sábado, fevereiro 13, 2010

ULTIMAS DA BLOGOSFERA



Por Lina Santos, no DN.


« O consumo de blogues diminuiu entre os jovens e os adultos entre os 18 e os 29 anos, cresceu entre os adultos com mais de 30 anos. Os dados referem-se ao universo norte-americano e são do Pew Research Center, nos Estados Unidos, que monitoriza os consumos online desde 2005.

Segundo o relatório agora publicado, os 24% de jovens que participavam na blogosfera (produzindo conteúdos e fazendo comentários) em 2007 são hoje 15%, ou seja, menos 9 pontos percentuais. Segundo o Pew Research Center, a queda manifesta-se desde 2006. Entre os adultos com mais de 30 anos, o consumo cresceu: os 7% de 2007 são, dois anos depois, 11%.

Em contrapartida, o número de pessoas que aderiu a redes sociais nos últimos dois anos aumentou em todas as faixas etárias, com destaque para o Facebook: 73% dos utilizadores norte-americanos está nestap lataforma. A ferramenta fez seis anos na sexta-feira e atingiu os 400 milhões de utilizadores.

Os dados mostram ainda que os jovens entre os 18 e os 29 anos aderiram ao MySpace: 66% dos que têm contas nas redes sociais está aqui, contra os 36% das pessoas com mais de 30 anos. A proporção inverte-se quando se analisam os números da LinkdIn: 19% dos adultos, contra 7% entre os jovens.

Em Portugal, "não existe sistematização dos dados que permita tirar conclusões", avança fonte do Sapo, a plataforma mais utlizada em Portugal. A mesma fonte explica ainda que os consumos na Europa e nos Estados Unidos são diferentes. "A maturidade dos conteúdos é maior lá, a Internet é uma comodity como ter água, luz e gás em casa." Empiricamente, porém, pode dizer-se que os adultos portugueses sempre estiveram mais na blogosfera.»

_________________________________________

Outros dados revelados pelo artigo

55% da população entre os 18 e 25 anos acede á "net" através de Computador portátil

81% dos jovens entre 18 e 29 anos usam Internet sem fios

63% na faixa etária entre os 30 e 49 anos

Em 2007 o consumo de blogues era de 24% (adultos 18-29 anos) e 7% (adultos + 30 anos)

Em 2009 o mesmo consumo é 15% (18-29) e 11% (30 ou +)


11 comentários:

Anónimo disse...

Espero que os dados apresentados sejam recolhidos por alguém de fora do DN, pois essse jornal não se tem revelado de confiança. Obedece demasiado bem aos donos.

Anónimo disse...

quem obedece bem aos donos é a cabra e a bocarra. também devem ser passeadas à rua com trela e tudo

Anónimo disse...

As noticias do DN sobre o Seixal nos últimos dias andam a incomodar a Censura Comunista da Margem Sul.

Anónimo disse...

Um exemplo a seguir em Almada e em Portugal.
Isto aconteceu na América Latina, no Brasil

"VAMOS COMEMORAR
Governador passa a noite na cadeia
11/02/2010 - 13:35 - Horário Pernambuco
DO BLOG DO FERNANDO RODRIGUES

Arruda preso em Brasília: uma decisão histórica
É histórica a decisão do Superior Tribunal de Justiça de mandar prender preventivamente o governador de Brasília, José Roberto Arruda (ex-PSDB, ex-DEM e agora sem partido).
É a primeira vez que um governador tem a prisão decretada em decorrência de um escândalo de corrupção após a redemocratização do país, em 1985. Outros haviam sido presos antes, mas na atual fase democrática Arruda é o primeiro acusado de corrupção e preso preventivamente.

Ou seja, 1 dos 27 governadores brasileiros passou a noite na cadeia, de ontem (11.fev) para hoje (12.fev.2010). Arruda está sendo acusado de obstruir o trabalho da Justiça, pois teria tentado subornar uma das testemunhas do caso conhecido como o “mensalão do Democratas”.

A prisão preventiva do governador tem efeito profilático. Não haverá, por óbvio, uma higienização completa e imediata da política. Mas trata-se de um sinal para todos os políticos: a Justiça está propensa a não tolerar mais certos tipos de comportamento.

É possível que Arruda consiga sair da cadeia daqui a alguns dias. Também é possível que seu processo se arraste por um tempo até o julgamento final.

O importante, entretanto, foi a prisão de ontem. A inevitabilidade da punição inibe a prática do crime. Ninguém furta uma barra de chocolate no supermercado se tiver certeza de que pode ser apanhado e punido. Maus políticos envolvem-se em corrupção porque nunca vão para a cadeia.

Ou seja, mesmo que mais adiante Arruda possa aguardar julgamento em liberdade (até porque não condenado em definitivo), a importância é relativa. Ele já foi preso. Passou pelo constrangimento de dormir na cadeia.

Esse fato é um divisor de águas. Terá efeito radical sobre todos os outros governadores, prefeitos e políticos brasileiros em geral. A partir de agora, todos sabem que, dependendo do abuso, podem parar dentro da cela de uma delegacia.

A Justiça deu ontem uma lição aos políticos: qualquer um pode ir para a prisão na democracia brasileira.

E esse é um fato muito positivo. Deve ser comemorado."

Anónimo disse...

Andam por aí uma joaninha abana abana que gosta muito de passear pela trela pela mão de quem lhe paga mais.
Por agora é pela mão da cornélia e do alfredo, mas já andou á trela por umas sardinhas, e por uns venâncios.

Anónimo disse...

Câmara do seixal afastou o mediocre do chefe do urbanismo por incompetência. Aquele que é marido da chefe dos recursos humanos da camara e filho da mulher da limpeza. Ao que se fala há mais dois mediocres na calha a chefe dos recursos humanos e a chefe da contabilidade a primeira mulher do ex chefe do urbanismo e nora da mulher da limpeza e a segunda filha do presidente da junta de freguesia de Fernão Ferro. Uma camara onde os mediocres se vão substituindo uns aos outros e a população a pagar impostos para lhes pagar grandes ordenados a incompetentes.

Maria Antonia disse...

Por favor neus Senhores,andam ai a falar mal uns dos outros e nem tem a coragem de colocar os vossos nomes escondem-se atras do: "Anonimo", ninguem tem Tomates para se assumir???? Vão procurar que fazer em casa! Bando de Cobardes......

Anónimo disse...

Parabéns és uma corajosa por um nome falso, ou que existe imensos. olha já agora publica aqui a tua morada e o teu nome todo

Anónimo disse...

A Teixeirona da Silva trasvestiu-se!

Anónimo disse...

O DN obedece demasiado aos donos o PS, tentando prejudicar o PSD.

Anónimo disse...

2/14/2010 01:06:00 PM -> sempre o mesmo idiota