segunda-feira, setembro 21, 2009

JAMAICA...MAIS UMA !


Mais uma achega à Novela Jamaica desta feita publicada dia 18 no jornal online I MAIS (link) , cito :

Sexta, 09/18/2009

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, diz que está à espera de estabelecer um protocolo com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para realojar cerca de 150 famílias de Vale de Chícharos. No entanto, fonte do IHRU garantiu ao iMais que «não deu entrada no instituto» nenhum pedido da autarquia relativamente a Vale de Chícharos.

Há vários anos que aquele bairro espera por uma reconversão urbanística, que será promovida pela imobiliária Urbangol (link 1) , mas a autarquia ainda não avançou com o processo de realojamento. No início da década, a Câmara do Seixal assinou um protocolo com a Urbangol (link 2) – grupo constituído por várias empresas do distrito de Setúbal - que previa a construção de 33 fogos de habitação social, por parte do promotor, e o co-financiamento do realojamento de cerca de 150 famílias ficando este processo a cargo da autarquia. Esta foi a solução acordada para que possam ser demolidos os prédios onde residem estas famílias e se avance com a reconversão urbanística do bairro. A Urbangol (link 3 ) , dona do terreno, quer construir cerca de 170 fogos e 300 lugares de estacionamento. «Vamos transformar um verdadeiro cancro numa zona de excelência», refere fonte ligada à Urbangol.

Uma das questões que atrasava o processo era a falta de um Plano de Pormenor para Vale de Chícharos, mas este já foi aprovado e publicado em Diário da República, em Abril. Falta agora uma solução de realojamento, mas o presidente da autarquia refere que dada a envergadura do investimento, pediu ajuda ao IHRU para que o realojamento se faça «num modelo semelhante ao PER». «O instituto disse-nos que há uma solução e aguardamos agora para estabelecer um protocolo», refere Alfredo Monteiro. (...)

O autarca refere ainda que o promotor – a Urbangol – também terá de ter uma participação no realojamento. Sobre esta questão, um representante da empresa disse ao iMais que «o principal interessado na reconversão daquela zona – a Câmara Municipal – não está a fazer tudo o que deveria ser feito». «A Câmara comprometeu-se a realojar as pessoas e a Urbangol já avançou com alguma verba, mas nada foi feito», disse a mesma fonte.

Por Vera Mariano

_______________________________________________

Um simples exercicio aritmético e lógico :

1 ) Há segundo dizem 150 familias a realojar ... mas a Urbangol compromete-se a construír 33 fogos sociais ... não é pouco ? É que 150 - 33 = 117 !!!

. Para onde vão essas restantes 117 familias ?

2) A Urbangol (uma das maiores devedoras ao fisco lideradas por um membro ex. Comité Central do PCP) afirma que
«Vamos transformar um verdadeiro cancro numa zona de excelência», então mas para onde vai a restante parte do « CANCRO » ?

. Um "Cancro" mudado de sítio não continua a ser um "Cancro" ?

3) Diz também o artigo que «
Uma das questões que atrasava o processo era a falta de um Plano de Pormenor para Vale de Chícharos, mas este já foi aprovado e publicado em Diário da República, em Abril. Falta agora uma solução de realojamento » ...

. Então, mas o Plano de Pormenor de Vale de Chícharos (Jamaica) não contempla o realojamento ?
. Então vão criar uma zona de excelência (à custa do erário publico - IHRU ) mas não para quem lá vive ?

. Criam zonas de excelência onde antes (agora) havia (há ) cancros , mas para novos e ricos residentes, não para os desfavorecidos que lá habitam e que EXPULSAM ? Mas estamos em Luanda, onde isso é prática corrente, ou no Seixal ?

- Esta história está muito , muito , muito mal contada , relembro que nas últimas autárquicas foram prometidos para aquele local 87 fogos sociais (cartaz da imagem) .

- Onde estão eles ?

17 comentários:

Ex-Militante disse...

Tem piada o promotor, a tal offshore URBANGOL afirmar que o principal interessado é a Câmara Municipal . Coitados,. eles URBAGOL não têm interesse nenhum em construír em terreno que compraram a preço de saldo no centro da cidade , uma urbanização de luxo onde não cabem os mais desfavorecidos!
Quem anda de novo em pé de guerra com o folheto que recebemos é a população de Pinhal dos Frades onde há muito a Câmara e outra offshore , a MEDANAN e outra empresa de construção , agora parece que alegadamente é a HAGEN , querem há muito construír a nova Quinta da Princesa no PINHAL PROTEGIDO DA FLÔR DA MATA , o sítio para onde pretendem transferir o que os responsáveis da Urbangol apelidam de « CANCRO » no artigo !
Vejam lá se quem morre de Cancro com estes negócios não será a CDU!

Anónimo disse...

São sérios os politicos que põem em discussão pública estes Planos em pleno mês de Agosto ? Como o PSD muito bem denunciou ? Não me parece.

PARAÍSO FISCAL disse...

« a Urbangol – grupo constituído por várias empresas do distrito de Setúbal»

- Mas quem são essas empresas ?

- Quem está por tráz delas ?

- Porque é que a imprensa omite tratar-se de uma off-shore com sede em GIBRALTAR ?

QUEM RESPONDE ? disse...

Procure URBANGOL no Google e se encontrar diga quem é a URBANGOL ?

Quais as grandes obras DA URBANGOL ?

QUAIS «as empresas do distrito» que a constituem ?

Quem são seus administradores da URBANGOL ?

Quem é que trata dos negócios da URBANGOL com a Câmara do Seixal ?

Testa de ferro protocolar há alegadamente um , chama-se Carlos Ramildes e é alegadamente , um ex. membro do Comité Central do PCP.
_________________________________

O artigo também fala de que : « a Urbangol já avançou com alguma verba, mas nada foi feito»

- A QUEM ( AUTARQUIA , PARTIDO , PARTICULAR ... FOI «AVANÇADA ESSA VERBA»?

- QUAL O SEU VALOR ?

- PORQUE RAZÂO , NÃO ESTANDO NADA DECIDIDO , SÂO AVANÇADAS VERBAS ?

Anónimo disse...

o FACTO DE TER SIDO EX-MEMBRO DO COMITÉ CENTRAL ANDA QUER DIZER, A ZITA SEABRA TAMBÉM O FOI E HOJE É A DESGRAÇA QUE SE VÊ... QUANTO AO CARLOS RAMILDES A ULTIMA NOTICIA QUE HÁ DO MESMO FOI A PRESENÇA EM REUNIÕES DO CHAMADO GRUPO DOS "RENOVADORES" QUE HOJE ESTÃO NO PS!

VOTA BLOCO DE ESQUERDA disse...

Olhem para o que disse ontem Louçã sobre os Bairros Sociai.

Novos tempos, Novas politicas !

CDU É PASSADO !

VOTA BLOCO DE ESQUERDA !

Anónimo disse...

O anónimo das 12 e 40 à expressão :

«QUANTO AO CARLOS RAMILDES A ULTIMA NOTICIA QUE HÁ DO MESMO FOI A PRESENÇA EM REUNIÕES DO CHAMADO GRUPO DOS "RENOVADORES" QUE HOJE ESTÃO NO PS!»

Devia ter acrescentado que no quadro desse grupo firmou posições documentadas, ao lado do seu correligionário...

- ALFREDO MONTEIRO

AAAAAAAAAHHHHHHHHH!!! POIS É !

PS JÁ RESPONDEU (AQUI O LINK) disse...

PS JÁ RESPONDEU. EM ACTA :

« Na abertura para discussão pública do Plano de Pormenor de Vale de Chixaros, sobre a qual Samuel Cruz levantou a questão de a empresa parceira no plano URBANGOL, ter sede em Gibraltar (zona offshore) e ser das maiores empresas com dividas ao fisco, desprovida de credibilidade para ter protocolo com a autarquia. Alfredo Monteiro e Jorge Silva esclareceram que se trata para já apenas de uma fase preliminar do processo, cabendo na fase seguinte a averiguação dessas situações e a devida apreciação.
Os vereadores do PS, no entanto, votaram contra." »

E se dúvidas houvesse , no Blogue Rumo a Bombordo :

«- No que respeita ao Plano de Pormenor de Vale de Chícharos (vulgarmente conhecido como Bairro da Jamaica) o PS absteve-se, e fê-lo porque reconhece a necessidade de resolver aquele verdadeiro cancro do concelho do Seixal e a decisão a tomar era apenas a de se iniciar o período de discussão pública. Pesando do lado negativo o facto de se tratar de uma empresa Off-shore (de fachada), com elevadas dívidas ao fisco e que ainda não cumpriu o protocolo celebrado com a Câmara. Recordo que em consequência deste protocolo a autarquia isentou esta empresa do pagamento de bem mais de 500.000 (quinhentos mil euros)em taxas urbanísticas.
Terminei a minha intervenção dizendo que esta empresa é representada pelo cidadão Carlos Ramildes, ex-deputado eleito pelo PCP e ex-membro da Comissão Política e do Comité Central deste Partido.
Publicada por Samuel Cruz

em Sábado, Junho 14, 2008 »

PARAÍSO FISCAL disse...

Então ainda ninguém respondeu ? Eram tês perguntinhas apenas , repito:

« a Urbangol – grupo constituído por várias empresas do distrito de Setúbal»

- Mas quem são essas empresas ?

- Quem está por trás delas ?

- Porque é que a imprensa omite tratar-se de uma off-shore com sede em GIBRALTAR ?

___________________________________

E dou um contributo :

Eu cá propunha a geminação do Seixal com Gibraltar dadas as estreitas relações entre elas.

Os nossos autarcas até passavam a ter as deslocações pagas ...

Então negócios da Câmara com habitação social, planos de pormenor, alteração de uso do solo , não passa tudo, ou quase tudo p por Gibraltar ?
Desde à URBANGOL LIMITED de Vale de Chícharos-Jamaica - até à MEDANAN LIMITED da Flôr da Mata - Pinhal Frades.

Como há muitos macacos em Gibraltar ,podiamos fazer um intercâmbio com a Margem Sul onde também há bastantes...(gorilas e flamingos também , alguns com acumulação de funções) .

Que tal fazermos em vez de bairros sociais para amigos encherem os bolsos, fazermos antes Aldeias de Macacos (para os vossos construtores até é parecido ) já que gostam tanto de copiar modelos do Estado Novo deve ser uma ideia a ser considerada na próxima reunião de Câmara..

Anónimo disse...

Alguém sabe o que se passa com o bllgue do Flaminguito e do POr cá tudo na mesma??

Ai, não me digam que já foram saneados!!!

Hussein Bolt disse...

Toda a gente fala das pobres famílias a realojar, as pobres e excluídas familias da Jamaica que merecem habitação condigna de acordo com a constituição, mas isso é só a ponta do iceberg e os fogos já negociados devem resolver isso. O resto é criminalidade, tráfico de droga e africanos que subalugam buracos a outros africanos , buracos que são a divisão da divisão de um apartamento que alguém ocupou ilegalmente. Para os mais ricos dentre eles podem também comprar a chave. Nós temos de pagar casa nova a esta gente ? Já chega não?

Anónimo disse...

Alguém sabe o que se passa com o bllgue do Flamingo e do Seixalsim ou Aldeia ??

Ai, não me digam que já foram saneados!!!

Anónimo disse...

a solução e simples esta corja que trabalhe como todas as pessoas para pagar a sua habitação,ou caso não queiram sempre podem regressar as suas terras de origem onde terão direito a habitação gratuita a conta de quem trabalha e leva uma vida a pagar ao banco a sua

Anónimo disse...

E sobre isto os carneirinhos dos Xuxas e dos Yo Tass Bem não tem nada a dizer??

Revista de imprensa: destaques do "Correio da Manhã"
21.09.2009 - 06h53
Bónus da REN em 2008: Gestores públicos ganham prémio de 1,4 milhões. Estado tem maioria no capital da empresa dona da rede eléctrica.

Dinheiro dos contribuintes mal gasto!

Anónimo disse...

Estudo :

Sócrates é o pior primeiro-ministro desde 1985
fonte: Económico
21/09/09 15:40

Anónimo disse...

O preto que feriu um homem na Amora em pleno dia para o assaltar é do bairro da jamaica.
Foi apanhado em flagrante e saiu em liberdade, e ainda foi ameaçar os populares que o apanharam no próprio dia que saiu do tribunal.
Se calhar a seguir vai pedir uma indemnisação e uma casa nova, porque eles éque são as vítimas!!

Anónimo disse...

pretos para africa,chega de criminosos e profissionais do rendimento minimo