quarta-feira, maio 18, 2005

FLOR DA MATA E PINHAL DOS FRADES NO SEIXAL, UM EXEMPLO DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS? OU DE MÁ GESTÃO DO TERRITÓRIO?


Foto Flor da Mata Seixal / Portugal talvez que com esta vista se compreenda porque é um tema recorrente aqui no A-Sul, é uma mancha verde protegida no PDM que os cidadãos pretendem continue defendida ambientalmente , mas que outros interesses pretendem urbanizar, alterando o PDM. A população fala já de um exemplo de alegado tráfico de influências na Margem Sul . (Nos limites da imagem, à esquerda a EN378 (Seixal-Sesimbra-Meco), em baixo a Flor da Mata, à direita Pinhal dos Frades e em cima a A2 e nó do Fogueteiro , a zona do centro para baixo da imagem e agora menos arborizada, era a de pinheiros e sobreiros arrazados ilegalmente nos ultimos meses- ver posts em arquivo)

Corrupção e tráfico de influências nunca estiveram tanto na ordem do dia , sendo injusto generalizar para todos os autarcas ou todos os politicos, certo é que muitas decisões não tendo uma explicação lógica ou contrariando os verdadeiros desejos das populações, leva a que a desconfiança se instale como no caso da imagem. Veja-se excertos do que sobre o tema, e o país , escrevia António Barreto no passado fim de semana (15/05/05) no PUBLICO www.publico.pt do qual se recomenda a sua leitura integral:

"Um presidente de Câmara que recebe luvas e comissões em "dinheiro vivo" para não deixar traços?(...)
Uns acessos ao estádio e umas instalações desportivas construidas e pagas a preço forte, com dinheiros da Câmara e do Estado, em troca de umas comissões para os autarcas e para o partido, com a certeza prévia de que a empresa construtora seria a vencedora de um concurso público e isento?
Uma autorização para derrogação do plano director municipal?
Uma câmara que cede terrenos públicos , a preços ridiculos, para os negócios imobiliários de um clube de futebol?
Uma licença para construir casa privada em parque de reserva ecológica absoluta?
Um alvará para modificar um monumento classificado, a beneficio de um comércio privado e de uma casa de habitação de um antigo ministro?(...)

Um empresário que, para levar a cabo projectos de construção, obtém benefícios fiscais, emprestimos bonificados e autorizações governamentais através das suas relações com um partido e aproveitando as suas próprias actividades financeiras dentro desse partido?
Um presidente de câmara, um ministro e um secretário de Estado que mentem descaradamente nas suas declarações de interesses , das quais ocultaram fortunas fugidas ao fisco e propriedades postas em nome de familiares?
Um autarca que recebe regularmente comissões por obras que deixa fazer nos limites do seu município?(...)
Governos de gestão que, a arrepio da lei e da honestidade, nomeiam altos funcionários e gestores para empresas, vendem patrimonio do Estado a preços de favor, concedem autorizações especiais para estabelecimentos empresariais e atribuem licenças de unidades produtivas em sectores submetidos a condicionamento? (...)

MINISTROS, DEPUTADOS E AUTARCAS que se consideram acima da lei e são, na verdade, impunes? Empresários, banqueiros, proprietários, aristocratas, burgueses, empreiteiros, patos-bravos que se comportam com a convicção de que tudo lhes é devido e de que o nome, por vezes , o dinheiro, sempre, lhes conferem direitos de extraterritorialidade perante a lei?

TUDO ISTO ME FAZ A MESMA IMPRESSÃO do que a milhares de cidadãos.mas tudo isto não seria mais que o resultado da pobreza secular, da miséria cultural e moral, da voracidade de quem quer enriquecer depressa, da arrogante tradição dos banqueiros e empresários de regime e da pequenez de politicos videirinhos...Não seria mais do que isso...Mas é bem pior. É o resultado das deficiências da justiça.É a consequência da falta de justiça.Pior do que a corrupção. Pior que a voracidade. Pior que a impunidade das "classes altas" e dos políticos. Pior que tudo , é a falta de justiça pronta e eficiente (...)

Posted by Hello

5 comentários:

Anónimo disse...

Excelente esse artigo de Antonio Barreto aqui recuperado, bem enquadrado no contexto da Margem Sul.

Anónimo disse...

Ó pinóquio vê lá se dizes as verdades. E a verdade é que vcs (sim, a malta do PS de Pinhal dos Frades), não querem a gestão do PCP na Câmara Municipal, então fazem um blog onde contam histórias de encantar. Só acredita, ou quem é mentiroso, ou quem é ingénuo - as crianças ainda têm desculpa.
Ah e cuidado com o pica pau...

Anónimo disse...

Já cá faltavam os arruaceiros locais a fazer ameaças anónimas.

É curioso que os defensores da instabilidade local que se vive, têm sempre uns arruaceiros para tentar intimidar e levantar ondas, foi assim na Amora, depois em Corroios e agora até navegam na net..... maravilha !

Pinóquios têm sido os gestores CDU nestes 31 anos que condenaram este concelho a ser um muro de betão.

Anónimo disse...

As verdades aí estão...Oh meusss amigoss...Que o PêCêPê tem sido um desastre? Ora aí está!!!Agora vão dizer que a fotografias são montagem da oposição???...um blogue para dizer mal? Sempre sai mais barato que o boletim e a propaganda avulsa...isso é que nos custa os olhos da cara!!!Mas com estas ameaças os autores do blogue devem estar cheios de medo e vão já acabar...Aí o Pica pau...mau...mau... Meusss amigosss... já não podem controlar...elogiem o Camarada Estaline lá no Avante mas deixem os outros em paz! Só mais uma questão, Porque está o PCP tão interessado em Construir no pinhal protegido? E os verdes ? até nem são da CDU pois não???

Ponto Verde disse...

E o esgoto de Pinhal dos Frades também é mentira? Vai para um tanque no pinhal e depois sem tratamento é encanado e despejado no Rio Judeu num sitio onde vem agua tratada da ETAR de Feernão Ferro. O Cheiro é insuportável para quem vive nas vivendas da Flor da Mata junto à estrada de Sesimbra e onde há também uma loja de móveis. É mentira?