http://viverseixal.blogspot.com/

Anónimo disse...

Os verdes? Os funcionários do PC...isso sim...

Anónimo disse...

É tão bonito ver a Apolónia ali mesmo ao lado do Jerónimo!!! ai que verdes que eles são!!!

Anónimo disse...

Almerindo Marques saíu da Estradas de Portugal para a Opway. A opway fazia negócios e contratos com as estradas de Portugal. TRANSPARENTE ?