terça-feira, fevereiro 16, 2010

DIA DE PORTUGAL


Hoje é o verdadeiro dia em que Portugal se assume como é na realidade. Travestido , apalhaçado. ridiculo, espertalhuço, a fingir que é rico , cheio de porpurinas e lantejoulas... uns ainda dizem que se mascaram, outros ... nem por isso.

Hoje é Dia de Portugal.

38 comentários:

Anónimo disse...

é incrivel que nestes anos todos este palhaço ainda não tenha levado um tiro

Anónimo disse...

Se calhar um pouco de bom senso na moderação de comentários não faria mal...

Ponto Verde disse...

Caro comentador anterior , não subscrevo nem me identifico com primeiro comentário.

Mas também não o retiro!

Porquê ? Porque ele é demonstrativo do ponto a que a sociedade civil chegou em relação à chamada classe politica de todos os quadrantes.

Leia comentários nos mais diversos blogues ou noticias online com comentários e lá encontrará dezenas, centenas de comentários com o mesmo teor.

Apagá-las seria meter a cabeça na areia e fingir que não há revolta , que não há fome e desespero.

Os tempos que correm estão extremamente inflaméveis e perigosos ! Essa é a realidade.

Anónimo disse...

Vou ser sincero, eu pensei que o primeiro comentário era dirigido ao ponto verde.

Emanuel Oliveira Santos disse...

Senhor Ponto Verde, o simples facto de afirmar que não subscreve e que não se identifica com o primeiro comentário não é suficiente. O senhor, ao permitir a divulgação do mesmo comentário num blog gerido por si, torna-se conivente com uma ameaça velada à vida de uma pessoa.

Não se deixe levar pela época festiva.
Não inflame ainda mais os ânimos.

Esperando que possa reflectir um pouco melhor sobre o assunto,

atentamente

Ponto Verde disse...

Caro senhor Doutor Emanuel, agradeço a participação .

Registo a sua opinião e registo que tem um blogue que apesar "Pensar Seixal" neste ano só publicou dois posts sobre o tal Seixal do sec XXI (o que é extensível para os últimos 50 posts ou perto disso) entenderá porventura que esse é o - seu - modelo a seguir, e está no seu direito.

Pena que não entende da mesma forma o comentário anterior ao seu

Bom Carnaval.

zé povinho disse...

Parece-me, que estamos num país em decomposição, país onde os eleitores pensam que elegem competentes e onde muitos eleitos infelizmente também pensam que ser eleito lhes dá o direito fazer tudo o que querem e pior, para seu benefício pessoal ou sevir o partido, amigos ou correligionários, no qual oportunisticamente se inscreveram com o objectivo de realizar os negócios que lhes garantam futuros risonhos e válvula de escape para todas frustações e incapacidades pessoais que em situação normal - fora do partido - era impossível.
Parece que vivemos num país de sucateiros.

Será Portugal um "País de sucata"?

Presentemente a imagem e o ambiente que se vive revelam sintomas disso mesmo, não por vontade do povo explorado e roubado, mas sim de alguns eleitos local ou nacional e outros oportunistas protegidos "legalmente".

Anónimo disse...

Caro Ponto Verde, não querendo entrar em diálogo com quem se esconde atrás do anonimato; não querendo aqui discutir a "Linha editorial" do meu Blog, pois penso,não ser o lugar apropriado para tal, mais, o senhor nada tem com isso; nunca pondo em causa a sua "Linha editorial", mas não querendo deixar de registar que fugiu ao assunto em questão; não querendo deixar de referir que as denúncias (e bem) que o senhor faz aqui a coberto do anonimato, já muitos sociais-democratas e socialistas o fizeram, neste concelhgo, de cara descoberta e sem medo, entre os quais me posso incluir.
Não lhe reconheço capacidade nem competência para me dar qualquer lição de civismo ou participação cívica.
Para lhe ser franco, apesar de não esperar muito de si, hoje conseguiu decepcionar-me.

Com os melhores cumprimentos

atentamente

João Freire disse...

Caro Emanuel, como dizia Voltaire "Não concordo em nada com o que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de dizê-lo". A democracia verdadeira não tem medo daqueles que a colocam em causa... Muito menos através de 'bocas de taxista'. Sim, também eu próprio já desejei várias vezes que alguma alma cristã pusesse um fim à vergonha nacional que é o Alberto João - e quem diz esse, diz outros, mais discretos quilá, mas não menos boçais. Não o digo publicamente, mas suponho que haja pessoas mais impulsivas do que eu.

Repare que este blog é dos poucos que se dedicam à política na margem sul que não tem ninguém a queixar-se de censura nos comentários "incómodos". Porque dos comentários injuriosos aos "politicamente incómodos" é um passinho... As palavras ficam com quem as profere. E temos tido aqui de tudo, as maiores alarvidades são aqui ditas, por vezes com desrespeito das mais básicas regras de educação. Pois que sejam. Uma vez mais: nunca ouvi (nem em blogs próximos da força partidária do poder no Seixal), entre as várias acusações que se fazem ao Ponto Verde, a de censura. E a isso dou valor. É uma das razões pelas quais regresso a este espaço, com interesse.

Anónimo disse...

Caro ponto verde, você utiliza o email que está no blog?

cumprimentos

Anónimo disse...

Caro senhor João Freire, mesmo para a liberdade de expressão existem limites.
Alguns limites com mais razão de ser do que outros. Um dos limites aceite por qualquer democracia moderna é o do "não apelo à violência". É um limite para que o bom senso prevaleça. Caso contrário registamso libertinagem e não apenas o exercício da liberdade.
Para quem defendia que a liberdade de expressão deve ser um valor supremo, sem limites, a lição da RTLM deve ter sido suficiente.

EMALMADA disse...

Este dia caracteriza muito bem o Portugal político actual!

Anónimo disse...

Talvez seja o dia onde vemos menos pessoas com máscaras.
Figos, Sócrates, Monteiros, Carlos César, Vara, etc, andam mascarados todo o ano.

PS: desculpe ter dito algo de menos cómodo para alguns socialistas amigos do Ponto Verde.

PS2: gostaria de ver por aqui mais vezes discutidas questões ambientais como a co-incineração; a destruição da serra da Arrábida perpetrada por grandes proprietários, pedreiras e cimenteiras; o problema da Mata dos Medos; e claro aquele problema que o fez ser um ambientalista de primeira, a Flor da Mata (muitas vezes só despertamos para os problemas quando nos tocam a nós)

Anónimo disse...

Falar em carnaval e colocar uma figura do PSD, que não o atinge a si nem ao Seixal, e deixar de fora pessoas como o senhor Mário Lino, o senhor Sócrates... permite-nos ver bem a quem é que o senhor anda a obedecer.
O Polvo não o incomoda?

Anónimo disse...

Já agora também ficava bem na fotografia Alfredo Monteiro e Jorge Silva Corália entre outros.

Anónimo disse...

ó anónimo das 2/16/2010 04:20:00 PM

para além de o alberto joão ser o maior palhaço, ele foi o único que se mascarou no carnaval. está aí a resposta

Anónimo disse...

Pois uns vestem-se de palhaços, outros como Sócartes fazem os outros de palhaços.
Adoro ecologia socialista.

Ponto Verde disse...

Afinal este acabou por ser um Carnaval muito participado onde se voltaram a colocar várias e interessantes questões:

1) O anonimato na Blogoesfera que pensava estar ultrapassado, as denúncias a "coberto" do anonimato, as acusações "a coberto" do anonimato versus os "corajosos" que dão a cara...

2) A censura de comentários, generalizada nalguns outros espaços e o verificar que virando-se um pouco o azimute das criticas ( e os tiques do Poder na Madeira são tão semelhantes aos do Poder na Margem Sul...Como o Poder na Margem Sul gostaria de ter uma região autónoma...) logo aparecem os mesmos tiques de controlo tão nossos conhecidos.

3) E depois os temas "ambientalmente politicamente correctos" - também aqui abordados por várias vezes - dos Verdes para a Margem Sul "a co-incineração; a destruição da serra da Arrábida perpetrada por grandes proprietários, pedreiras e cimenteiras; o problema da Mata dos Medos; e claro aquele problema que o fez ser um ambientalista de primeira, a Flor da Mata"

4) Sobre a Flor-da-Mata é discutível e incorrecta a afirmação e a enéssima tentativa dee colagem , mas folgo em saber que esta questão a está finalmente a despertar novo interesse e é bom, agora que andam por aí empresas com nome de Aldeia... a registar terrenos indevidamente em seu nome e outros a tentar comprar por atacado ... vá-se lá a saber com que garantias , com que alterações ... ilegalmente e com que «inside informations»...

5) Surpreende também saber que o primeiro comentário (que achei por bem manter) despertou tanta revolta, ainda bem, porque vejo tanto ressabiamento e tanto ódio destilado nos comentários que leio por aí, que estou mais descansado na ideia que repudio e assusta de podermos vira a caír - como consequência da grave e pantanosa situação actual e no caminho para o abismo escolhido pelo Poder Central, pelos Poderes Autónomos e pela maioria do Poder Local - numa situação semelhante à que recordo do Verão de 1975 e à qual não gostaria de voltar.


6) Sobre a censura a comentários ,era mais cómodo cortar a direito os comentários mais incómodos, mas opto por os deixar, a menos que entrem na esfera do rebaixamento e da ordinarice - que são cortados ou apagados - mas este espaço nunca negou e publicou até agora , respostas a comentários publicadas que foram até em post principal e muito menos fechou o espaço de comentário ao contraditório.

7) Claro que é mais fácil falar do Benfica ou do Sporting, seria mais fácil publicar fotos ao lado da Floribela ou do Ronaldo para mostrar como sou popular, seria atée mais fácil falar de coisa nenhuma, mas para isso há outros blogues...

8 )Para finalizar acho preocupante a defesa intransigente de um despota como Alberto João Jardim , subscrevo as suas palavras - a serem provadas as acusações - sobre as questões recentemente postas a descoberto sobre o controlo dos media pelo Governo, embora considere que AJJ seria moralmente o último a fazê-la...

9)Enviem-me fotografias de outros líderes Nacionais, locais , regionais em cuecas, ou mascarados que se tenham exposto publicamente dessa forma desprestigiante para os cargos que ocupam e foram eleitos que as publicarei...

10) Saudações democráticas a todos.Contra a liberdade de expressão , contra as condicionantes dessa mesma liberdade e contra a falta de tolerância reinante em vários sectores da nossa sociedade.

- Obrigado a todos pela participação neste "Dia de Portugal" e meus caros não sejam sectários que a PALHAÇADA é geral...sejam auto-criticos... e é essa palhaçada (e não os comentários no a-sul ou noutro qualque blogue) que estão a levar a sociedade civil a um estado de revolta e sublevação preocupantes, mas isso os senhores "Doutores" e "Politicos" parecem desconhecer... é preciso é matar o mensageiro como deseja o comentador das 12.43 e que ao que parece não mereceu nenhum repúdio por parte dos comentadores mais sensíveis.

Só Riso disse...

XXiii, ponto verde, que arrazoado!

mas...eu gosto mesmo é do João. Sim o João Freire das Freirices.

Voltou para matar saudades cá do sítio.

E vai daí,... pois claro. Aqui no A-sul vale tudo. mesmo tudo. Até "matar" o homem da Madeira. E quem o fizer...está desculpado. O homem é mesmo de palhaçadas e o Freirinho, não gosta. O homem é "sério".

É tão, tão, tão, que está difícil de me decidir:

"Marreta",
"Mata sete",
"Mau mau",
"Papagaio da esterqueira",
"Mete água",

Vou continuar. Estou certo que vou lá chegar.

Valha-te Deus homem!

Anónimo disse...

1.Não sou leitor assíduo do seu blog, como tal convido-o a mostrar-me, tal como referiu anteriormente, comentários mais degradantes, mais baixos, do que o primeiro deste post e que o senhor tanto gostou. Qualquer pessoa de bem ficaria incomodado com um comentário dessa natureza.

2.Mais, gostaria que o senhor(a) que colocou o primeiro comentário se fizesse o favor de esclarecer o seu objectivo.

3.Por outro lado só uma leitura muito criativa do senhor Ponto Verde é que consegue ver numa ironia uma ameaça. Falo do quarto comentário. Acho uma alfinetada a todos aqueles que vêm para aqui dizer mal de si quando apenas diz a verdade.

6.No que diz respeito ao anonimato, tanto me faz. Quem quiser assume-se quem não quiser mantem-se anónimo, mas, neste caso de se manter anónimo discuta apenas as questões e não procure atacar pessoalmente aqueles que o criticam, como fez no seu último comentário.

5.Por último, gostaria de saber quem o qualificou para apelidar o AJJ de déspota. Saberá o significado dessa palavra? Conhece o trabalho desse senhor? Sabe o que é uma democracia?
Quanto a fotos degradantes, o senho Manuel Pinho poderá ser o seu próximo escolhido.

Não o tinha por tão púdico. Tem razão, o AJJ devia demitir-se pra poder participar no carnaval.


Hoje caiu-lhe a máscara.

Anónimo disse...

Em Portugal o déficit não é só democrático, em Portugal a obsessão não é só de calar a TV, os jornais, a Rádio, os Blogues.
Em Portugal não sabem é ler , pelo menos em português.
Eu também me admiro que num país que assassinou um Rei e um Príncipe por tão pouco, tenha deixado incólumes estes Bokassas e outros cretinos da politica, tantos anos.
Apesar de também me admirar que Albert João Jardim não tenha levado um tiro, não desejo que AJJ ou qualquer outro palhaço o leve (como aquele coitado marido da candidata a uma Junta) ,e incluindo o Ponto Verde.
Quando me admiro, só me admiro!
Como o primeiro comentador, só me admiro , a menos que o "direito á admiração" tenha sido declarado ilegal este Carnaval .

Ponto Verde disse...

Caro comentador das 8.50 , boa tentativa, mais uma de colagem seja ao que fôr.

Caso se refira à conhecida fot do Ministro manuel Pinho que provocou a sua demissão, poderá verificar que a mesma foi publicada aqui :http://a-sul.blogspot.com/2009/07/o-gesto-e-tudo.html

E o texto publicado a propósito foi o seguinte :

« Um ministro da República teve um gesto que num país como Portugal é considerado inqualificável !

Inqualificável porque não está à altura do país.

É que por ilustrar demais este País, por o desmascarar ... este gesto dói !

É um gesto inqualificável porque visível , no país dos bastidores !

O País da HIPOCRISIA ! »

- Saudações democráticas e apartidárias . Neste país de perpétuo Carnaval

Anónimo disse...

FACTOS:

1.O alberto joão é um ditador que controla a comunicação social da madeira(principalmente os jornais).

2.Com o dinheiro que recebe do continente, até eu geria bem a madeira, e até fazia melhor, na minha perspectiva...

Conclusão: AJJ um hipócrita chupista

Anónimo disse...

Tal como tinha referido:
"1.Não sou leitor assíduo do seu blog"

Como tal, compreenda que não tenha visto esse post sobre Manuel Pinho (e para ser sincero nem irei vê-lo)

Mas, sem dúvida que um gesto deselegante como esse na instituição sede da democracia em Portugal, teria alguma consequência. Por enquanto ainda não vi o Ti Alberto mascarado em qq parlamento.
No entanto, mais grave é um senhor ministro esconder o montante do déficit, ou por outro lado, não conhecer o montante do déficit das contas públicas.
Muito mais grave são certas tentativas de controlar a comunicação social.
Muito mais grave são certos favorecimentos a certas empresas, quer a nível local como a nível central.

À vista de tudo isto o senhor Manuel Pinho, e o senhor AJJ vestido de Vasco da Gama (ou de palhaço como alguns invisuais intelectuais dizem) são apenas "peanuts".

Mas gosto de ver o ódio destilado aqui por alguns comentadores, sem conhecimento de causa. Fala-se de dinheiro para a Madeira, esquecendo-se que muito mais vai para os Açores! E nada sobre isso... nada.
Tudo bem, apenas ódio primário, muito caracteristico de um bom comunista ou um bom socrático. Nisso são ambos iguais.

Anónimo disse...

Os comunas são os maiores aliados do capital.
Capitalistas e comunistas (sobretudo na margem sul do tejo) têm uma coisa em comum: o gosto por muito dinheiro.
Entendem-se muito bem em negócios partilhados, sejam de direita ou de esquerda (os negócios), desde que venha algum para a conta.

outro anónimo

João Freire disse...

Amigos, manquem-se! Desde quando se tornaram todos tão sensíveis? O outro falou em tiro na tola do Alberto João? Pois eu digo mais: enforcá-lo nas tripas do Sócrates após o ter obrigado a violar o Louçã à bruta, com a Maria Emília a abanar a parra, à espera da vez... Rodeados dum grande massacre generalizado de tudo quanto é corrupto, autocrata, incompetente na política do nosso país! Uma valente cabidela no Campo Pequeno e nós lá em volta, a molhar o papo seco no sarrabulho, a 5 euros a entrada, ia render pouco, ia! Agora sim, queridos moralistas, já se podem benzer à séria. E ainda não viram nada, podemos continuar com a descrição... Abençoado artigo 245.º, o meu preferido do Código Civil (ide ler o que lá diz, ide)!

Que ouvidinhos sensíveis! Os senhores nunca ouviram as profundas inquietações existenciais e politicas dum taxista? Desçam os vossos cavalos brancos e venham dar uma voltinha pelo mundo!

Além disso, ninguém apelou à violência, apenas fez uma observação - é incrível que ainda ninguém lhe tenha estendido os miolos pela calçada. E até tem razão! Desde o atentado ao Sidónio Pais que a velha escola lusa de homicídio político anda pelas ruas da amargura. Tanto energúmeno nos passou pelo governo e autarquias e nem um gajo maduro para fazer o gostinho ao gatilho!

Anónimo disse...

Isto é que vai por aqui um nível intelectual elevado. O senhor João Freire deve ser daqueles minorcas de ocúlos grossos, ressabiados, que, aqui escondido, falam de voz grossa, ou então... não.

Parabéns senhora A-sul.

João Freire disse...

Ó Anónimo, dá-me vontade de rir. Quem parece algo ressabiado é o sr. mais quem tão efusivamente tem protestado contra o comentário do outro. Agora além dos fanáticos comunas agora também temos os fanáticos laranjolas a apelar à censura?

Por uns e outros tenho a mesma consideração, desde já se diga.

E, convenhamos, levar a sério uma conversa sobre o Alberto João é uma contradição nos próprios termos. Mas não se afobe - se quiser muito, há também lugar para si a abanar a folha de palmeira na minha fantasia genocida de há pouco.

Já estou como o Só Riso: "valha-o Deus, homem!"

João Freire disse...

E já agora, sobre o nosso sorvedouro nacional:

"A Madeira e os outros


«Os dinheiros que vão para a Madeira com os que se destinam aos distritos do interior»

Numa declaração de voto contra a nova Lei das Finanças Regionais, o deputado do PS Defensor Moura lembra que o seu distrito, Viana do Castelo, com um poder de compra muito inferior ao da Madeira, mas com o mesmo número de habitantes, leva apenas 6 milhões de euros para investimentos, contra os 50 milhões que Alberto João Jardim vem \"sacar\" a mais... Um excerto da sua declaração:

\"Os habitantes das restantes catorze capitais de distrito têm poder de compra mais baixo do que os do Funchal e, a maioria, até mais baixo do que os residentes em Ponta Delgada, sendo 100 o valor do Poder de Compra médio do país (Funchal-135, Aveiro-134, Évora-119, Ponta Delgada-113, Setúbal-113, Beja-111, Portalegre-107, Braga-105, Leiria-100, Santarém-100, Vila Real-97, Castelo Branco-96, Bragança-95, Guarda-92, Viseu-92 e Viana do Castelo-88).

Aos que falam de «migalhas» de 50, 100 ou 200 milhões de euros para a Madeira, aconselho a comparação destas verbas com os montantes que o PIDDAC regionalizado se propõe investir em 2010 nestes distritos.

Por exemplo: Viseu vai ter investimentos de apenas 7 milhões de euros, Bragança - 1 milhão, Vila Real - 7 milhões, Castelo Branco - 12 milhões, Guarda - 7 milhões, Évora - 12 milhões, Portalegre - 3 milhões e Viana do Castelo, que é um distrito que tem exactamente a mesma população da Madeira e cuja capital de distrito tem um poder de compra 47% inferior ao do Funchal, vai ter investimentos repartidos por oito dos seus dez concelhos que totalizam a \"enorme migalha\" de 6 milhões de euros em 2010!

http://www.diariodetrasosmontes.com/index.php3

Anónimo disse...

Ó João Freire, nem parece teu, meu.

Gostas muito do art. 245º do Código Civil?

Para quê? O que é que isso tem a ver com o assunto da difamação e incitamento à violência, (embora tu lhe atribuas sentido figurado) que desenvolves-te neste post?

Para te responder, meu caro "entendido de leis", eu gosto mesmo é do artigo 333º do Código Penal, e este sim é mesmo adequado ao teu comentário das 2/17/2010 01:34:00 AM.

Como diria o "Só Riso",

Valha-te Deus, homem, (agora acrescento eu) porque cá na terra, mais tarde ou mais cedo, serás condenado.

Anónimo disse...

Senhor Freire a mesma consideração com que tratei todos aqui é aquela com que tratarei a sua mãe.

João Freire disse...

Anónimo #1: a hermenêutica jurídica tem por pressuposto um certo domínio da gramática. Creias ou não, há uma diferença entre "desenvolves-te" e "desenvolveste". E aguardo ansiosamente a minha condenação! Mas se quiseres saber por que razão o crime de coacção sobre órgãos constitucionais não se aplica ao presente caso, dou-te uma consulta - paga, evidentemente.

Anónimo #2: com este a conversa é diferente. Tratando-o por você como manda a educação - vá levar no cu. Por moralistas ultrajados ainda tenho uma consideração mínima. Por panilas sem classe, não.

João Freire disse...

Em todo o caso, isto é fabuloso e demonstrativo da cultura política deste país e desta região em particular. Com tanto assunto importante, tudo o discutir o comentário do outro que acha que o Jardim devia levar um balázio no cachaço. Ainda tentei fazer-vos ver o ridículo da coisa, mas é inútil. Como alguns já terão percebido, diverti-me a provocar porque me estou nas tintas para o tema do 'jardinocídio'. Foi um bom recreio, mas por agora tenho mais que fazer.

Entretanto, os meus parabéns ao Anónimo das 2/16/2010 12:22:00 AM por ter criado este pandemónio. Quando quiser, podemos trocar impressões sobre o plano do atentado. Tenho muito mais ideias kinky a aguardar uma joint-venture de sucesso.

Anónimo disse...

Senhor João Freire sempre bondoso, sempre atencioso, sempre desejando aos outros o que mais gosta para si...

Quando insulta tudo e todos está a vêr-se ao espelho?

Já reparou que foi essencialmente o senhor, para não dizer só o senhor que praticamente ofendeu os outros comentaristas?

Deveria procurar reflectir melhor no que diz.

Continuo a achar que tem óculos de fundo de garrafa.

Mais, este incitamento à violência perpetrado por João Freire, na altura ainda anónimo (pois eu sei que foi o senhor socialista Freire) e com a conivência do Ponto Verde, está ao nível da liberdade de expressão da RTLM.


Mas não sejamos sectários. Sejamos todos mal educados como o senhor Freire.

Anónimo disse...

mas que revolta vai por estas bandas, nunca pensei

acho bem q estejas a falar sério, pois temos sociedade, freire! ao rol de crimes q nos acusam juntamos o de associação criminosa. perdido por 100... conheço uma casinha em óbidos boa para armazenar uns fogos de artificio bacanos e q acaba de ficar vaga! hoje a margem sul e a Madeira... amanhã o mundo! deixa-los falar, passa-lhes a tagarelice qdo tiverem 10 kilos de C3 instalados onde o sol não brilha.

saudações terroristas

Anónimo disse...

E a RTLM é muita bacana. Costumava ouvi-los em AM (apanhava-se mais ou menos nos dias sem nuvens - misturada com a radio nacional de españa). todos os novos hits de hip hop congolês, era pouco bom era. agora o Hotel Rwanda é demais para ti. fica-te pelo Rei Leão, q tb é passado em Africa.

Anónimo disse...

uiiii... agora além de TNT, andaram a espalhar LSD na água da rede pública do Seixal?

Anónimo disse...

Cá na terra os comunas, com menos plumas, não são muito diferentes