segunda-feira, fevereiro 22, 2010

MOMENTO CALIMERO



Quinta-feira passada , algures na Margem Sul , sem que o esperasse , deu-se ao ouvir a rádio um verdadeiro "momento Calimero" , daqueles que há muito não me lembrava.

O que despoletou isso ? As declarações de Jerónimo de Sousa à TSF , em que este se mostrava preocupado sobre a liberdade de imprensa e a influência do poder politico nessa mesma capacidade de informar.

Claro que em vez de me comover, ri-me a bom rir ... a pensar quem é que estes cromos pretendem enganar?

Então ouvir tais palavras neste cenário a Sul do Tejo onde há décadas está instalado subrepticiamente pelo PCP um sistema antidemocrático , censório , de controlo da comunicação social num cenário de propagandismo puro e duro , é de ír às lágrimas com tamanha hipocrisia , tão bem retratada nesse mesmo dia por Pedro Lomba no Publico, cito excertos :

« O que quer o propagandista não é controlar a realidade. A sua primeira ambição é outra : gerir a aparência.

não lhe interessa refutar factos e suspeitas desfavoráveis, mas manipular a forma como esses factos são lidos e interpertados pelo maior número de pessoas. É nessa contra-informação metódica que o propagandista cava a distância entre o que é e o que parece.

Por isso, o grande motor de toda a propaganda - politica, económica ou cultural - residiu sempre na criação sofisticada de aparências.

As aparências também assentam em opiniões.Mas essas opiniões são distorcidas, falsificadas, enviesadas. São opiniões falsas que pretendem gerar outras opiniões falsas.

Nas sociedaades de massas, as aparências circulam como produtos tóxicos.

E o mais difícil nisto é isolar e compreender a realidade (...)»

5 comentários:

O Che Guevara da Cruz de Pau disse...

Claro, propagandistas perniciosos como o Ponto Verde, que querem fazer crer ao povo que não vivemos no paraíso terrestre que, como toda a gente sabe, é a margem sul!

Justamente para evitar ter o pensamento toldado pela propaganda da reacção, eu cá só leio o Avante (a a "Bola", claro, também vermelhamente imparcial)!

Anónimo disse...

Bom post, mas uma cópia deslavada das dezenas de post que apareceram com o mesmo título ainda a semana passada quando José Sócrates veio fazer uma comunicação ao país...
Vivemos num país de caliméros, um boneco nitidamente racistas e xenófobo.

Joana Lima disse...

tadinho do JóJó a queixar-se da liberdade de imprensa , e os boletins e revistas das câmaras comunistas que são tão abertos à diversidade de opinião, às cartas dos leitores e às posições dos outros vereadores. E os jornais regionais que são todos apoiados por igual pelas autarquias do PCP e que são tão livres de se exprimirem.

Anónimo disse...

E a liberdade que os trabalhadores da Câmara do Seixal não têm para se expressarem livremente? E as manobras políticas contra moradores que não têm cartão do Partido Comunista. E a falta de igualdade de oportunidades no concelho do seixal. Tudo isto por obra do Partido comunista do Jerónimo de Sousa. há ainda também as campanhas de boatos lançadas pelos militantes comunistas para distorcerem a verdade como fizeram com a criança que caiu no esgoto que se apressaram a dizer que tinha sido a mão que a tinha matado.

Anónimo disse...

Caro anónimo anterior, permita-me que discorde consigo.

Não é devido ao comunismo de Jerónimo de Sousa que o concelho está como está.

É sim devido a meia dúzia de cumudistas, que se dizem comunistas, e que só se preocupam a criar um concelho imaginado, que apenas eles conhecem.

É culpa também de uma oposição amorfa, que se limitou a fazer de conta que era oposição antes e depois das eleições.

É culpa de eleitores que se estão borrifando para quem os governa, quais ovelhas, e que nem saiem de casa para votar.

Esta sim é a culpa.