segunda-feira, fevereiro 08, 2010

ROBALOS À MODA DO TEJO ?


Manuel Godinho tem a Sul do Tejo uma (única) unidade instalada da sua empresa O2. Essa unidade está sediada no Barreiro desde 2008.

Se foi comunicado pela autarquia que esta se "pronunciou desfavorávelmante" acerca desta instalação (estando em causa localização e obras de adaptação) , o facto é que falta , segundo o Publico "vistoriar há mais de um ano aquelas obras e situação o que ainda não foi feito."


Ainda segundo o Publico (aqui na íntegra ):

« Ocupando uma área de 6300 metros quadrados (480 construídos) no interior do parque empresarial da Quimiparque, a unidade do Barreiro da O2 - Tratamento e Limpezas Ambientais - uma das poucas empresas do industrial detido no âmbito do caso Face Oculta que possui alvarás para trabalhar legalmente - lida sobretudo com resíduos da construção e demolição e sucatas.

O processo de licenciamento desta extensão da empresa correu pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) e teve início em Dezembro de 2007. Emitido em 30 de Janeiro de 2008 ao abrigo do regime do licenciamento simplificado (...)


Segundo a memória descritiva, o objectivo da unidade consiste na "reciclagem de sucatas e resíduos metálicos e na reciclagem de desperdícios não metálicos". Mas o alvará emitido autoriza apenas a "recepção, triagem e armazenamento dos resíduos até perfazer quantidade que justifique o envio para operador autorizado para valorização". (...)

Ainda antes de formalizar o pedido de licenciamento junto da CCDR, a O2 dirigiu à Câmara do Barreiro, em 29 de Novembro (duas semanas depois de arrendar o terreno à Quimiparque), um pedido de parecer destinado a "suprir a autorização de localização prevista no Regime de Licenciamento da Actividade Industrial" (...)

Esta proposta
recebeu a concordância de Fernando do Carmo (CCDR) no dia seguinte. Três semanas depois, a Câmara do Barreiro respondeu ao pedido de parecer da O2 com um ofício, que está arquivado na CCDR, e que diz expressamente que a estratégia traçada pelo Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa "define o território da Quimiparque como Área com Potencialidades de Reconversão/Renovação", com condições para "o desenvolvimento de novas centralidades metropolitanas com a instalação de actividades dinâmicas e inovadoras".

O município sublinha também os "impactes significativos" que a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo terá no território da Quimiparque, concluindo que a pretensão da O2 poderia "comprometer" todos este projectos e propondo a "avaliação de um cenário de relocalização".
Questionada desde há dois meses sobre se a O2 está a funcionar ilegalmente no Barreiro, por falta de licença de utilização e de parecer favorável à sua localização, bem como por falta de vistoria às instalações, a CCDR-LVT respondeu que "as questões relacionadas com a edificabilidade e a instalação do operador de resíduos em determinado local respeitam às câmaras municipais".

Em relação à ausência de vistoria dentro dos prazos previstos na lei , informou que "diligenciará no âmbito do Plano sobre Operações de Gestão de Resíduos".

Solicitada a decifrar o sentido destas respostas, a comissão não respondeu até ao fecho desta edição. Na sede da O2 não foi possível obter informações sobre a situação da empresa. »


(foto Publico Luis Efigénio)
_____________________________________________________

Revista de imprensa do dia aqui (link)

8 comentários:

Anónimo disse...

Caso não saibam, a ilegalidade passou a ser legalizade, para isso basta ter amigos (e são muitos) nos sitios certo.

Anónimo disse...

o empresário Manuel Godinho montou uma rede tentacular que envolvia antigos titulares de cargos governativos, funcionários autárquicos e de empresas públicas e militares da GNR, segundo o despacho judicial da operação face oculta, disse à lusa fonte ligada ao processo. [...]

O disse...

Com tanta falcatrua não há quem forme umas milícias populares? Que se lixe o mote "o povo é sereno", o politicamente correcto e o "civismo"; estamos quase na bancarrota, estes tipos com milhões em offshore e o povão, apático, entretido com a merda dos ídolos e vampiros copy-paste...onde está a vontade de mudança? a Coragem dos nosso antepassados? Fomos assim tão arrebanhados? "Emburrecidos"? Formatados apenas para obedecer? Isto tem de entrar nos eixos mais dia menos dia!

E já agora, no dia 20 de Março vamos limpar Portugal mas é sabido que os seguintes locais vão continuar nojentos:

Baía do Seixal (por onde começar...?!)

Terminal Fluvial do Seixal e zona envolvente

Avenida 1.º de Maio (em particular junto ao carwash em Alto dos Bonecos)

Escadaria de entrada no Rio Sul Shopping (para não limparem o lixo taparam as aberturas entre os degraus, mas a merda permanece)

Todo o trajecto Bombas de gasolina do Fogueteiro(N10) - Rio Sul Shopping

Mato da Verdizela

Ponta dos Corvos
Sapal de Corroios

Zona da Siderurgia

"Quintas" por trás do Centro de Estágio do Benfica

Etc,etc etc

E não vão ser limpos porque era preciso toda uma iniciativa deste género e os "verdes" da "cdu" estão-se nas tintas para o "seu" concelho...


Um excelente volte-face era pegar no lixo todo que se apanhar e colocá-lo à porta do novo edifício da câmara! Se puder até alugo uma pick-up para o efeito!

Quem está comigo???

Anónimo disse...

KAMBADA!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O empresário Manuel Godinho criou uma rede tentacular de favores, mas a notica demonstra que se o mesmo consegue tudo da administração central (CCDR) já o mesmo não consegue das autarquias, que deram parecer negativo. Com isto se demonstra que quem quer corromper escolhe o PS,porque sabe que dos autarcas comunistas nada consegue.
Força PCP. Assim se demonstra a tua força.

Ponto Verde mentiroso toma e embrulha!!!

Anónimo disse...

Deviam convidar o Sócrates para limpar a porcaria que as grandes fábricas do Estado, encerradas à anos, deixaram...
Boa???

Anónimo disse...

"as questões relacionadas com a edificabilidade e a instalação do operador de resíduos em determinado local respeitam às câmaras municipais"

- Quem não fez a devida vistoria não estará a ser conivente por omissão ?

Anónimo disse...

Para limpar o concelho do Seixal seria necessário limpar o lixo que se encontra instalado no edifício dos Paços do Concelhos e noutros edifícios no Seixal começando pelo Presidente da Câmara, Vereador do Urbanismo entre outros.