quinta-feira, março 10, 2011

PETIÇÃO ´SÍTIO REDE NATURA 2000 FERNÃO FERRO-LAGOA DE ALBUFEIRA


Porque concordo, na íntegra , deixo aqui a petição que vai começar a correr :

"Petição Pela Preservação da Rede Natura 2000 no Seixal

A área situada no limite Sudoeste do Concelho do Seixal, nas Freguesias da Amora e Fernão Ferro,(em que se incluem, por exemplo, o Pinhal do Caldas, o Pinhal das Freiras, e o Rego Travesso), viu a sua importância ecológica reconhecida ao ser classificada como Rede Natura 2000.
Esta Rede foi criada a nível Europeu para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis.
A Rede Natura 2000 no Seixal, corresponde a 27% do designado Sítio Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054 da Rede Natura 2000 e que se prolonga a sul no Concelho de Sesimbra, pela Herdade da Apostiça até à Lagoa de Albufeira.
Este Património Natural, com estatuto internacional de conservação, está gravemente ameaçado por uma vaga de construções que decorrem neste momento e que se prevêem para o futuro.

Em Construção:

Uma via rápida (IC32);
Uma urbanização (Alto da Verdizela);
Um empreendimento Turístico (Monte Verde Golf & Living).

Previstos:

Seis urbanizações;
Hospital;

Todos estes projectos, mais espaços em que o PDM permite construção, perfazem uma área aproximada de 47% do Sítio Rede Natura 2000 no Seixal. Implicam um abate massivo de árvores e perda irremediável de habitats, ficando o restante muito mais exposto a futuras pressões. Num Concelho com densidade populacional bastante elevada, área urbanizada igualmente vasta, não podemos assistir impavidamente à destruição dos seus últimos espaços naturais.

É a nossa qualidade de vida que está em jogo, aqui reflectida naquele que é sem dúvida o grande pulmão do Seixal e repositório da nossa herança natural e cultural.

A Petição pretende ser um alerta e despertar de consciências para esta e situações semelhantes que se verificam no Concelho do Seixal. Esperamos igualmente que sirva de incentivo para que se desenvolvam acções de efectiva protecção destes últimos redutos naturais.
Contamos com a sua colaboração.

"A UE comprometeu-se a pôr fim ao declínio das espécies e habitats ameaçados no seu território até 2010. Para tal é necessário redobrar os esforços para aplicar efectivamente as políticas e a legislação já existentes. Em particular, a UE quer alargar a rede Natura 2000, que cobre, actualmente, mais de 26 000 sítios em toda a UE. Nestes sítios, as espécies animais e vegetais e os respectivos habitats têm ser obrigatoriamente protegidos."
Excerto retirado do Portal da União Europeia.

A Petição que apresentamos visa fazer cumprir os decretos de lei e directivas, em particular os decorrentes do Plano Sectorial da Rede Natura 2000, para o Sítio Classificado da Rede Natura 2000 Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054. Neste sentido pedimos uma urgente reavaliação dos projectos em construção para melhor enquadramento numa perspectiva de conservação, e a suspensão dos projectos que estão previstos para o Sítio."

Assine aqui

5 comentários:

Anónimo disse...

será interessante ver quantas "passarocas" e eleitos pelo Partido Ecologista os Verdes vão defender e assinar a petição...

Ex.militante disse...

numa câmara com o mínimo de seriedade e não comprometida com a corrupção e com o grande capital , o Alfredo Monteiro devia ser o numero um da lista

Anónimo disse...

ahahahahahahahahahahah
essa é a piada do dia!!!
e depois o Alfredo ia perder o dinheirinho para os seus cartões visa, telemoveis de ultima geração e walkers 20 anos pá!!

mas não se preocupem porque a moção vai ter muitos votos, de todos os dos Verdes da tal Coligação pá!!

Anónimo disse...

Isto é a completa subversão dos objectivos da Rede Natura. Onde andam Os Verdes.

Anónimo disse...

Capital . Capital. Capital falta pouco para o juízo final...