
Foi apresentado ontem à imprensa europeia, no Museu da Electricidade em Belém , aquele que será o primeiro automóvel electrico , zero emissões , produzido em massa e integrado num novo sistema de carregamento energético.
O lançamento , se bem que futurista , não poderia , em termos nacionais e de conjuntura internacional , ter ocorrido conjunturalmente em pior altura até porque pelo seu preço, está (ainda) longe de ser um "carro do povo" ...
« Num contexto de grande procura pelo primeiro veículo de  emissões zero, acessível e produzido em massa, a Nissan International  SA, procedeu   a 30 de Julho, deste ano, à abertura das pré-encomendas  para o Nissan LEAF em Portugal e na República da Irlanda.
O outro mercado inicial para veículos eléctricos na Europa, o Reino  Unido (RU), também confirmou que o processo de pré-encomendas se  iniciará a 1 de Setembro.  O processo de encomenda representa um primeiro passo na obtenção de um  lugar na lista para receber o inovador Nissan LEAF, pelo que os clientes  portugueses, irlandeses e britânicos estão na linha da frente para  usufruir do automóvel na Europa. As entregas do Nissan LEAF começarão a  ser processadas, em Portugal, a partir de Janeiro, na Irlanda em  Fevereiro e no Reino Unido em Março de 2011.
"O anúncio de hoje aproxima ainda mais da realidade a mobilidade  emissões zero na Europa", disse Simon Thomas, Vice-presidente Sénior de  Vendas e Marketing na Nissan International SA. "O Nissan LEAF irá apelar  a vários níveis; é um automóvel eléctrico com emissões totalmente zero,  com todos os benefícios ambientais e financeiros que encerra, sendo  também um automóvel familiar prático e divertido de conduzir. Esta é uma  combinação poderosa e o Nissan LEAF está já a atrair um interesse  significativo por parte de potenciais futuros clientes".
Desde Março, mais de 12.000 clientes na Europa subscreveram a  recepção de informação regular relacionada com o lançamento do Nissan  LEAF, enquanto nos EUA e no Japão, as pré-encomendas excedem já as  23.000 unidades, desde o início das reservas online, em Abril.
A procura tão elevada determinou que a Nissan irá lançar o Nissan  LEAF na Holanda um pouco mais tarde do que o previsto. As vendas estão  agora previstas para Junho de 2011 e o processo de pré-reservas abrirá  em Outubro deste ano. Todos os outros mercados mantêm inalteradas as  datas anteriormente anunciadas.
Para efectuarem uma reserva, os clientes, nestes primeiros mercados  de lançamento apenas necessitam de entrar no website* do país respectivo  e efectuar a encomenda. Um processo rápido e simples, que obriga a um  sinal – totalmente reembolsável – no valor de 300€.   Aos "pioneiros" será também dada a oportunidade de efectuarem, em  Dezembro, um exaustivo ensaio ao Nissan LEAF. Altura em que será  necessária a confirmação formal da encomenda. Um centro telefónico foi  criado em cada país, de maneira a prestar esclarecimentos e satisfazer  eventuais dúvidas dos clientes. Os detalhes relativos aos centros  telefónicos encontram-se disponíveis em cada website.
O preço do Nissan LEAF, após os incentivos governamentais, situar-se-á  nos 30.250€ em Portugal, nos 29.995€ na Irlanda e nas 23.990 libras no  RU, com a bateria incluída. Ou seja, apesar da avançada tecnologia de  que dispõe, o Nissan LEAF não será mais dispendioso – aliás, terá até  uma manutenção consideravelmente mais barata - do que um convencional  familiar compacto de dois volumes. Prevê-se que os custos de manutenção  se situem abaixo de 1,05 € por cada 100 km em Portugal, menos de 1,20 €  na Irlanda e de 1,59 libras por cada 100 km no Reino Unido.  
O Nissan LEAF está muito bem equipado, com sistemas como o ar  condicionado, a navegação por satélite e a câmara de estacionamento  traseira. Uma inovadora conectividade por smartphone irá permitir que o  proprietário regule a temperatura do interior do automóvel, remotamente,  através de um telemóvel.
O motor de CA do automóvel desenvolve 80 kW de potência e 280 Nm de  binário, o suficiente para uma velocidade máxima superior a 140 km/h. O  motor eléctrico é "abastecido" por uma bateria de iões de lítio  laminada, com uma potência superior a 90 kW.
Um carregamento completo confere uma potencial autonomia de 160 km  (US-LA 4 mode) que irá satisfazer as exigências de condução diária da  maioria dos clientes. Pesquisas realizadas a nível global indicam que a  quilometragem média diária de 80% da população mundial é inferior a 100  km: o valor no Japão e no Reino Unido é inferior a 50 km para 80% da  população.
O Nissan LEAF já chegou às redes sociais, com páginas oficiais em português:
Facebook
Twitter
Facebook Nissan Portugal
               *Portugal:  http://www.nissan.pt/#vehicles/electricvehicles/leaf
Irlanda:  http://www.nissan.ie/NissanLeaf
Reino Unido: http://www.nissan.co.uk/leaf (a partir de 1 de Setembro)
** O preço no RU inclui o nosso valor de IVA a 20%, efectivo a  partir de 1 de Janeiro de 2011.               Sobre a Nissan na Europa     A Nissan emprega cerca de 12.500 funcionários nas respectivas  operações europeias de concepção, pesquisa e desenvolvimento, fabrico,  logística, vendas e marketing. No ano de 2009, a empresa vendeu 498.027  veículos, em 40 mercados na Europa Ocidental e de Leste, incluindo a  Rússia. Além disso, a empresa produziu um total de 390.727 veículos nas  unidades fabris de Espanha e Inglaterra.»
 
 
1 comentário:
Conheçam os meandros das negociatas falaciosas entre o PS e o PSD para o Orçamento de Estado de 2011 e o país de faz de conta que a comunicação social capitalista teima em esconder dos portugueses. Tudo isto no blogue O Flamingo.
Tenho dito.
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