quinta-feira, fevereiro 18, 2010

SACUDIR A ÁGUA (1) - AS VITIMAS DO MST

Citando o DN ( texto e imagem ) de 29 de Outubro

« Celeste Teixeira, a filha do casal de idosos atropelado em Corroios (Seixal) pelo Metro Sul do Tejo (MST), a 8 de Julho - acidente de que resultou a morte do pai e ferimentos graves na mãe -, garante que está a passar por dificuldades económicas, depois de já ter gasto cerca de cinco mil euros em despesas de saúde, mas continua sem qualquer sinal de poder vir a ser ressarcida. O processo está em tribunal e o MST insiste em rejeitar culpas no acidente.

As principais despesas prendem-se com o funeral do pai, pagamentos de transportes de ambulâncias para a mãe - Alice Figueiredo, de 74 anos, desloca-se duas vezes por semana entre Vale de Milhaços (Seixal) e Almada, para fazer as sessões de fisioterapia no Hospital Garcia de Orta -, mas Celeste Teixeira contabiliza ainda vários dias de trabalho perdidos desde a tragédia. "Isto está a provocar a nossa revolta, porque eu tenho a certeza de que há culpados pelo que aconteceu aos meus pais e ninguém está a querer assumir responsabilidades", referiu.

O casal foi colhido pela composição do MST quando se dirigia para a paragem do autocarro de Corroios, numa zona muito estreita, com um passeio de aproximadamente 60 centímetros, onde não existe passadeira. A própria PSP disse na altura que os idosos não tinham cometido nenhuma transgressão.

"Perdi o meu pai, a minha mãe ficou sem mobilidade e ainda não sabemos se algum dia vai voltar a ter condições de, pelo menos, ir buscar um copo de água", lamentou ao DN, numa altura em que a progenitora continua acamada, enquanto a MST, que já em Agosto tinha recusado a sua responsabilidade, mantém a mesma posição, reafirmando que já deu cumprimento às suas obrigações de informação, "quer legais, quer contratuais", ficando à espera da decisão do tribunal.

Recorde-se que, por se tratar de um acidente que envolveu terceiros, é preciso disponibilizar um seguro para que o Serviço Nacional de Saúde possa ser accionado a partir do momento em que a idosa teve alta hospitalar (26 de Agosto).

Apesar de não se terem registado acidentes nas últimas semanas com as composições do MST - que totalizam seis sinistros desde o início do ano, havendo a lamentar um morto e dois feridos graves -, os bombeiros e a PSP defendem a promoção de uma campanha que reforce a atenção dos peões, sobretudo dos mais idosos, para as regras de trânsito decorrentes da presença do Metro. Uma das alterações que preocupa as autoridades é a falta de obrigatoriedade do metro parar nas passadeiras.»

9 comentários:

Anónimo disse...

É chocante ver isto e os perigos a que estamos sujeitos na rua.

O Che Guevara da Cruz de Pau disse...

Essa senhora é reaccionária, pois tá claro!

Quem lhe manda ela andar a pé em vez de usar o Metro revolucionário que os nossos iluminados líderes colocaram à disposição do povo trabalhador, dos operários e camponeses da margem sul? Andar a pé é tão burguês. Deve ser das que se preocupam com a linha. E fazem operações às mamas de milhões. À custa de quem? Do povo, pá! Porque interessante seria ver com que sapatos andava ela a pé? Gucci? Prada? E deu-se mal, é o que sucede a quem se opõe ao progresso, quem se põe no caminho da luta do proletariado.

VIVA O METRO DO POVO! ABAIXO OS CARROS DA REACÇÃO!

Anónimo disse...

Fonseca Gil Vereador da Câmara Municipal do Seixal envia mail a todos os funcionários explicando a situação de ilegalidade em que está o Presidente da Câmara com a despesa feita em horas extraordinárias a advogados, ilegalidades sempre desmentidas por Alfredo Monteiro mas agora comprovadas pelo pagamento de coima . Fonseca Gil adverte o PCP para a obrigação de substituir Alfredo Monteiro. Agradecimentos a Fonseca Gil. Os trabalhadores têm direito a saber quem são os políticos que gerem a sua Câmara e como se comportam.

Anónimo disse...

Os peões do concelho do Seixal e do concelho de Almada não deveriam continuar a votar no PCP. O metro tem as culpas que tem mas os passeios terem 60 centímetros é culpa das Câmaras são elas que aprovam os projectos das urbanizações onde os prédios são construidos e se nestes concelhos os prédios estão em cima das ruas e os peões foram esquecidos é motivo mais do que suficiente para que se deixe de ficar em casa nas eleições, se deixe de votar no PCP e se escolham alternativas que se preocupem mais com os direitos das pessoas.
Se a linha do metro ocupou parte das estradas e dos passeios a culpa não é toda do metro, porque as câmaras foram ouvidas para escolher o traçado e se está no sítio em que está é porque as câmaras concordaram porque senão o Metro mão iriam impôr a sua vontade. O Metro sempre respeitou a vontade do poder local.
Lamento que haja gente a sofrer devido aos acidentes. É tempo de se pensar em escolher para nos governar nas autarquias os melhores e não aqueles que já lá estão há muitos anos e que destruiram toda a qualidade de vida da margem sul.

Anónimo disse...

Porque será que a Câmara do Seixal pagou o ano passado 226 000 euros ao escritório do Júdice o ano passado? Será que alguem sabe? Com tantos advogados contratados e com uma advogada a ganhar horas extraordinárias aos sábados domingos e feriados que até motivou um processo de investigação no tribunal de contas contra Alfredo Monteiro e ainda têm de pagar ao Júdice?
Será que este concelho tem viabilidade económica ou está em falência técnica não demora nada? Com tando despesismo ainda havemos de chegar a alguma situação de calamidade económica. São as rendas de meio milhão de euros mensais para os edifícios da assimec para instalação dos serviços, são os estrondosos ordenados dos assessores, são os tapetes de 120 000 euros são as horas extraordinárias dos dirigentes e advogados, são os boletins municipais, são os gastos com os sistemas pidescos da CDU para controlarem os trabalhadores, camaras de filmar, microfones.

Anónimo disse...

É a politica de intriga do PS no seu melhor!
Foi para isto que o povo votou nesta gente do PS?
Não aceitaram pelouros, trabalho não é com eles!
Mas usam os mails dos trabalhadores para a intriga e maldizencia.

O Che Guevara da Cruz de Pau disse...

Este último camarada tem toda a razão! Intrigas, calúnias! Precisamos de bons advogados, de grandes escritórios onde a partir do momento que pisas a carpete já se está a pagar fees a €400/hora,para defender a classe trabalhadora!

O proletariado precisa de boa assessoria jurídica para as suas quotidianas due diligences, IPO's e para negociar com os finance partners... Tudo isso são conquistas de Abril, claro está! Ao contrário desses malditos e viciosos burgueses que se atiram para a linha do Metro do Povo. Eles que bem podem pagar os seus advogados mais os da câmara, com os seus impostos!

Diz-lhes, camarada, diz-lhes! A nós ninguém nos cala!

VIVA OS ADVOGADOS DO PROLETARIADO, OS NOSSOS OPERÁRIOS DAS LEIS!

A.Silva&Silva agradece o pagamento disse...

É só dinheiro esbanjado e indemnizar a pobre mãe que perdeu o filho há 11 anos por culpa da CMS tá quieto...isto vai ter de levar uma grande volta, já anda a passar das marcas...

A Revolução da Classe Média está breve!

Gabriel, o Justo disse...

Classe média? Onde está?

Meu filho, será que a enxergas?

Não. Já não há classe média. O teu amigo Socrates, já tratou disso. Já lhe fez o enterro e toda a gente viu a classe alta a carpir no vale das lágrimas.

Agora, e graças ao Primaz Socrates, já só há classe baixa e, claro está, classe alta.

E tu, pelos vistos, és o ranhoso que ficou no meio, hesitante.

É o teu purgatório!