segunda-feira, maio 16, 2011

FANTASIAS DA MARGEM SUL 3- SEIXAL





















A espaços eleitorais , lá vem a fantasia do Turismo e do "cluster" da náutica de recreio de novo aflorado por Alfredo Monteiro a propósito da inauguração da nova ETAR, mas já lá vão mais de vinte anos sem sequer terem posto uma poita.


 O que tem continuado a acontecer é a destruição das florestas e da paisagem, 


O «CLUSTER» ELEITORAL

"Foi anunciado na imprensa regional, a intenção das autarquias do Barreiro e do Seixal integrarem um "«cluster» da náutica de recreio" . 

O presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, mencionou mesmo ao Jornal da Região, que:

- « "a ideia resulta da percepção de que existe uma enorme procura de locais para a prática de desportos náuticos e de que a região, nomeadamente a Baía do Seixal tem "condições excepcionais" para o desenvolvimento deste sector. "É uma área em que está tudo por fazer e que poderá contribuir para a requalificação das nossas zonas ribeirinhas, para a revitalização do Tejo e para o desenvolvimento do turismo" salientou o autarca ».


Vamos por partes:

1) Ainda bem que o Presidente da Câmara do Seixal, em sintonia com a autarquia do Barreiro reconhece que "tudo está por fazer", dá razão aquilo que aqui temos denunciado, que toda a zona ribeirinha, incluindo extensas àreas de areal e zonas unicas de paisagem estão de facto ao abandono, ou seja "tudo está por fazer" realmente, pergunto então, o que têm os senhores feito nos últimos trinta anos, a resposta , de que "tudo está por fazer" diz TUDO, ou seja NADA!

2) Assinala-se o aburguesamento das opções do autarca do Seixal, depois de autorizar um conjunto de condomínios fechados nas Margens do Tejo e em Património histórico e ambiental Municipal (Quinta da Trindade) vem-se agora preocupar com a náuitica de recreio que não consta estar nas preocupações da enorme massa de desfavorecidos e desempregados que habitam no Municipio do Seixal e Barreiro. 

3) A promessa de Marinas no Tejo, na Amora e no Seixal, tem já alguns anos, ou melhor dizendo, vários periodos de promessas eleitorais, acabámos de entrar em mais um!


4) Não é liquido que a instalação de Marinas numa zona de delicado equilibrio ecológico como é a Baía do Seixal, seja o local ideal para a instalação de Marinas a esmo, está-se a investir milhões na despoluição da Baía, retirando de lá as descargas de efluentes domésticos e vão-se criar condições para que passe a ser poluída pelos esgotos, óleos, combustíveis, anti-vegetativos...etc das embarcações que ali vão atracar. 

5) O El Dorado do Turismo não é assim que cria mais valia para o concelho, se não fôr mais do que um sitio concorrencial para recolha de embarcações, não passa disso, um local de recolha de embarcações
 , o Turismo é outra coisa... e nem o Seixal nem o Barreiro fivcam a ganhar com esta nova visão de modernidade, e atracção turistica do Tejo, na água recolhem-se embarcações, nas Margens constroe-se uma muralha de betão para ricos e jogadores de futebol, e no interior destroem-se as florestas para alojar as massas...

Não seria melhor começar por recuperar as praias, permitindo que os residentes delas desfrutem durante o Verão e durante todo o ano ? Quem habita na Amora, Seixal, Miratejo, Arrentela, Santa Marta, Corroios, no fim de um dia de trabalho, após o regresso a casa, já não consegue ir até às praias da Costa, mas podia ficar no concelho e ir até ás praias do Tejo...

Não seria melhor, mais executável e imediato construír uma rede de ciclovias (para todos!) em vez de marinas (só para alguns?) as ciclovias ligariam as que foram construídas com o MST com a Baía do Seixal e permitiria aos seuas habitantes desfrutarem daquelas Margens onde tudo continua - trinta anos passados - "por fazer"?

Não seria melhor apoiar os clubes nauticos do Seixal e da Amora que tanto têm feito em prole da náutica de recreio e da sua prática por todos, permitindo que todos - e não só os detentores de potentosos iates e que podem pagar a atracação numa marina - possam aprender e navegar de preferência da forma ecológica (vela , remo e canoagem) como o fazem, a baixo custo acessível até aos mais desfavorecidos?

Isto considerando como sérias as declarações de Alfredo Monteiro, porque a realidade é que o que acabou de fazer, em vésperas da Festa do Avante, foi dar o pontapé de saída para a propaganda eleitoral das próximas autárquicas..."

8 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo tendo tu a noção que já ninguém concorda com o que lê quando és tu escreves, a não ser o grupo do mau mau habitual (até porque ler distorção todos os dias cansa a vista), dizes tanta asneira num só artigo, que até vais merecer resposta.

Em primeiro, o teu poder de manipulação é digno de um empresário de um empresário de alta roda e não de um ambientalista (de coisa nenhuma) de secretária. Portanto, para que aprendas a falar Português a partir de agora, quando alguém afirma uma coisa, essa mesma coisa é a que é afirmada e não aquilo que tu queres que seja afirmado. Com "tudo para fazer", refere-se aos desportos naúticos e não á potenciação da baía, essa bastante conhecida por esse país fora.

Em seguida, a tua noçao linda de aburguesamento! Num Sitio onde a baia e referencia, e obvio que os desportos nauticos devem ser potenciados junto das populaçoes. Quantas e quantas colectividades e associaçoes nauticas existem por esse pais fora, em freguesias e concelhos com dificuldades.
Quanto aos predios, e o chamado uma no cravo e outra na ferradura. Se moram a beira de bairros e perigoso, se constroem moradias mais luxuosas sao burgueses. E o chamado pagar por ser comunista.
Engraçado e que as marinas ja nao sao burguesices! Se calhar sao uma grande preocupaçao dos desempregados!

Por fim, os ultimos tres pontos sao sinais do teu desespero. Criticas por nao fazer e por prometerem fazer. Com criticas tipo menino da primaria.

Cumprimentos, ambientalista de computador.

Ponto Verde disse...

O anónimo anterior anda muito baralhado, até parece as entrevistas do vice à RTP. Ou como o post foi escrito há uma da manhã talvez se perceba o non sense...

Ponto Verde disse...

E já que está tão incomodado com quem ou quantos nos visitam, aqui tem as estatísticas da manhã:

Total 1,154,006
Average Per Day 295
Last Hour 18
Today 103
This Week 2,063

Plus 10,001 visitors before joining Site Meter on May 25, 2005

Anónimo disse...

Ai coitadinhas das passarocas!!! andam tão desesperadas!! será por causa das obras no cais de pedra do Seixal que já vao tão avançadas hihihihi?

Se calhar porque aguardam por mais um Plano de Valorização da Baía??

Mas já agora, ó anónimo, sabes tu explicar porque é que o valor atribuido pelos teus kamaradas a um grupo de bombos e seus amigos é bem superior ao que é atribuido às duas associações nauticas??

Se calhar é uma no cravo e outra na ferradura....

Anónimo disse...

Ás vezes que tu, ponto verde, cá vens, não me admira.

Tenho um blog que tem tanto ou mais que o teu (de recriação) e não acho nada de mais. Óbvio.

PS: ADOREI não ver respostas aos problemas que coloquei.

Anónimo disse...

Oh das 1:13
Não percebi patavina.
PF faz o desenho que sou muito burro, muito burro mesmo.
Tu sabes bem que sim...o quanto burro eu sou...burro burro que sou eu.
Deixa-me tentar traduzir um pouco:
Em primeiro, o teu (meu)alto poder de burrice é digno de um burro de alta roda, e não de um burrambemtalista (de coisa nenhuma) de cocheira.
Bom desisto...sou demasiado burro ...ou àquela hora não "bibi" tanto de wisky,`há custa do "municipi"
Viva o "Partidi" bi...bi...comuniti"

beijocas

Anónimo disse...

mas não meu, bebi água das montanhas:
-A náutica do Seixal pouco ou nada consegue arrancar do clube de natação em que foi transformado...e por quem? Obrigado PCP.
-A náutica da Amora...benzam-nos os deuses...nem no terceiro mundo tem lugar.
Obrigado PCP
-Com estaleiros a decapar navios e a despejar directamente para a baía, ....para não falar em metalização ao ar livre bem sobre a enseada que ficava bem perto das antigas(ainda recente) instalações do Urbanismo.
Obrigado Sr. vereador...para ex-serralheiro...nem saber o que isso é??? Viva o PCP!
-...colocar o pontão no Seixal a 40 metros do molhe, na prática a cortar a cala!!!!!!!....acrescido de um conjunto de poitas fixas...em pleno campo de regatas???????
Obrigado PCP
-Muralhar a baía...em parcerias com hipermercados...ao preço que eles decidem, com enrocamento não seguro com malha de rede... que escorrega pela lama , que está a transformar-se numa autentica cerca de arame farpado ao redor da baía....qual naútica de recreio, ou quem lá vai meter barcos..só se fôr para os meter ao fundo!!!!
Obrigado PCP.
Vivam os trinta e tal anos de gestão PCP do Seixal.
Potencialidades da baía....com a gestão PCP...pouco , muito pouco se vai aproveitar!

Anónimo disse...

E eu acrescento ainda:

Aproveitamento turistico da baía?
Obrigado PC!!
zona de restauração e lazer na POnta dos Corvos?
Obrigado PC!!
Jardins e espaços de lazer na baia?
obrigado PC!!
parques de merendas ou de campismo, como fazem em tantos outros concelhos kamaradas? Obrigado PC!!
Um passeio maritimo em redor de TODA A BAIA?
Obrigado PC!!
Nautica de recreio?
Obrigado PC!!

Obrigado também ao PC por tantos e tantos estudos de valorizaçao da baia, por tantos tachos de meninas a subir na horizontal em nome da baia, por tantas borboletas como chefes de gabinete, por tantos milhares gastos em propaganda eleitoral.
Por tudo isto OBRIGADO PC!!!!!
E obrigado à Kiducha anónimozinha que primeiro piou!!