terça-feira, fevereiro 23, 2010

TRAGÉDIA E PROPAGANDA


Ainda este fim de semana , a propósito da tragédia natural, mas com culpas bem humanas que se abateu sobre a Ilha da Madeira, o que veio de imediato ao de cima foi a tentativa do poder em controlar a informação " não dramatizando", ou seja ... não divulgando a realidade na sua real expressão!

Não "dramatizemos" , como quer Alberto João , as vidas perdidas , os bens que desapareceram em minutos ou os dramas sociais agravados.

- Não dramatizemos, pois o "circo", perdão "O Carnaval" tem de continuar...


A demonstração da necessidade da gestão das aparências, da construção de uma outra realidade - diferente dos mais de 40 mortos e 250 desaparecidos - a par da auto-desresponsabilização é total. Os inimputáveis no poder , neste caso no poder Regional... assim o decidem .

A má convivência com a realidade e com a liberdade de informar é hoje , assim , geral aos poderes nacionais , do Governo da Republica ao cacíquismo local, passando pelas regiões ditas Autónomas .

O que é necessário é prolongar o Carnaval perfeito em que esta gente (se / nos ) governa.


Curioso é também, neste caso , o facto de ninguém (*) com responsabilidades regionais assumir que a forma como se construíu nos ultimos vinte anos em redor do Funchal e noutros pontos da ilha, a forma como se impermeabilizaram solos, limitaram e obstruíram linhas de água, como se encanaram ribeiras , como estradas e viadutos foram construídos contrariando a natureza do terreno , contribuíram com uma percentagem não descurável para a dimensão da tragédia e a perda de vidas humanas ... deixemo-nos disso... é preciso é não dramatizar !!!


O post de ontem sobre a demagogia é aqui de novo decalcável na íntegra , que tristeza !


A frase de Pedro Lomba é mais uma vez exemplar
« ... o mais difícil nisto é isolar e compreender a realidade (...)» ... Claramente estes politicos, actualmente no poder , perderam há muito toda a noção dessa mesma realidade !

E citando novamente Pedro Lomba «O que quer o propagandista não é controlar a realidade. A sua primeira ambição é outra : gerir a aparência » ... Deduzo pois que nada de anormal se tenha passado na Madeira, no máximo...uma humidadezita!!! Venham de lá esses dolares, libras e euros ... perdão, Turistas quero eu dizer ... que vem aí a Festa da Flor , depois a Passagem de Ano, agora passou o Carnaval e vamos em frente...(onde é que eu já vi isto ? )

As notícias nos jornais e na TV são obra de ficção dos "cubanos do Cont'nente" e não têm a ver com a realidade no Paradisiaco Rochedo.

Nota - (*) À excepção de um antigo vereador do ambiente da CMF (link) .

27 comentários:

Anónimo disse...

Post mesquinho, no seguimento do que já foi feito a semana passada bem antes de acontecer esta tragédia.
Relembro aqui as palavras de Francisco Louça, que disse que dificilmente alguma coisa poderia ter sido feita atendendo ao tamanho do aluvião. O senhor consegue ser mais extremista.
Todos sabemos que está ao serviço do PS, mas este serviço nem sequer acredito que tenha sido encomendado pelo seu partido.
Mais uma vez lamento que o candidato social democrata à CM do Seixal, tenha acreditado na sua boa fé.

Anónimo disse...

Sei que há bastantes mortos no parque de estacionamento do cc da Anadia. O governo da madeira deu ordem para que ninguem divulgue esses dados. O governo está a fazer tudo para ignorar a verdadeira tragédia e mentir ao resto do mundo. Se isto passar impune desisto de viver neste País sem honra, sem verdade e que finge tudo através da comunicação social. Há muito tempo que a Madeira dá provas de estar muito longe de ser uma democracia.. e o governo forçadamente eleito não funciona para o povo, neste caso para o povo da Madeira que está em estado de Choque. Domina o Lobby milionário dos hoteis de Luxo e das Agencias de Viagem.

Anónimo disse...

Nas ditaduras, os mortos por calamidades (naturais ou humanas) são sempre escondidos para não se conhecer a dimensão da tragédia, nem se pedirem responsabilidades ao poder vigente (o Salazar escondia os mortos da guerra colonial).

A pretexto do turismo, temos de acreditar que está tudo bem (um argumento também utilizado para abafar as reportagens que há uns anos falavam na miséria de algumas vilas fora do Funchal e da prostituição infantil/juvenil).

Solidariedade com o povo da Madeira, nao com Alberto João que diz que faria tudo igual se voltasse atrás .

Ex-militante disse...

O primeiro comentário demonstra que o sectarismo e fanatismo não são exclusivos do PCP. É por esta cegueira que cada vez mais a sociedade civil se afasta da forma de fazer politica e dos partidos actuais.

Anónimo disse...

MESMO ASSIM ESTA TRAGEDIA NAO SERVE DE NADA AO HOMEM ELE É O CULPADO CONSTROI ONDE NAO DEVE ,

Anónimo disse...

Alberto João é PATÉTICO , a recusa em assumir responsabilidades e em comentar as acusações de má gestão e mau ordenamento como ontem disse á Judite de Sousa é preocupante.
Esta tragédia deixou a descoberto as diferenças sociais existentes na Madeira , uma das regiões nacionais mais ricas e para onde são canalizadas mais verbas.
para além das verbas comunitárias, do Orçamento de Estado , há muito dinheiro que vem do turismo mas que parece não chegar a todos.

Anónimo disse...

Esta Ignomínia de post só é possível a uma mente deturpada e anónima, tal como temos aqui socretinos e comunistas a falarem do que não sabem.
É só veneno. Não mordam a língua.
Tudo anónimo ou pseudo anónimo. Assim se vê a liberdade de expressão.
Ditadura é o que aconteceu na Independente, no Freeport, na TVI, no Público, no Seixal...
Andam há procura de sangue?
Querem lançar uns foguetes; como fizeram aquando do anúncio da morte de Sá Carneiro?
Pois, para quem não se lembre, quando foi anunciada a morte de Sá Carneiro, já lá vão muitos anos, passados alguns minutos soaram na Baia do Seixal foguetes lançados do Seixal.
Sabemos que mais aqui, com este governo de boys, nesta Câmara que vivemos numa verdadeira democracia!!

DAL disse...

Não acredito que os comentários anteriortes sejam de supostos militantes do PSD, ou então o PSD Seixal vai muito mal.
Concordo como que foi dito acimaa no post e com a chamada de atenção do ex.vereador do ambiente do Funchal. É preciso reflorestar as encostas do Seixal , compensar a deflorestação analizar as novas linhas de água criadas pelos obstáculos criados pelo homem e temos também de mudar algumas lideranças esclerosadas.
Certamente que concordarãaoi comigo, a menos que o meu PPD se tenha tornado num partido dogmático. O Busto de Sá carneiro no meio da lama é premonitório da mudança necessária.

Anónimo disse...

"É preciso reflorestar as encostas do Seixal"??? Um comentário à RR...
seixal na Madeira ou no Continente?

Devem ter muito que falar do AJJ quando se permite a construção do maior Centro Comercial a Sul do Tejo exactamente em cima de uma falha sísmica.

Anónimo disse...

Que diferença quer para Nova Orleães ,quer para o Haiti,no modo como a população residente reage a uma catástrofe natural.
Na Madeira não existe pilhagens, violência em barda,assassinatos.
Existe sim solidariedade,empenho e vontade de ajuda entre a população,de pois ainda vem os pseudo iluminados do politicamente correcto afirmarem que somos todos iguais e não existem diferenças comportamentais diferentes.
Ps :Ainda não vi nenhum dos sugadores dos países do cplp ou do Brasil oferecer qualquer ajuda.
Nada de estranhar quando se nem entre eles são solidários.

Anónimo disse...

Exacto nunca vi qualquer partido comunista reconhecer os números de mortos do holomodor ou do massacre de katyn.
Ou as mortes de Pol Pot ,na qual foram exterminados 2 terços da população.
Comunismo =100 milhões de mortos no mundo

Anónimo disse...

Este Post deveria chamar-se Tragédia e Aproveitamento Político, pois é isso exactamente que o post pretende alcançar.

Aproveitar uma tragédia para mais uma vez atacar o Jardim?
É claro que existem erros urbanisticos, desflorestação, caos urbanistico, mas em Portugal onde não existe? Só muito recentemente é que se começou a ter um pensamento urbanistico global.

Existem erros na Madeira? Sim. Vamos estudá-los e corrigi-los.

Registou-se uma precipitação record em tão pouco tempo aliada a uma orografia muito específica da Madeira? Sim, como tal tem-se de reforçar os cuidados a ter. Registaram-se 181mm no pico do Arieiro. Em Beja, 112mm, corresponderam a 13 mortos em 1997.

Que sem algumas das obras efectuadas teria sido muito pior? Sem dúvida.

Todo o tipo de aproveitamento político feito a partir deste caso é algo ignóbil. Que nunca vos aconteça o mesmo.

Anónimo disse...

Dilúvio 'força' Ministério da Ciência a dar luz verde a radar - DN

Finalmente!! Depois de 15 anos de governo Socialista

Anónimo disse...

Ignóbil é não querer ver os erros e nem mesmo discuti-los.

Ignóbil é dizer se se voltasse atrás faria tudo igual.

Ignóbil é construír sobre falésia quase sobre o mar , Pestana Grand e outros empreendimentos na Costa da madeira.

Ignóbil aqui não é quem diz que estamos perante uma tragédia da natureza com consequências e culpas da estupidez e interesses do homem e não o recusar que se está perante uma calamidade.

Ignóbil é valer tudo quando se trata de AJJ.

Ignóbil é a meia duzia de Hoteleiros e construtores civis que tudo podem na Madeira.

Ignóbil é a miséria escondida e as diferenças sociais na Madeira.

Ignóbil é AJJ estar a matar o turismo na Madeira como outros fizeram no Algarve e querem fazer na Costa Alentejana.

João Freire disse...

Ponto Verde, não sou propriamente o maior admirador do Alberto João e do seu estilo, mas creio que ele, neste caso, portou-se à altura das dificuldades, sem entrar em politiquices.

E de facto, é importante não dramatizar neste momento (sem prejuizo de se apurarem responsabilidades, umas vez concluídos os esforços de salvamento e restabelecida a ordem mínima) - a Madeira vive muito do turismo e empolar ainda mais esta catástrofe e afugentar os turistas pode trazer ainda mais prejuizos à Madeira.

Anónimo disse...

Este tipo de responsabilidades difusas nunca serão apuradas, muito menos na Madeira.
O Senhor já recusou até discutr o tema com uma jornalista com a qual tem agendada uma entrevista.
Não alinho nessa de agora é tempo de arrumar a casa e enterrar os mortos. É tempo disso e de remediar as consequências, mas também de averiguar das causas e responsabilidades.
Os Turistas viram nas televisões e nos jornais o que se passou , meter a cabeça na areia não é solução.

Anónimo disse...

Só se fala tanto de responsabilidades porque se trata da Madeira e de Alberto João Jardim, caso contrário, como aconteceu anteriormente nops Açores, em Beja, em Loures o ano passado, toda a rseponsabilidade, ou tentativa de encontrar cukpados seria bem menor. Não me recordo com as cheias em Loures de ver aqui algo escrito no a-sul.

Apurem-se as responsabilidades, corrijam-se os defeitos, investigue-se para saber o que fazer para minorar novos acontecimentos como este, mas deixem-se de politiquices.

Anónimo disse...

Claro, Anónimo, é preciso apurar responsabilidades doa a quem doer. Mas talvez haja outras prioridades neste momento. Acho que as famílias dos mortos e desaparecidos merecem mais do que o foco mediático desviar-se delas para a querela política do apontar o dedo. Questão de timing.

Tal como o Alberto João se vai aproveitar disto durante anos para sacar mais fundos para a Madeira, também muitos se aproveitam, com razão ou sem ela, para atacar o Alberto João Jardim.

Agora, não vale a pena nós continentais pormos ares superiores e dizer que o problema da construção em leito de cheias é problema da Madeira. A desordem urbanística é um problema nacional. Se forem ver, em Lisboa, o que está construido em leito de cheias de rios subterrâneos até se assustam. Um exemplo: conhecem Sete Rios? O nome não é uma metáfora...

Anónimo disse...

Um bocadinho ao lado do tema, mas imperdível.
É caso para dizer, faz o que eu digo, não faças o que eu faço!

do jornal digital O Rio:

Os eleitos da CDU-Beja já haviam denunciado, em reunião de Câmara anterior, a estratégia dos eleitos do PS que optaram pela crítica permanente ao funcionamento de alguns sectores do município, nalgumas situações com o afastamento de funcionários, com o objectivo de criar espaço para a colocação de pessoal de confiança política, pessoal e familiar, sobrecarregando desnecessariamente o município com mais funcionários,”
In CDUBEJA – vereadores

Ponto Verde disse...

Boa tarde a todos . Agradeço as participações e os contributos ,contra ou a favor do conteúdo do post, todos foram publicados , todos respeito, apesar da manifesta falta de tolerância , coerência, e manifesta falta de conhecimento do terreno de alguns dos comentadores.

Ao contrário do que salientei no post , não se verifica aqui «A má convivência com a realidade e com a liberdade de informar é hoje , assim , geral aos poderes nacionais , do Governo da Republica ao cacíquismo local, passando pelas regiões ditas Autónomas .»


Acho que pelo menos numa coisa estamos de acordo, por estes dias , somos todos Madeirenses e sentimos sobretudo a perda (muitas das vezes evitável) de vidas humanas .

Queiram-me desculpar mas é infelizmente nestas alturas , quando não se acautelam as situações, que pelo menos tudo se questione e equacione para que não se repitam os mesmos erros, ideia que parece infelizmente não colher junto do responsável máximo do GR Madeira.

Ponto Verde disse...

(continuação)

Bem sei que não é uma discussão séria que pretendem, mas gostaria de , respondendo a todos, na figura do último comentador das 3.07 e quando me acusam de colagem ao partido A ou B ou de falta de coerência :

Pois o caro anónimo poderá encontrar neste blogue , aqui em :

http://a-sul.blogspot.com/2008/02/afinal-h-ministro.html

O que foi aqui escrito na altura, há precisamente doia anos, sobre as cheias de Loures e de Setúbal que foi o seguinte :

« Descobriu-se depois das inundações de segunda feira, que afinal há Ministro do Ambiente , não porque o tenha visto de galochas e camuflado (fica sempre bem numa qualquer tragédia, um ministro de galochas e camuflado) , mas porque "inexperientemente" disse aquilo que todos pensamos... e houve umas virgens puras que se sentiram ofendidas.

O que disse o ministro de assim tão grave ? Bom disse "que responsabilizava as autarquias pelas cheias e complicações de trânsito registadas" e não é que o homem até tem razão ?

Só que , apesar de achar isso mesmo, não isento o Ministério do Ambiente na sua quota parte de responsabilidade, não no caos, não no trânsito, não nas casas inundadas ou nos carros submersos, não nas lojas destruídas, reconheço responsabilidades ao Governo Central ao considerarem os autarcas pessoas de bem e assinarem, na maioria das vezes "de cruz" os projectos e planos que lhe chega , apresentados pelas autarquias, quando muitas das vezes sofreram até a contestação das populações dos tecnicos e de organizações ambientalistas... e foram manipuladas as consultas públicas!

A recente alteração na responsabilidade na delimitação e "municipalização" da REN e da RAN é outro desse legado que no futuro vai dar ainda pior resultado...

Quanto às virgens ofendidas , por exemplo as Câmaras de Setubal e de Almada deviam ter era vergonha !!!

Ao não resolverem problemas recorrentes e previsíveis de drenagem ou falta dela, de limpeza de condutas de águas pluviais , é que a CDU, força politica que está à frente dos destinos destas autarquias, está-o há muitos anos...sempre com a repetição dos mesmos problemas, agravados porque entretanto se urbanizou a esmo e impermeabilizou vastas zonas do território , veja-se em Setúbal a destruição prevista do Vale da Rosa o inundar ciclico do tunel do Quebedo, ou em Almada o que foi feito em todo o Vale da Sobreda, os Vales que vão do Feijó até à Cova da Piedade...o desmazelo dos muros centenários de Porto Brandão...

Pelo que só posso concordar com o Professor Nunes Correia quando afirmou "Tem a ver com as infraestruturas urbanas», há «falta de hábito» de fazer limpezas regulares para evitar cheias, embora reconheça que só uma peritagem pode apurar as razões das complicações verificadas."

Concordamos ? Ou ainda acham que é tudo culpa de uma conspiração entre o S.Pedro , o Fontes Pereira de Melo e o Duarte Pacheco para deixar mal os autarcas CDU?

Agora, senhor ministro, espero que assuma as trapalhadas que os PIN já começaram a dar , metendo mais água que Loures e Sacavém juntas...

ULTIMA HORA

Uma questão interessante e uma abordagem diferente sobre este tema pelo Deputado Luís Rodrigues (clique) . »

Saudações Democráticas , criticas e apartidárias.

Luis disse...

Pois esta história já se está a tornar rídicula com a complacência dos jornalistas. No 1º dia eram 38 mortos no dia a seguir 42 depois ouvimos em directo relatos de pessoas num dos casos perdeu 5 pessoas da família e noutro 7, Esta manhã recolheram mais 4 corpos e então ainda agora ouvi o Presidente da Camara do Funchal a dizer que os mortos reduziram???? Estes Srs da Madeira não perdem a oportunidade de se expor ao ridículo. Depois ainda querem que os levem a sério. Toda esta história ainda se torna mais ridícula quando parece que a cada dia que passa fica mais claro para todos que a culpa é da Mãe Natureza com ou sem construções a quantidade de água que caiu sobre a ilha só podia dar nisto.Quando a verdade vier ao de cima sobre os encobrimentos que eles estão a fazer os efeitos vão ser mais nefastos. A verdade seja ela qual for é sempre o melhor caminho.....Mas o Sr Dr Jardim já nos habituou que na Madeira não é assim....fico a aguardar para ver o que vai ele ganhar com este disparate???

Anónimo disse...

Hoje em em conversa com um madeirense residente há perto de cinco anos em Lisboa, confessou-me um pensamento (é verídico, de um senhor que é socialista e desculpem a linguagem brejeira):

"Houvera um Alberto João jardim para o continente e não estavamos enterrados em dívidas, déficits, desconfianças e merdas afins.
O que Portugal precisa é de um Homem com tomates"

Anónimo disse...

Convido-os a conhecerem o nosso Projecto para a Associação de Amigos do Pinhal do General!

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

Obrigado.

Anónimo disse...

será também esta noticia do público mera propaganda contra o PCP?

"O prisioneiro político cubano Orlando Zapata Tamayo, de 42 anos, morreu ontem à noite, ao fim de 85 dias de greve de fome que iniciara como protesto contra as condições prisionais no país."

in Viverseixal.bloguespot.com

Anónimo disse...

Quando estalará o verniz da fedorenta e hipócrita democracia à portuguesa.
A democracia à portuguesa já fede que tresanda.
Os senhores que tomaram conta do poder em Portugal estão preocupados em controlar a informação, cada vez há mais vítimas do seu poder despótico e descricionário.
O carnaval em Portugal não são só três dias. Estamos a verificar que andam mascarados 365 dias.
Fora com a escumalha.
O POVO ESTÁ FARTO.
IDE EMBORA, MAS PRIMEIRO TÊM DE PAGAR O PREJUÍZO QUE NOS CAUSARAM.

CAMBADA DE XULOS.

Anónimo disse...

Eu até gostava do vosso blog. Mas, depois da leitura deste post tudou mudou. Vocês são mais do mesmo, não conseguem separar a realidade do mundo político. Vi com os meus olhos o que aconteceu na Madeira, era impossível travar tal brutalidade da natureza. O aproveitamento da desgraça não vale nada. Pelo menos dediquem umas palavras de condolências as famílias que perderam os seus entes queridos.

Até nunca mais...