sexta-feira, novembro 26, 2010

A DESTRUIÇÃO DA REDE NATURA 2000 NO SEIXAL


O silêncio à volta da destruição do Sítio Rede Natura 2000 (link) Fernão Ferro Lagoa de Albufeira e da zona protegida em PDM da Flôr da Mata é um silêncio ensurdecedor por parte de TODOS os quadrantes politicos.

A população assiste atónita à passagem de uma auto-estrada pelos seus quintais, destruindo a floresta e fora da zona prevista no PDM e do espaço canal reservado para tal, sem que haja da parte da autarquia uma explicação razoável.

Há uma desmatação brutal de toda a zona por parte de uma empresa que cometeu o mesmo crime ambiental no que pretende ser mais uma mega urbanização no nó de Belverde cuja saída , com prolongamento para a Av.do Mar foi recentemente chumbada.

Há, aparentemente , depois de ter havido uma quase que compulsiva mudança de proprietários , na Flor da Mata , uma orientação de mudar o Plano Director Municipal , retirando protecção ambiental ao nível non edificandit para a abertura à construção em massa , já tentado com o projecto de mega bairro social para a Flor da Mata, o que a acontecer revelará que a corrupção estará instalada ao mais alto nível na Câmara Municipal do Seixal e lanço desde já o apelo para uma auditoria geral a todos os negócios que envolvem terrenos na Flôr da Mata.

Mas não só transacções, também as condicionantes que os proprietários agricolas vêm sistemáticamente ser aplicadas em dualidade de critérios face ao concedido aos novos proprietários especuladores , construtores e agentes imobiliários alguns escondidos sob a capa de off shores.

Desafio nomeadamente a que seja feita uma investigação à última das transacções que envolve os antigos proprietários, Familia Quintella , e os novos proprietários ... quem está por detrás da compra ... como foi a transacção permitida ... quando todas as propostas feitas pelos anteriores proprietários recebiam sistemáticamente entraves de "quem de direito " ?

6 comentários:

Ex. militante disse...

O que dá que pensar é porque é que um construtor compra um terreno, onde o proprietário que vende nem ninguém pode construír.

É para manter a floresta ?

Ou é porque dispõe de informação e influência que lhe garanta que ele, ou alguém vai a prazo poder constrír?

Estou de acordo que estes negócios devam ser seguidos e investigados pela Judiciária.

Anónimo disse...

Desculpe, Ponto Verde, mas essa população que agora assiste atónita à passagem pelos seus terrenos das obras, não é a mesma que tem durante 36 anos votado na mesma farsa política???
Agora esperam que sejam os outros a resolver os seus problemas?
è que as coisas não acontecem de um dia para o outro, são anos, neste caso décadas de "deixa andar"...
Só quando as coisas nos acontecem á porta é que se reage. Mas por vezes é tarde demais.
Ah pois é...

Anónimo disse...

Está na hora da população abrir os olhos e ver quem é que lhe provoca as angustias que vivem neste concelho. A Câmara do Seixal que durante 36 anos apareceu sempre a deitar as culpas aos outros de tudo o que acontecia e a população foi-se deixando ludibriar por boletins municipais e discursos fantoches dos eleitos da CDU está agora a ser desmascarada. A população começa a ver de quem é realmente a culpa. Afinal a culpa não é sempre do governo. O governo não tem culpa que a Câmara CDU continue a ter como director financeiro uma pessoa que está a ser investigada suspeita de roubo fraude e corrupção, para além de ter roubado um contador de água da camara que pôs na sua casa noutro concelho o que é um mau exemplo e que por isso já respondeu em tribunal. Uma pessoa destas depois do que fez o que estará ainda a fazer nas finanças da camara? E de quem é a culpa por manter este director financeiro a gerir o dinheiro da camara e que é de todos os municipes? a culpa é da camara que lhe renovou a nomeação em director financeiro depois da judiciaria estar já a tomar conta do caso. Afinal que falta de respeito é esta da CDU para com quem paga impostos neste concelho? Com o exemplo do director financeiro a camara abre as portas a todos os outros directores e chefes ou outro pessoal com poder de decidir ou influenciar para fazerem desmatações destas que se vêm na fotografia e propostas de aprovação das maiores aberrações urbanisticas porque sabem que a camara está do lado dos que não têm escrúpulos e protege-os.

Anónimo disse...

É com estas denúncias que vemos o verdadeiro trabalho dos Verdes na Coligação Democratica Unitaria no Seixal.

Anónimo disse...

O tal negócio com os Quintela é curioso MUITO CURIOSO . INVESTIGUE-SE E SIGA-SE COM MUITA ATENÇÃO. O Construtor que construíu demais, os herdeiros que nunca puderam construir, o construtor que comprou para compensar o facto de se ter entusiasmado e construído demais etc, etc, etc.

Anónimo disse...

Mas quem pudera cometer este terrível acto de destruir a mata e floresta para construir uma auto-estrada e mais passando por dentro da casa das pessoas quem?
Só mesmo os vergonhosos dos comunistas que não têm respeito por ninguém nem por nada. Estúpidos e insensíveis que só criticam e nada fazem, só roubaram após o 25 de Abril terras e propriedades à minha família.
Sinto-me tão triste. Melhor blog de sempre e têm todo o meu apoio. Parabéns.