sábado, fevereiro 20, 2010

AS AVES DO SAPAL DE CORROIOS



Gostaria de divulgar e enaltecer este trabalho sobre ornitologia no Sapal de Corroios da autoria de Helder Costa a quem agradeço a colaboração, cito:



« O interesse ornitológico do sapal de Corroios e da baía do Seixal, de uma forma geral, é de há muito conhecido. Apesar disso, pode dizer-se que não existe muita informação disponível quer sobre a composição da comunidade ornitológica que frequenta esta zona quer sobre a abundância e estatuto das diferentes espécies que a constituem.

Entre 2006 e 2009 foram efectuadas várias visitas a esta zona no decurso das quais foram recolhidos dados diversos sobre a sua avifauna. A informação obtida foi compilada sob a forma de um relatório que agora se disponibiliza. Neste trabalho é feita uma breve introdução à zona, explica-se a metodologia utilizada e apresenta-se uma listagem comentada das 118 espécies de aves que foram observadas.

As aves aquáticas mereceram especial atenção, tendo sido objecto de contagens mensais integradas num projecto de monitorização dos efectivos dessas aves no estuário do Tejo. Os números máximos foram observados no período de migração pós-nupcial (Agosto e Setembro) altura em que se chegou a contar mais de 8000 aves na zona.

Este relatório pode ser consultado e descarregado na internet no meu novo site Cadernos de Ornitologia http://sites.google.com/site/cadernosdeornitologia/ onde poderá ser também encontrada muita outra informação inédita diversa sobre as aves de Portugal.»

10 comentários:

O Che Guevara da Cruz de Pau disse...

As aves, evidentemente, são paus-mandados da reacção. Querem impedir o progresso, sob a forma de novos empreendimentos urbanísticos. E nós até que somos pelo ambiente: graças à acção meritória dos nossos camaradas Os Verdes, cada apartamento novo terá na varanda ou beiral um suporte para gaiolas. Gostam de pássaros? Se depender da CDU não faltarão canários e piriquitos!

ABAIXO OS PÁSSAROS DA REACÇÃO! O ÚNICO PÁSSARO AMIGO DO PROLETARIADO É O PATO-BRAVO! VIVA O PÊ CÊ PÊ!

Xilofone disse...

Quando no Movimento Limpar Portugal for limpo o Sapal de Corroios (do que se conseguir) que tal despejar a merda à porta dos merdosos que permitem tal situação, i.e., o novo edifício dos "burgueses do PCP"

Anónimo disse...

Temos de preservar este espaço, pois estas aves já foram expulsas de Alcochete (do Freeport e do Academia de Alcochete).

Ex-militante disse...

Os ignorantes não compreendem ad necesssidade de preservar este espaço como objectivo de salvaguardar a nossa vida. Olham para o espelho de água, não como fonte de vida mas como lixeira e despejo de esgoto, para fazer marinas ou para servir de vista a projectos imobiliários como a Quinta da Trindade.É triste mas é verdade.

O Che Guevara da Cruz de Pau disse...

Ex-Camarada Ex-Militante, então tu achas que o proletariado da margem sul não tem direito a uma marina?? Onde é que achas que os operários vão atracar os seus iates??

Viva o PCP! Sapal alcatroado já!

Anónimo disse...

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=260327&mostra=2&seccao=ambiente&titulo=Dia-Mundial-da-Floresta-e-o-Dia-da-Arvor


Eu acho que ainda possuo as minhas valências sapienciais todas, mas algo está a falhar-me… Alguém me pode explicar esta notícia?!?!?


É que realmente não dá para perceber a CMSeixal... quando teve oportunidade de dizer não há piscicultura no Sapal de Corroios, para proteger a avifauna e a vegetação, e o ÚNICO HABITAT AINDA NATURAL DO SEIXAL... disse que sim à destruição de 1/3 do Sapal... queria lá saber de fauna e flora do sapal... e queria lá saber dos metais pesados e dos efluentes da ETAR, as proteinas de crecimento, etc... a entrar na cadeia alimentar humana da população do Seixal...

E agora vem a CMSeixal dar numa de Santa milagrosa e protectora do ambiente e já faz workshops sobre fauna aquática, observações de aves, e onde as pessoas recolhem lama?!?!?!... sim lamaaaaa!!!! A mesma que de certo tem metais pesados…

Efectivamente, algo me está a falhar…

E o mais engraçado disto tudo, é ser organizado no dia da árvore, que tem tudo a ver com sapais e baias...

Não há realmente memória de uma coisa assim…

Esta CMSeixal não existe mesmo… contado ninguém acredita…

Isto é sem dúvida uma medida de políticos idiotas que não percebem nada, e querem é tapar o sol com a peneira à população... tentar fazê-los esquecer o passado recente criminoso da destruição do Sapal de Corroios…

Devem vir aqui a este blog, tirar as ideias que são apresentadas para conservação de ambiente etc… mas como só está habituada a destruir, e a massificar a construção de casas, shooping, estradas, etc… Quando quer fazer algo a nível de ambiente, faz esta burrada…

Pois não creio que os técnicos dos departamentos ligados ao ambiente, tivessem esta ideia parva de fazer-se algo ligado a zonas húmidas nas comemorações do dia da floresta!!!!! Se sim, a única coisa que tenho a dizer é que realmente a CMSeixal está entregue à bicharada acéfala dos políticos aos técnicos dos departamentos…

Eu acho que foi aqui no A-Sul que foi mencionado que da parte da CMSeixal não se tinha feito nada no dia das zonas húmidas que foi há umas semanas ou meses...

Foi tarde mas veio... Mas no dia da árvore!?!?!?!?!

O Che diz que o Sapal alcatroado já, a CMSeixal deve querer agora transformar a baía numa grande floresta...

Como diria o Obelix... este comunas estão doidos...

Um gajo risse destas burrices, mas realmente é muito triste... e de lamentar que em 2010, faz-se erros tão mas tão básicos...

Nem quero imaginar se não fosse os Verdes na coligação...

Anónimo disse...

Há , apesar do apagar das memórias por parte dos Comunistas, um cada vez maior numero de trabalhos, incluindo este blogue que contribuirão para escrever a História deste concelho e desmontar para o futuro a farsa de trinta e tal anos de dominio do PCP.

Admiradora do CHE disse...

Olha o Che!

Então, a boina ao contrário?

E a barba?

Maroto. Fizeste-a de manhã, não foi?

Pois é. O Che não se importava com esse pormenor da "apresentação".

O Che era o CHE. Boina no sitio, barba na cara, e acima de tudo, tomates.

Percebeste,... da Cruz de Pau?

TOMATES!

Anónimo disse...

Devem querer plantar árvores no sapal que é para ver se o irrigam.. para daqui a alguns anos cortarem as árvores e construírem ali sob o pretexto de interesse publico.. não se esqueçam é de plantar sobreiros... ou então estão tão preocupados com as alterações climáticas e que querem compensar aquilo que já destruíram e que vão destruir, refiro-me à Rede Natura.. Quanto à piscicultura, que destruiu a zona mais sensivel e importante daquele ecossistema, estou com curiosidade em saber que justificação é que as técnicas da CMS vão dar quando alguém perguntar como é que a CMS deixou que ali se construisse uma piscultura mesmo à saída de uma ETAR.. Elas/Eles de certeza que vão dizer que a CMS nada teve haver com aquilo (sacudir a água do capote 3) e que foi a CCDR que assim o decidiu.. mas acho que não foi assim...

O CHe Guevara da Cruz de Pau disse...

"Admiradora do CHE"?! ISso é nome de mulher! TEmos uma gaja no A-Sul???

Donde teklas, kamarada?

:-)