terça-feira, março 29, 2011

O PORTUGAL DE EXCELÊNCIA E O QUE NOS ABAFA



Portugal não é nem um país medíocre, nem um país de mediocres .

Portugal é um país onde apesar dos cargos de poder estarem infelizmente preenchidos por medíocres e arrivistas , é um país com uma considerável percentagem de gente reconhecidamente brilhante em qualquer parte do mundo, do desporto à ciência e à cultura.

Pense-se na nossa dimensão de dez milhões de habitantes , menos que a população da grande S.Paulo e veja-se as personalidades de destaque que este país produziu ... São desperdiçadas, por vezes ignoradas por parte daqueles medíocres no poder , claro que sim , mas isso é outra história...

Veja-se a distinção recebida pelo Arquitecto Souto Moura, o Pritzker , o mais alto galardão da arquitectura mundial e que já tinha sido recebido por Siza Vieira... fantástico não é, sobretudo num dos países que mais despreza a Arquitectura ... o país não, os tais medíocres no poder e os que lhes fazem as leis ...

Como é que numa Margem Sul , a zona do país onde mais se construíu nos últimos anos , não haja uma única referência em termos de arquitectura moderna ? E não é preciso ír ao Souto Moura ou ao Siza ... Onde está uma única referência positiva em termos urbanos ? De conservação da paisagem e do ambiente nestes municípios CDU da Margem Sul (*)?

E não é só na arquitectura que se é ostracizado por estas bandas , onde está a gente brilhante que vive na margem-sul, que por cá nasceu e fez obra ímpar , obra cientifica, cultural , desportiva, para além daquela meia dúzia politicamente engagée com o partido comunista ?

A resposta é , ignorados pelos medíocres que nos governam há perto de 40 anos !

E podemo-nos dar a este luxo de desperdiçar a excelência por ignorância e preconceito ideológico ?
_____________________________________________

(*) Um exemplo de excelência numa autarquia comunista sem reflexo na península de Setubal ; O Fluviário de Mora .

12 comentários:

Anónimo disse...

Na margem sul é só promessas e não passa disso. Quantas vezes viu prometida a reconversão da baía, as marinas, o museu Cargaleiro , as ciclovias, o alargamento da Ponte da Fraternidade ? Há que dar é um tacho e bem grande aos amigos e sanear e pôr na prateleira quem não é da côr. Veja-se o que fizeram ao artista Julio Almas.

Anónimo disse...

Este prémio vem de alguma forma confirmar que ainda há motivos com os quais nos podemos orgulhar de ter nascido neste país...Temos bons arquitectos, somos bons...agora só falta o resto do país acompanhar a qualidade que os nossos arquitectos oferecem...Mais uma vez parabéns, Arqº Souto de Moura

Pardal disse...

Excelente o exemplo apontado pelo Ponto Verde do Fluviário de Mora. Já tive oportunidade de o visitar e é de dar os parabens ao executivo que conseguiu algo assim, ainda por cima tendo a meia dúzia de kilómetros um ponto tão turistico como é a Barragem de Montargil.
Mas aí são pessoas decentes que dirigem as câmaras, não bêbados, peixeiras e pedreiros que a única coisa que lhes interessa são os carros com motorista, os salários e dar taxos aos amiguinhos!!

João Goulão disse...

É bom saber que no meio da escumalha que nos desgoverna, existe quem trabalhe e realmente ajude o País a ser notícia. Parabéns Sr. Arquitecto! Parabéns aos que desafiam e acreditam!

Anónimo disse...

Pelo que consta, o regime comunista do Seixal , já decidiu desonrar mais um.

A Escola Dr.Carlos Ribeiro de Pinhal de Frades, vai voltar a ser outra vez Escola 2/3 de Pinhal de Frades.

O nome do homenageado parece que não cabia no logotipo da escola.
Boa justificação, basta comparar o tamanho de um com o outro...ou a história é bem outra!!!!

Anónimo disse...

Como colega de profissão endereço as minhas maiores felicitações ao Souto Moura e é apenas em alturas como estas que ainda sinto orgulho em ser português.

Anónimo disse...

Sobre a não atribuição do nome já atribuído do Prof.Carlos Ribeiro à Escola Básica de Pinhal Frades é um puro gesto de Estalinismo e perseguição politica neste jardim à beira mar plantado. Se o Senhor Professor tivesse o cartão do PCP ou entrasse em negociatas com a Câmara a história era outra. Já agora porque não dão a essa escola o nome de António Xavier de Lima ? Pato Bravo já deve ter o pedigree que um cientista não tem.

ZÉ do Pinhal disse...

Bom artigo este Ponto Verde! Também é necessário bons exemplos para nos animar! :)
Existem dois comentários aqui que me deixaram não só admirado como incrédulo...então a Escola Básica 2 + 3 de Pinhal dos Frades vai deixar de se chamar Dr. Carlos Ribeiro? Estranho...há 4 anos, quando o meu filho estava no 9º ano nessa mesma escola, participou no concurso de desenhos do logotipo do patrono (era então oficialmente Dr. Carlos Ribeiro, depois de votação DEMOCRÁTICA entre Professores, Auxiliares de Educação, alunos e não sei se também pais da Associação de Pais). Entre tantas cabecinhas pensantes e entre tantos logótipos, passados tantos anos é que verificaram que o logótipo não se adaptava, perdão, o nome do Senhor é que não se adapta ao logótipo feito pela criançinha que, coitadinha, puderá ficar traumatizada. No mínimo, estranho...
Cumprimentos

Anónimo disse...

A chegada ao poder de gente mediocre está bem patente nos dirigentes nomeados pela maioria comunista em Março para dirigirem os serviços da Câmara do Seixal. Há excepções de entre os dirigentes há uma meia dúzia que são gente inteligente e capaz, mas o resto são inergumenos mediocres que só chegaram a lugares de poder porque são do partido comunista em maioria na Câmara e das piores pessoas que o partido tem que são os que para eles vale tudo para ganharem o taxo porque por inteligência não conseguiam lá chegar. Vamos vendo o caos em que a Câmara do Seixal se encontra e agora agravado com muitas escolhas de dirigentes feitas por compadrio e militância política e não por competência.

Anónimo disse...

Já eu acho o contrario como é que é possivel numa camara comunista existerem somente meia duzia de dirigentes comunistas.

Anónimo disse...

Mas essas nomeações de chefes de gabinete para chefes de departamento é apenas para agradecer alguns serviços especiais na blogosfera, ó és tão linda!!!

Anónimo disse...

eu já me tinha perguntado porque não há nenhum edificio de riqueza arquitectónica em almada e seixal, feito pós 25 abril.

Nenhum ser humano quererá investir naquelas espeluncas