domingo, maio 15, 2011

FANTASIAS DA MARGEM SUL 2 - MOITA



Em 2006 anunciava-se assim com pompa e circunstância no Setúbal na Rede e na imprensa em geral... mais uma fantasia comunista, o Parque Temático que iria rivalizar com a Eurodysney ... LOL !!! :

Parque temático vai nascer no concelho da Moita



Este parque temático “promoverá postos de trabalho” e a “afirmação do município da Moita, em Setúbal, na região de Lisboa e Vale do Tejo e no país”, assegura o presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo. O projecto envolve um investimento de cerca de 75 milhões de euros, por parte da Badoca Actividades Turísticas, e “uma área a edificar de aproximadamente 37.000m2”, acrescenta a autarquia, prevendo-se que a abertura ocorra “na Páscoa de 2008”, como revela o administrador da Badoca, Francisco Almeida.


“Não há nada semelhante a este parque temático a nível nacional”, isto num país“de oferta turística”, salienta Francisco Almeida. O parque vai “representar a história de Portugal ao longo de 24 temas”, propostos pelas escritoras, e professoras de história, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, acrescenta. O administrador justifica a selecção das autoras da colecção Uma Aventura para propor os temas das diversões do parque, pois elas, “enquanto professoras de história, conhecem bem a história de Portugal e forneceram os temas que mais a marcaram”.


“Fado, Viriato, touradas, uma casa que pretende recriar o Terramoto de 1755, em que se simulam as paredes a cair, o chão a destruir-se e toda a casa a tremer, ou uma montanha russa alusiva à descida dos cestos da Ilha da Madeira”, são algumas das atracções que se encontrarão no parque, podendo ainda “haver alterações”, como uma atracção “referente ao 25 de Abril de 1974”, avança Francisco Almeida.


O administrador da Badoca afirma que a ideia do parque temático é fazer com que as pessoas “se divirtam e que aprendam enquanto se divertem, mas sem ser maçador”. Um projecto que, além de diversões, contempla também “uma estrutura hoteleira diferente do habitual, também ela tematizada”, esclarece. O projecto decorrerá em três fases. Numa primeira, aquando da abertura em 2008, estarão “12 diversões disponíveis, umas maiores, outras mais pequenas”, um “crescimento que será contínuo” e que culminará, na terceira fase, com as 24 diversões previstas edificadas.

Francisco Almeida explica que o projecto “foi apresentado às câmaras da área da Grande Lisboa, tendo a câmara da Moita apadrinhado a ideia desde o início”. João Lobo afirma que a câmara “irá promover todo o acompanhamento necessário” e salienta as “boas acessibilidades da zona”. O administrador do Badoca acrescenta que a área onde está prevista a construção do parque, em Pinhal do Forno, é uma “zona em grande expansão” e onde não acontecerá o que aconteceu à Feira Popular, que “foi comida pelo desenvolvimento da cidade de Lisboa”, até porque a localização deste parque temático da Badoca “não interfere com o crescimento da zona, um dos motivos que levou à selecção deste local”, permitindo ainda “bons acessos à capital”, com a proximidade do IC22. O protocolo que define as condições do parque temático no concelho da Moita foi assinado ontem."

2 comentários:

Anónimo disse...

No Seixal, há muitos anos que se fantasia com a maravilha da Baía do Seixal.
São congressos todos os anos, almoçaradas e jantaradas, colóquios e foguetes.....
e os munícipes a pagar, o Boletim Municipal a festejar... e ano após ano cada vez a baía mais assoreada e desprezada!!!!
Viva a ditadura comunista do Seixal!

Anónimo disse...

Apesar de ter sido um flop o projecto da Moita, pelo menos o presidente João Lobo tem tido respeito pelo que a Natureza lhe deu.
Veja-se o exemplo da ciclovia que liga o centro da Moita até ao Gaio-Rosário com passeio pedestre (bem diferente da palhaçada que querem fazer passar um passeio maritimo e que sem explicação termina depois da ponte de Fraternidade...)
Veja-se também o parque de merendas do Gaio Rosário, e o investimento que a cãmara promoveu em restaurantes e cafés num pequeno pedaço de areia e rio.
Aqui no Seixal o que temos?
Milhares de euros gastos em planos de valorização da baia atrás uns dos outros, gentinha que não se sabe de onde vem mas só como sobem na horizontal á frente de projectos ribeirinhos, borboletas histéricas a fazerem de conta que dirigem gabinetes de turismo e meia duzia de postais com vinte anos para vender a quem ainda procura encontrar alguma coisa no seixal.
Querem maior fantasia que esta??