sexta-feira, fevereiro 19, 2010

SACUDIR A ÁGUA (2) - SEIXAL , QUEM SÃO AS VÍTIMAS ?


Quem observe a posição e o comportamento da Câmara do Seixal no caso da criança afogada num esgoto na via pública, parece depreender que a autarquia entende que contra o "interesse público" os pais da criança querem lucrar com a Câmara do Seixal que se transforma assim na vítima , na assumpção que é do interesse da defesa do bem público o protelar mais e mais... e mais ... no cumprimento de uma sentença.

Uma das questões é que, será que o comum dos cidadãos , a opinião pública entende assim?

É que esta posição...de recurso...em recurso, tem custos para além dos custos morais e psicológicos infrigidos aos pais, para além da perda do seu filho... mas é claro que esses custos são directamente proporcionais aos lucros dos advogados envolvidos, é que ainda não constou que estes trabalhassem pro bono em favor do interesse público que dizem defender...

Para além do artigo reproduzido acima com data de ontem e publicado no Publico, na passada sexta-feira saíu também mais um artigo no DN (link) sobre este SÓRDIDO caso, desta vez com a posição arrazadora da APAV , cito :


«João Lázaro, director executivo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), considera que o sistema judicial não está a conseguir ajudar os pais da criança que morreu numa caixa de esgoto no Seixal, há cerca de 11 anos, a "encerrar o luto", o que está a provocar "o prolongamento do sofrimento". Confrontado pelo DN com o facto de o processo ter voltado à "estaca zero", depois de em 2005 a Câmara do Seixal já ter sido condenada em tribunal a pagar 250 mil euros à família, o dirigente da APAV alerta que "houve uma morte e a justiça material deve fazer-se".

Como o DN avançou ontem, o Tribunal de Conflito deu razão ao recurso da autarquia, para quem os tribunais comuns não têm competência para atribuir indemnizações, pelo que o julgamento vai agora ser repetido no tribunal administrativo e fiscal, o que obriga a mãe de Rogério Filipe a recordar todo o episódio de 22 de Março de 1999, quando o filho caiu no esgoto, aparecendo morto na estação elevatória do Porto da Raposa (Arrentela) na manhã seguinte.

"A questão do conflito nos tribunais é válida, mas não se pode hipotecar a justiça material apenas à justiça formal, em prejuízo do cidadão. Passados dez anos, há claramente aqui um papel de vitimização dos pais", sublinha João Lázaro, admitindo que "os cidadãos não podem estar à espera de resposta durante dez anos e depois chegar-se à conclusão de que volta tudo a zero".

Numa altura em que a advogada da autarquia, Paula Pinho, já admitiu recorrer sempre que "existirem situações de recurso", em nome "do interesse público", o advogado dos pais da vítima, José Nóvoa Cortez, revela já ter sido invocada a lei de responsabilidade do Estado, que responde pelos actos lesivos de outrem. Mas o advogado alude aos 11 longos anos para revelar que se o processo continuar no impasse por muito tempo admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. "Nunca me debrucei sobre isso porque é preciso muito dinheiro e a cliente não tem, mas é possível", reitera, alertando para outro caso, "prontamente resolvido" pela Câmara de Lisboa, que indemnizou em 220 mil euros os pais de Ruben Cunha, menor que morreu electrocutado num semáforo.»

25 comentários:

Anónimo disse...

É a politica de intriga do PS no seu melhor!
Foi para isto que o povo votou nesta gente do PS?
Não aceitaram pelouros, trabalho não é com eles!
Mas usam os mails dos trabalhadores para a intriga e maldizencia.
Este Ponto é outro boy pago a peso de ouro como o do boy do Simplex.
Quanto ganhas ó Ponto Vergonhoso?
Quanto ganhas por cada mentira que aqui vomitas todos os dias?

O Che Guevara da Cruz de Pau disse...

É isso mesmo camarada Anónimo! O ponto verde, esse covarde que nem os tem para assinar com o próprio nome - ao contrário de ti, que usas o bonito nome que tua mãe Anonimália da Conceição, te pôs! E vem para aqui defender os vítimas, mortos e trucidados, olha-me bem para este reaccionário!

É claro que é pago a peso de ouro pelo grande capital e pela reacção! Como é sabido, a actividade bloguística é das mais bem pagas neste mundo... quase tão bem paga como ser advogado contratado pela câmara do Seixal!

ABAIXO OS BLOGUES DA REACÇÃO! Abaixo o Ponto Verde!

Anónimo disse...

Ainda hoje estive em Almada e estava lá um carro com a música dos comunistas bem alta, a fazer campanha continua. Só em regimes ditaturiais é que isto acontece.

Quanto ao caso da vitima, agora quem devia pagar são os vereadores do próprio bolso, pela sua incompetencia e atitudes criminosas.

João Freire disse...

Anónimo, não te desejava tamanho mal... que foste tu fazer a Almada? Decerto deves ter tido uma razão mesmo muito forte.

Aquilo graças ao efeito Maria Emília é uma cidade morta, feia, sem interesse nenhum... Mesmo eu que sou do concelho, já não vou à cidade há imenso tempo - vou da Costa à Lisboa sem olhar para aquela coisa cinzenta de betão que parece estender-se para lá do centro sul. E agora com altifalantes com propaganda comunista? O centro da cidade deve fazer muito eco por estes dias...

Ex-militante disse...

Isto tudo está nos manuais é até previsível , tão prtevisivel como a agitação dos func.publicos depois dos professores que depois outros, senão os mesmos , alternadamente virão.
O PC é um partido de luta de meter veneno e instigar ao ódio, não é um Partido de reconhecer os erros ,o PCP não erra, e de resolver os problemas.
Mas onde está aqui a mentira do ponto verde ? Na notícia do Publico? Na do DN? Na opinião da APAV ?

Ex-militante disse...

Isto tudo está nos manuais é até previsível , tão prtevisivel como a agitação dos func.publicos depois dos professores que depois outros, senão os mesmos , alternadamente virão.
O PC é um partido de luta de meter veneno e instigar ao ódio, não é um Partido de reconhecer os erros ,o PCP não erra, e de resolver os problemas.
Mas onde está aqui a mentira do ponto verde ? Na notícia do Publico? Na do DN? Na opinião da APAV ?

Anónimo disse...

Carissimo anónimo das 2/19/2010 07:44:00 AM,
se calhar é melhor estar bem caladinho, é que ainda se pode provar que uns blogues que por aí andam a fazer montagens com os candidatos e vereadores, além de serem suportados por servidores da cãmara, são ainda feitos por pessoas a quem o seu patrão presidente monhé também paga.
e (por enquanto) mais não digo...

Anónimo disse...

Já agora, as vítimas somos todos nós, mas porque assim o entendemos.
Houve oportunidade de correr com estes cumudistas da cãmara, mas a preguiça dos votantes que não foram ás urnas, a má qualidade dos outros candidatos e a estupides dos kamaradas fizeram com que tenhamos mais quatro anos da mesma merda (e nem sequer se mudaram as moscas)...

Anónimo disse...

João Freire, fui lá porque teve mesmo que ser. Aquilo deprime qualquer um, parece um moscavide gigante. Como é possivel criar-se um cancro daqueles?

Anónimo disse...

Se for necessário que o advogado da mãe da criança venha a encaminhar o processo para o tribunal europeu não será por falta de dinheiro que deixará de o fazer. Basta abrir uma conta para o efeito na caixa geral de depósitos ou outro banco qualquer e publicitar o número e a população deste concelho que não é na grande maioria comunista e não concorda com o que a camara do seixal tem feito à mãe da criança que faleceu no esgoto dará ao seu contributo.

Controleiro no limiar do sec. XXI disse...

Os PCs estão no poleiro no Seixal este tempo todo pois:

As oposições tem sido uma realidade (direi epifenómeno) que ocorre 12 meses antes das eleições (que parece finalmente estar a mudar)

A gestão da imagem... desde as olímpiadas vermelhas, passando por stands animados nas festinhas da terra e o inevitavel "piscar" de olhos as elítes que mandam nos media (vide o Seixal Jazz e os seminários da nautica de recreio para abastados marinheiros). Passando ainda pela colagem descarada ao balcão futebolistico vermelho da Quinta da Trindade.

O controle de quase todas as associações do concelho (com grande culpa das mesmas, pois é mais fácil pedir o dizimo à C.M.S. que arranjar e gerir dinheiro).

Por estas e por outras é que não se vê mudanças por estas partes... e quebrar este ciclo é difícil...

Saudações democráticas

P.S. - A moral e a ética são para esta autarquia menos importantes que o "interesse público", houvesse também esse critério para os chorudos cachets pagos aos elementos da assesoria juridica da C.M.S.

P.S.2 - ao estimado anómimo que por enquanto mais não diz... informo-o que está a fazer um favor aos PCs, se tem provas mostre-as... de contrário este clima só os perpetua e permite todo tipo de interpretações.

Anónimo disse...

"vou da Costa à Lisboa sem olhar para aquela coisa cinzenta de betão que parece estender-se para lá do centro sul."
Para quem quer dizer mal da cidade de Almada, e dizer que vem da Costa? Olha isso é de mal a pior, pois pelo menos Almada é melhor frequentada, enquanto a Costa, tem uma elevadíssima criminalidade e portugueses nem vê-los!!

João Freire disse...

Anónimo, fizeste uma observação:

"Para quem quer dizer mal da cidade de Almada, e dizer que vem da Costa? Olha isso é de mal a pior, pois pelo menos Almada é melhor frequentada, enquanto a Costa, tem uma elevadíssima criminalidade e portugueses nem vê-los!!"

E TENS TODA A RAZÃO! A Costa é horrível em termos urbanísticos e quanto à frequência, nem falar. Tornou-se um local mesmo muito pouco recomendável. Não esperes de mim que por 'bairrismo' fique cego às evidências.

Mas repara que a minha intenção não é dizer mal de Almada - nem tão pouco da Costa. A verdade é que tanto uma como outra poderiam ser bem melhorzinhas, com uma gestão local competente. É por isso que leste essas palavras desagradáveis sobre a cidade - acredita que detesto ter de fazer essa constatação, mas a cidade e o concelho de Almada estão transformados num far-oeste.

Anónimo disse...

Ok,percebi e concordo, compreendo muito bem a sua reltãncia em dizer mal de Almada e Costa. E claro que podiam ser ambas muito melhores e têm sofrido imenso com a gestão comunista.

Só Riso disse...

Então não é que Almada e a Caparica não estariam melhores, seriam melhores e recomendar-se-iam se o João Freire, o Freirinho das Freirices, não vivesse no Concelho de Almada, quiçá no Planeta?

Que saudade do planeta dos macacos!

Afinal, qual foi o buraco que pariu este personagem arrogante, malcriado, intolerante, inteligente da treta?

Terá sido algum colector do esgoto...da Caparica, que em razão da sinuosidade do percurso, bateu várias vezes com a tola e lhe afectou, para sempre, a "moleirinha"?

Valha-te Deus, homem, que começo a ficar com pena de ti.

Anónimo disse...

Pelo anterior comentário, há quem fique toldado da moleirinha com este ambiente urbano, ou terá caído ao esgoto e sobrevivido? Acho que é pelo hábito ao esgoto que acham que é normal uma criança fogra-se nele.

Anónimo disse...

Peço desculpa, queria dizer ; afogar-se nele.

João Freire disse...

Tens piada, Só Riso, tens piada. Achas então Almada e a Costa lindas? Não podiam estar melhor?

Acho que ninguém aqui tem dúvidas sobre quem, entre nós, terá afinal caído ao esgoto e ficado com as ideias turvadas pelos vapores...

Anónimo disse...

O Risadinhas desmascarou-se ao dizer qual o buraco de onde saiu... o tal esgoto.
O mesmo no qual chafurdam estes cumudistas que lhe pagam o ordenado...

Só Riso disse...

Ó João Freire, Freirinho das Freirices, começas a desiludir-me.

"Então não é que Almada e a Caparica não estariam melhores, seriam melhores e recomendar-se-iam se o João Freire, o Freirinho das Freirices, não vivesse no Concelho de Almada, quiçá no Planeta?"

Estás a ver?

Eu acho que Almada e a Caparica, seriam melhores, se tu não vivesses lá, percebes?

Agora contigo a viver lá, a dizer mal de lá, não há melhorias que se possam ver. Tu "ofuscas" Almada e a Caparica. Tu ofendes Almada e a Caparica. Tu és a nódoa que cai no melhor pano...

Tu és, um triste, um coitado, um dó de alma.

Tu és... tudo somado, uma merda!

Valha-te Deus homem, porque agora e em definitivo, tenho imensa de ti. Mas descansa. Nas minhas orações tentarei interceder por ti. Só lamento é se Deus, mesmo ele de tão farto, já não queira ouvir falar de ti.

Afinal, tu tens-te portado mal!

E por isso, mais uma vez,

Valha-te Deus, homem!

Anónimo disse...

Ai como os larilas andam aflitos cá por esta terra, é ver o desespero deste Risadinhas... Valha-te o diabo homem, que com hóstias já lá não vais... e não te esqueças que os larilas não entram no reino dos céus...
e não, não sou o freire, ao contrário de ti, que todos sabem bem quem és, ó travesti.

Anónimo disse...

caro Controleiro no limiar do sec. XXI, não é muito dificil provar o que disse.
Houve já quem denunciasse que foram usados servidores da cãmara (e saberá o senhor presidente Alfredo que mais) para denegrir e tentar desviar assuntos que se falam em alguns blogues.
São os tais flamingos, mugabes, viul que agora surgem tranvestidos de risadinhas e afins...

http://flamingozito.blogspot.com/2009/09/estou-como-uma-duvida.html

Só Riso disse...

O Rui Cabral, no "rumo a bombordo",
acha que o que faz alguns de vós falar é: "Qualquer animal (...) antes de dar o suspiro final, tem sempre uma manifestação de "simulação da vida que se esvai"."

Eu, olhando para vocês, acho que o que estais hoje a viver é mais:

O ESTERTOR DA MORTE!

Valha-vos Deus meninos, que não sabeis o que dizeis!

O Che Guevara da Cruz de Pau disse...

Camarada Só Riso,

estou contigo! Expulsar os freires, os pontos verdes, azuis e amarelos às bolinhas e ficar só os tipos como eu e tu, que não cedemos à propaganda da reacção (isso a que a burguesia chama "a realidade"). Era amarrá-los todos ao longo da linha do MST, estilo western, e passá-los a ferro!

Viva o Seixal! Rumo ao Socialismo, cá vamos, cantando e rindo (ai porra, canção errada!)

Só Riso disse...

És um suposto krido... da Cruz de Pau.

Pena é seres anormalmente mentecapto.

E, eu, gosto de rir, sim com os inteligentes. Esses sim, são uns gozados.

Se por acaso do destino, te "transformares" em inteligente, tipo João Freire das Freirices, então sim, vais ter que me suportar como "admirador".

Até lá, cresce e cultiva-te. Pode ser que daqui por 4 anos a "inteligência" já se tenha apoderado de ti.

Está bem... da Cruz de Pau?