terça-feira, outubro 19, 2010

ECO - SOLUÇÕES


Foi apresentado ontem à imprensa europeia, no Museu da Electricidade em Belém , aquele que será o primeiro automóvel electrico , zero emissões , produzido em massa e integrado num novo sistema de carregamento energético.

O lançamento , se bem que futurista , não poderia , em termos nacionais e de conjuntura internacional , ter ocorrido conjunturalmente em pior altura até porque pelo seu preço, está (ainda) longe de ser um "carro do povo" ...

« Num contexto de grande procura pelo primeiro veículo de emissões zero, acessível e produzido em massa, a Nissan International SA, procedeu a 30 de Julho, deste ano, à abertura das pré-encomendas para o Nissan LEAF em Portugal e na República da Irlanda.

O outro mercado inicial para veículos eléctricos na Europa, o Reino Unido (RU), também confirmou que o processo de pré-encomendas se iniciará a 1 de Setembro. O processo de encomenda representa um primeiro passo na obtenção de um lugar na lista para receber o inovador Nissan LEAF, pelo que os clientes portugueses, irlandeses e britânicos estão na linha da frente para usufruir do automóvel na Europa. As entregas do Nissan LEAF começarão a ser processadas, em Portugal, a partir de Janeiro, na Irlanda em Fevereiro e no Reino Unido em Março de 2011.

"O anúncio de hoje aproxima ainda mais da realidade a mobilidade emissões zero na Europa", disse Simon Thomas, Vice-presidente Sénior de Vendas e Marketing na Nissan International SA. "O Nissan LEAF irá apelar a vários níveis; é um automóvel eléctrico com emissões totalmente zero, com todos os benefícios ambientais e financeiros que encerra, sendo também um automóvel familiar prático e divertido de conduzir. Esta é uma combinação poderosa e o Nissan LEAF está já a atrair um interesse significativo por parte de potenciais futuros clientes".

Desde Março, mais de 12.000 clientes na Europa subscreveram a recepção de informação regular relacionada com o lançamento do Nissan LEAF, enquanto nos EUA e no Japão, as pré-encomendas excedem já as 23.000 unidades, desde o início das reservas online, em Abril.

A procura tão elevada determinou que a Nissan irá lançar o Nissan LEAF na Holanda um pouco mais tarde do que o previsto. As vendas estão agora previstas para Junho de 2011 e o processo de pré-reservas abrirá em Outubro deste ano. Todos os outros mercados mantêm inalteradas as datas anteriormente anunciadas.

Para efectuarem uma reserva, os clientes, nestes primeiros mercados de lançamento apenas necessitam de entrar no website* do país respectivo e efectuar a encomenda. Um processo rápido e simples, que obriga a um sinal – totalmente reembolsável – no valor de 300€. Aos "pioneiros" será também dada a oportunidade de efectuarem, em Dezembro, um exaustivo ensaio ao Nissan LEAF. Altura em que será necessária a confirmação formal da encomenda. Um centro telefónico foi criado em cada país, de maneira a prestar esclarecimentos e satisfazer eventuais dúvidas dos clientes. Os detalhes relativos aos centros telefónicos encontram-se disponíveis em cada website.

O preço do Nissan LEAF, após os incentivos governamentais, situar-se-á nos 30.250€ em Portugal, nos 29.995€ na Irlanda e nas 23.990 libras no RU, com a bateria incluída. Ou seja, apesar da avançada tecnologia de que dispõe, o Nissan LEAF não será mais dispendioso – aliás, terá até uma manutenção consideravelmente mais barata - do que um convencional familiar compacto de dois volumes. Prevê-se que os custos de manutenção se situem abaixo de 1,05 € por cada 100 km em Portugal, menos de 1,20 € na Irlanda e de 1,59 libras por cada 100 km no Reino Unido.

O Nissan LEAF está muito bem equipado, com sistemas como o ar condicionado, a navegação por satélite e a câmara de estacionamento traseira. Uma inovadora conectividade por smartphone irá permitir que o proprietário regule a temperatura do interior do automóvel, remotamente, através de um telemóvel.

O motor de CA do automóvel desenvolve 80 kW de potência e 280 Nm de binário, o suficiente para uma velocidade máxima superior a 140 km/h. O motor eléctrico é "abastecido" por uma bateria de iões de lítio laminada, com uma potência superior a 90 kW.

Um carregamento completo confere uma potencial autonomia de 160 km (US-LA 4 mode) que irá satisfazer as exigências de condução diária da maioria dos clientes. Pesquisas realizadas a nível global indicam que a quilometragem média diária de 80% da população mundial é inferior a 100 km: o valor no Japão e no Reino Unido é inferior a 50 km para 80% da população.

O Nissan LEAF já chegou às redes sociais, com páginas oficiais em português:
Facebook
Twitter
Facebook Nissan Portugal

*Portugal: http://www.nissan.pt/#vehicles/electricvehicles/leaf
Irlanda: http://www.nissan.ie/NissanLeaf
Reino Unido: http://www.nissan.co.uk/leaf (a partir de 1 de Setembro)

** O preço no RU inclui o nosso valor de IVA a 20%, efectivo a partir de 1 de Janeiro de 2011. Sobre a Nissan na Europa A Nissan emprega cerca de 12.500 funcionários nas respectivas operações europeias de concepção, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano de 2009, a empresa vendeu 498.027 veículos, em 40 mercados na Europa Ocidental e de Leste, incluindo a Rússia. Além disso, a empresa produziu um total de 390.727 veículos nas unidades fabris de Espanha e Inglaterra.»

1 comentário:

J.S. Teixeira disse...

Conheçam os meandros das negociatas falaciosas entre o PS e o PSD para o Orçamento de Estado de 2011 e o país de faz de conta que a comunicação social capitalista teima em esconder dos portugueses. Tudo isto no blogue O Flamingo.

Tenho dito.