quinta-feira, outubro 07, 2010

3ª TRAVESSIA AFINAL HÁ ALTERNATIVA


Afinal, à medida que a crise e dificuldade de financiamento aumentam, começam a aparecer novas e mais baratas soluções em relação a projectos que se consideravam inevitáveis e insubstituíveis.

O Ultimo prende-se com a "nado-morta" 3ª travessia do Tejo Chelas-Barreiro.


Afinal há uma alternativa menos danosa ambiental e paisagisticamente e, muito importante , por menos de um quarto do preço.
Segundo o Publico em artigo de Carlos Cipriano:

«A ideia é muito simples: da gare do Oriente ao futuro aeroporto de Alcochete é mais barato seguir para norte pelo corredor da actual linha férrea até Alhandra e atravessar aí o rio, continuando-se depois pelo perímetro da Reserva natural do Estuário do Tejo até á aerogare.


São 50 quilómetros enquanto o traçado pelo governo, através da terceira travessia sobrte o Tejo (TTT) , Barreiro e Poceirão, é de 55 quilómetros. Pelo lado norte , a linha de alta velocidade custa à volta de 450 milhões de euros; pelo lado sul são 2000 milhões de euros .»

Este é um estudo independente liderado por António Mourão , um ex Comandante da Marinha Mercante em conjunto com um economista e um engenheiro civil. Quando questionado pela razão o Governo insiste no anterior projecto , é contundente:

« Porque interessa a todos os partidos: ao PSD porque tem o Ferreira do Amaral na Lusoponte e quaisquer pontes que se façam a jusante da Vasco da Gama resultam em ganhos para esta empresa ; ao PS porque assim dá empreitadas à Mota Engil e a outras empresas do regime; e aos partidos de esquerda porque os terrenos no Barreiro e na margem sul vão valorizar-se imenso»


É caso para dizer : Se não é verdade , encaixa na perfeição ...

7 comentários:

EMALMADA disse...

É caso para dizer e infelizmente: "Eles, os dos partidos políticos (de todos) andam todos ao mesmo", o que não deixa de ter uma ponta de verdade, e o País que se lixe.
O Povo mártir paga as crises criadas pelos bons governantes e muito bons gestores.

Anónimo disse...

Vivemos numpaís com uma classe politica de abutres.

Anónimo disse...

Inerente a esta terceira travessia doTejo estava a ligação Seixal-Barreiro. Aqui apenas a um palmo de distância tem sido a falta de vontade politica dos autarcas locais que não encontraram solução para uma ligação entre as duas cidades que não implique um desvio de quilómetros.
Mas se Salazar levou á destruição da ponte ferroviária entre Seixal e Barreiro para evitar as ligações entre os comunistas, os mesmos em 36 anos também nada fizeram para promover a aproximação.

Anónimo disse...

E o túnel/ponte (embora a ponte, ainda que funcional, seria um atentado paisagístico) Trafaria-Algés? É que uma ponte no Barreiro, em 10 anos torna-se obsoleta com a especulação e a construção massiva de novas urbanizações. É preciso outra travessia a servir Almada/Seixal, que já estão saturadas. E aproveitando-se a tal "circular vermelha" que está em construção entre a Coina e a Trafaria ou lá o que é.

Ex. militante disse...

Têm sido décadas de fartar vilanagem, dos fundos da comunidade europeia até às obras publicas inúteis pagas por nós todos como as rotundas.

O que preocupa é que apesar dos cortes continuamos a não mudar um milímetro nesta asneira a sociedade civil tem que se mobilizar contra estes politicos parasitas.

Associação Viver Pinhal do General disse...

“1º GRANDE NOITE DE FADOS” – SILÊNCIO que se vai cantar…

16 DE OUTUBRO, 20H, RESTAURANTE PIC-NIC, PINHAL DO GENERAL

UM EVENTO, PROJECTO “VIVER PINHAL DO GENERAL”

FAÇA A SUA RESERVA EM
www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

D+ PELO PINHAL DO GENERAL!

Anónimo disse...

É preciso fazer um desenho??

Querem uma terceira travessia para servir a população geral ou para a população que quer ir até ao novo aeroporto?
Se for só para aqueles que querem utilizar o aeroporto td bem esta proposta deste senhor da marinha mercante (definitivamente um especialista) é a melhor. Se for para melhorar as acessibilidades a Lisboa das pessoas que vem da margem sul, então é melhor ser Barreiro-Chelas.
Mas o senhor bloquista como é não podia deixar de tentar dar uma alfinetada ao PS e ao PSD.
No Seixal estamos mesmo num concelho de porcaria, governados por comunistas, em que principal blog é de gajo do BE que trabalha numa outra autarquia local, em que os candidatos da oposição nas últimas autárquicas foram, por uma imensa coincidencia, os dois comentadores de um jornal local, o que revela a fraqueza da oposição, que se deixou levar pela manipulação de um jornal local, que fez tudo para promover dois candidatos claramente...
que conduziram os seus partidos a derrotas enormes, pondo o nome dos mesmo partidos nas rias da amargura.
Cada tiro caga melro.