sexta-feira, fevereiro 12, 2010

SER CRIANÇA E MORRER NUM ESGOTO - TODOS OS ADJECTIVOS SÃO POUCOS


Podiamos considerar todos os adjectivos , mas já escrevemos muito sobre isto e voltaremos a escrever, não nos calaremos , e tem sido graças, quer aos jornais, quer aos blogues, este caso não ter morrido no esgoto para onde os do costume têm pretendido arrastar .

Ontem foi dado novo tratamento jornalistico em artigo de página inteira com chamada à primeira página do Diário de Noticias (link aqui) . A palavra à mãe da criança que morreu afogada num esgoto numa via publica do Seixal , passo a citar:

« "Estou cansada de ouvir dizer que a Justiça é morosa no nosso país, mas eu devo ser das suas maiores vítimas." O comentário contundente parte de Maria João Silva, a mãe da criança que a 22 de Março de 1999 morreu numa caixa de esgoto de Arrentela (Seixal), depois de saber que, volvidos 11 anos e ter gasto já perto de dez mil euros com o processo, o pedido de indemnização de 250 mil euros voltou à estaca zero. Há cinco anos o Tribunal do Seixal tinha condenado a autarquia.

Depois de em 2005 o julgamento ter sido parcialmente repetido por deficiência nas gravações, agora o Tribunal de Conflitos deu razão ao recurso da Câmara do Seixal, que alegou não terem os tribunais comuns competência para atribuir indemnização aos pais de Rogério Filipe, sendo que o caso só pode ser julgado por um tribunal administrativo e fiscal.

"Eu não vou desistir. Foi uma criança que morreu, não foi um cão", refere Maria João Silva, lamentando o facto de ser obrigada a recordar tudo outra vez diante do juiz. "Não desejo isto a ninguém. É uma dor enorme", admite, alertando para os sacrifícios financeiros inerentes ao processo, que já ronda despesas na casa dos dez mil euros.

Mesmo assim, a mãe que perdeu o filho há quase 11 anos não vai parar. "Nem que seja a última coisa que eu faça. Eu sei que nada me devolve o menino, mas isto não pode passar impune", sustenta, admitindo não acreditar que a tentativa de acordo que o seu o advogado, José Nóvoa Cortez, vai tentar levar a cabo com a edilidade seixalense dê resultado. "Se quisessem um acordo, já o tinham feito, mas a câmara vai recorrer até onde houver possibilidade." Por isso, "vamos em frente, vamos arrolar as mesmas testemunhas e mostrar as mesmas provas, porque isto há-de parar algum dia".

O advogado diz que vai tentar um acordo com o município, alegando que existe hoje um novo dado, segundo o qual já nenhum funcionário da autarquia está criminalmente acusado, tendo o antigo encarregado da manutenção e fiscalização da rede de esgotos - o único arguido - sido absolvido do crime de negligência.


22 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos podia ter acontecido a qualquer um .
Todos (menos Alfredo Monteiro e Companhia) nos identificamos com este caso grotesco.
Mas vejam lá esta pérola que encontrei nos comentários do DN ao artigo, a tentativa de branquear a Câmara do Seixal, acusando de viés e torpemente os pais, estratégia desde sempre da Câmara do Seixal e dos seus causidicos que empocharam em honorários, num ano, o dobro do que negam aquela familia.
Eis o comentário publicado no DN, imaginem por que pena :

« Não querendo deixar de sublinhar a aspecto trágico do acidente que levou à morte da criança (único inocente no processo), deve ser salientado que a guarda dos filhos pequenos é da responsabilidade dos pais, e aqui, tal como na Praia da Luz, essa guarda falhou. A tampa de esgoto )roubada por terceiros) estava num terreno baldio, onde uma criança pequena não deveria ter ido sem supervisão. Bem, coitado dele, a quem já nada nem ninguém devolve a vida.»

Daniel Geraldes disse...

A Sic falou hoje disto no Jornal das 13 horas. É uma vergonha.

Anónimo disse...

Esta história é moralmente, pornográficamente obscena .Estes pais deviam avançar com uma queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Anónimo disse...

Quem foi o monstro que escreveu no DN o texto do primeiro comentário?
Lamentavelmente o presidente da camara vereadores e afins metem-me nojo já ninguem suporta aquela canalha.

Anónimo disse...

"Eu não vou desistir. Foi uma criança que morreu, não foi um cão"

estas frases devem ser evitadas, são éticamente incorrectas

Anónimo disse...

A frase é da própria mãe. Tem toda a «ÉTICA» de pensar o que seja depois de tudo o que se passsou. E a «ÉTICA» da Câmara Municipal ? E a da "Justiça" ? Uma justiça ao serviço dos poderosos que usam e abusam dos dinheiros públicos ao contratar advogados prrivados pagos a peso de ouro?

Anónimo disse...

Estes senhores deixam-me preocupado: Armando Vara, José Sócrates, Jorge Coelho, Vítor Constâncio, Noronha de Nascimento, Pinto Correia, Joaquim Oliveira e Marinho Pinto...

Anónimo disse...

Só um comentário para a Camara Municipal: NOJO!

Anónimo disse...

ó anónimo das 09:44:00 AM você existir é que me deixa preocupado. vem para aqui falar em politiquices quando o assunto discutido é sério. comuna idiota

Ana disse...

Existe um velho ditado que diz que “A falar é que a gente se entende”, o que neste caso seguramente não se entende, fala-se, fala-se e não se chega a nenhum resultado e já são onze anos. Onze dolorosos anos que só quem não tem filhos e os ama acima de tudo e de todos, pode, tendo algo a ver com o assunto, nada fazer para o resolver, É DESUMANO, no mínimo.
Eu sou de opinião que sim senhor os pais devem de um modo geral serem responsabilizados pela guarda dos filhos, MAS TAMBÉM AQUI A AUTAUQUIA DEVE SER RESPONSABILIZADA QUANDO PÔE A VIDA DOS SEUS MUNICIPES EM PERIGO E NESTE CASO PERIGO DE MORTE.
E porque a falar já ninguém se entende e porque também diz um dito ditado que “Palavras leva-as o vento”, sou da opinião que se faça mais.
Assim e sem ser inovativa, e tendo por exemplo o movimento pró Hospital, que tal uma vigília junto à CMS, ou junto ao local onde se deu o acidente.

frentenegra disse...

A acontecer com um filho meu,o resultado para os responsáveis comunas,bem como o badalhoco do advogado só seria um,a morte dolorosa

Anónimo disse...

120 mil euros do orçamento da câmara para um tapete de Cargaleiro para as novas instalações da câmara municipal.

Milhares de euros para um boletim quinzenal onde apenas aparecem as fotos de Alfredo Monteiro e dos outros tachistas.

Milhares de euros para uma advogada contratada/avençada, que á revelia de uma decisão unanime dos vereadores no mandato anterior para pagar a indemnisação, avança com outro processo.

Mas não há dinheiro para pagar uma indemnização aos pais...

Manuel do Ó disse...

Esta câmara, ou melhor o executivo desta câmara, não tem vergonha nem pudor.
Quando se aproveita da questão do hospital para fazer política, aparecem tão preocupados com os doentes deste concelho, mas aqui neste caso em particular esquecem-se ou melhor querem se esquecer da dor daqueles pais.
Como já foi referido, e bem, nos comentários anteriores, qual a desculpa desta câmara ou de quem a governa, para não pagar o que tinha sido anteriormente pré definido.
Isto é um massacre aos familiares o reavivar constantemente do trágico acidente, é claro que todos mais informados sabemos, os peritos que são os comunistas em massacres.
Mas só os mais distraídos podem ficar surpresos, quando uma câmara deixa as crianças deste concelho passar frio durante treze anos, pela não substituição de um quadro eléctrico numa escola, é capaz de tudo.
Mas de realçar outro pormenor não menos importante, qual o verdadeiro papel da advogada da câmara municipal? Convém não esquecer, que a mesma, andou anos a fio a receber ilicitamente honorários (horas extraordinárias) da câmara, será que não é esta senhora que impôs ao executivo recorrerem, para assim, delapidar mais uns milhares de euros do erário público?
Diz quem a conhece bem, que esta senhora é bem capaz de exigir este recurso.

Anónimo disse...

120 000 euros para um tapete? Num concelho onde ainda há gente sem esgotos. Na cidade do seixal muitas das casas não têm esgotos os seus moradores ainda usam o antigo metodo do balde para despejar no rio. Este presidente da camara não tem vergonha. Um tapete 120 000 euros? A população devia saber disto para ver se continuava a abster-se para os senhores da CDU brincarem com os seus impostos.

Anónimo disse...

Para que nao venham os afonsos e flamingos e Lda a desmentir, podem ver no site da cãmara:

http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/12AD80EC-729C-447E-9D15-4E1EC36CC3C2/4980/05_GOP_2010.pdf

GOP - (pag15)
ACÇOES INSTITUCIONAIS E MODERNIZAÇAO - INSTALAÇÕES MUNICIPAIS
Aquisição de Bens moveis: tapeçaria de mestre cargaleiro para o novo edificio municipal - 126.000

E dizem-se estes gajos comunistas!!
Hipócritas e velhacos, sáo o que sao!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Vá lá meninos, aproveitem e vão catar cocó, porque a masturbação é chão que já deixou de dar uvas para vocês.

Anónimo disse...

ó prós ordinários a ver se desviam a conversa.
masturbação a mais têm tido estes cumudistas que aqui pululam piores que os macacos de onde veio o monhé do Alfredo

Anónimo disse...

falando de macacos,

"Vá lá meninos, aproveitem e vão catar cocó, porque a masturbação é chão que já deixou de dar uvas para vocês."

Excelente!

Anónimo disse...

Assim se vêem os anormais que governam este concelho.
só tenho pena que não tenha sido a mãe de um destes filhos da P**** dos comentadores das 2/14/2010 06:08:00 PM que tenha caido no esgoto (se calhar porque nunca de lá saiu).

Anónimo disse...

Felizmente, a minha mãe tem um pai e uma mãe que sempre souberam cuidar e continuam a cuidar dela.

Protegendo-a e acima de tudo sempre zelando para que nada de mau...lhe aconteça.

Sabes, caro anónimo das 03,07 PM, não achas que catar cocó é exercício mais fácil para ti?

Estou a ver que sim, porque do uso que dás à linguagem percebe-se que o vocabulário para além de ser curto é de grande penar para ti.

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA:
Segundo as minhas fontes privilegiadas, acabo de saber que o Dr. Samuel Cruz vai residir para um Condomínio, considerado de Luxo, conhecido por Parque Luso.
Mas o melhor ! Apesar de ainda se encontrarem à venda diversos andares, o Vereador Samuel Cruz, "escolheu" ser vizinho do prédio onde já habita, segundo apurado há mais de 1 ano, a Dra. Paula Pinho. E esta ehm ? Depois de a mesma ser tão visada, até por ele, o que o fará ter feito semelhante escolha. É que foi ele que foi atrás dela. Só posso deduzir !
Cusca on line.

Anónimo disse...

"Felizmente, a minha mãe tem um pai e uma mãe que sempre souberam cuidar e continuam a cuidar dela. "

LINNNNDDDOOOOOO!!!!!
Infelizmente, os teus patrões da cãmara do seixal é que não sabem o que é cuidar da segurança dos municipes, e depois é o que se vê.

Sobre o exercício, realmente catar cocó só se fosse dessa tua cabeça, mas deixo isso para os teus progenitores, "que sempre souberam cuidar e continuam a cuidar dela".