quinta-feira, novembro 18, 2010

TRANSPARÊNCIA OU O SEU CONTRÁRIO ?


Como se pode falar em transparência neste caso do traçado do IC 32 em Pinhal dos Frades quando o mapa publicado pela autarquia em sede de Boletim Municipal está ERRADO , tem dados fundamentais FALSOS que impedem ou ludibriam a participação civica , como aqui alertámos em 26 de Maio ? Nesse mapa Pinhal dos Frades não é sequer afectado. Cito o post de então:
« Na politica , quer nacional, quer local , grassa a mentira generalizada em promessas eleitorais não cumpridas , na ficção do real , e até para camuflar a objectiva violação da lei e da ética.

Diz a lei que grandes projectos com impacto significativo no ambiente e nas populações carecem de aprofundados estudos de impacto ambiental e social, acompanhados de esclarecedora e participada participação publica.

Só que do legislado, à realidade vai uma enorme distância.


As autarquias dispõem hoje de meios de informação que podendo ser utilizados para manter as populações informadas, servem sim para omitir, para enganar, para manter na ignorância instituindo a dúvida e a confusão, para finalmente apresentar ... O FACTO CONSUMADO !

Com o traçado da CRIPS - IC32, mais uma vez o presidente da autarquia se esquiva a dar a cara e a discutir com a população , mais uma vez a informação disponibilizada mente descaradamente à população,. mais uma vez a apresentação gráfica é omissa em pontos fundamentais no terreno e mais uma vez também , os próprios mapas têm gralhas de tal modo graves que levam a desconfiar do PORQUÊ de tanta incompetência ... são mesmo assim tão BURROS ? É que depois esta incompetência serve às mil maravilhas duas coisas, outros interesses... mais uma vez a coberto do suposto interesse público !!! E a instalação da confusão no seio da população.

Veja-se para começar, e a título de exemplo do que atrás digo, com a localização assinalada no mapa de uma das povoações afectadas pelo ( NOVO TRAÇADO - APRESENTADO COMO DEFINITIVO ) do IC-32 no chamado nó das Laranjeiras.


Um dos « nós » deste processo... chama-se das Laranjeiras, quando este se situa, não nas Laranjeiras - a cerca de quatro quilómetros dali - mas sim na Flor da Mata ... depois veja como está no mapa assinalada a povoação de Pinhal DOS Frades - , não onde realmente existe , a norte do projectado IC 32, mas bem a Sul, no local denominado Flor da Mata 2 ...

Se isto é para ESCLARECER , então já percebi porque razão o autarca destinado a fazer o frete de mentir à população , foi o mesmo responsável por o Seixal ter perdido o acesso a financiamentos do QREN por equivocos quanto à data limite de acesso das candidaturas a esses mesmos fundos... acredito que não seja má-fé, mas tão só INCOMPETÊNCIA !»

1 comentário:

Anónimo disse...

Luzes de Natal

Aveiro - 7500

Almada - 75000


Se o despesismo chega às luzinhas quanto mais às Estradas e a outros negócios de milhões!