segunda-feira, maio 09, 2011

ESGOTOS FINALMENTE TRATADOS NO SEIXAL



Finalmente !!! 


Ao fim de muitas décadas de esgotos não tratados despejados directamente na Baía do Seixal e no Tejo, depois de um crescimento em trinta anos de 30 mil para 170 mil habitantes,  a maior parte dos esgotos desta população serão finalmente tratados antes de despejados no rio.


O que ainda não foi tratado em nenhuma ETAR, nem será , é o discurso do professor de trabalhos manuais na reforna, o autarca Monteiro que continua a debitar um discurso  que nada tem a ver com a realidade e com a sua prática, cito :


" ajudará a colocar ao país “ao nível do que de melhor se faz na Europa a este nível”. “Cada vez mais, a baía do Seixal e o rio Coina oferecem uma água de qualidade e afirmam-se como um atractivo à regeneração das frentes ribeirinhas e à despoluição do Tejo”, acrescenta, sublinhando que o investimento deve ser entendido no quadro de um modelo de desenvolvimento mais amplo em curso num concelho “preocupado com o ambiente”


Ou seja, passamos do terceiro mundo ... para o melhor que se faz na Europa. Não há pachorra para tanto provincianismo e ignorância, o que é que este senhor entende por "melhor que se faz na Europa" ? Ou a água sai tratada e com um número aceitável de coliformes fecais e outros poluentes ou não sai, e se não sai então de nada teria servido o investimento, que seria mais um investimento logrado para os cofres públicos e para as verbas europeias envolvidas.





Resta saber se finalmente , uma vez que a água do Tejo passa a ter qualidade europeia , se as praias fluviais serão finalmente tratadas, limpas, infraestruturadas e equipadas para bem dos 170 MIL MUNÍCIPES que em tempo de crise terão ali uma zona de qualidade balnear em alternativa às praias de mar , e que já são há muito encaradas de outra forma pelos municipios vizinhos da Moita, Alcochete, Montijo e até Barreiro!

2 comentários:

Anónimo disse...

LLLOOOOLLLL


Seixal desenviolvido, século 21


LLLLLOOOOOLLLL

Anónimo disse...

Veremos qual será depois a desculpa do Alfredo para não fazer apoios de praia e zonas de lazer como já existem em todos os outros concelhos ribeirinhos do Tejo.
Planos de revitalização, renovação e requalificação da baia são o que não falta por aí, pagos á custa dos papalvos.
Mas se calhar a cula depois é do Porto de Lisboa pá!