domingo, fevereiro 14, 2010

O CARRO ELÉCTRICO COMUM EUROPEU


No Público :

« A presidência espanhola da União Europeia propôs uma “estratégia comum de desenvolvimento da viatura eléctrica”, um tema que está, pela primeira vez, no centro de uma reunião informal dos ministros da Indústria da UE, em San Sebastian.

Durante a presidência “queremos dar um papel central ao veículo eléctrico”, disse o ministro da Indústria, Miguel Sebastián, numa entrevista publicada no site da presidência espanhola. “Esperamos que a nossa percepção seja partilhada pelo resto dos Estados membros e das instituições comunitárias e que a Comissão Europeia a leve em conta ao adoptar uma estratégia comum que será debatida no Conselho de Ministros em Maio”, acrescentou.

A presidência espanhola deverá apresentar em San Sebastian um “documento de debate”, detalhando os principais “desafios colocados pela implementação do veículo eléctrico a grande escala”. O carro eléctrico é apresentado pelos Governos e industriais como uma oportunidade para relançar a economia e como uma necessidade ecológica face às alterações climáticas.

Mas actualmente os países europeus estão a trabalhar separadamente. Além disso, o desenvolvimento a grande escala do veículo eléctrico coloca ainda numerosas questões: custos elevados, harmonização das normas para as baterias e para os pontos de recarga (cuja rede ainda não está criada), consequências sobre o consumo e capacidade de produção de electricidade na União Europeia.

Este cenário justifica a vontade de Espanha promover uma abordagem “conjunta e global” a nível europeu, “para conseguir uma posição de vantagem competitiva neste sector”, comentou o ministro espanhol.
A presidência espanhola da UE convidou para esta reunião representantes dos sectores eléctricos (Iberdrola), automóvel (Renault) e industrial (Siemens). »

1 comentário:

Carmo Torres disse...

Olá, como estamos no carnaval e para animar um pouco, aqui fica um link delicioso.
Pode ser que assim se lembrem, neste tempo frio, de alguns amigos de quatro patas que precisam de um lar, para serem assim felizes.

http://www.youtube.com/watch_popup?v=pkPNa4DBFHI