quarta-feira, junho 16, 2010

MODELO CUCENA DE REALOJAMENTO LEVA PORTUGAL A TRIBUNAL 2


Para os que ontem se insurgiram para o mail contra o post aqui publicado e que tecia paralelismos entre o gueto cigano do Bairro das Pedreiras em Beja e o Bairro da Cucena link) do Seixal , para alguns um modelo de virtudes, gostaria de acrescentar - uma vez que parecem não terem lido o artigo do Expresso - alguns pontos em comum.

1) O primeiro e que salta logo à vista é que se tratam de modelos de realojamento CDU ou seja Partido Comunista Português + Os Verdes ...

Depois vejamos mais algumas caracteristicas comuns :

- As famílias foram, em Beja , " realojadas na periferia, receberam casas inadequadas para a dimensão dos agregados e sem infraestruturas de apoio" ... o mesmo se passou na Cucena.

- O relatório que pretende pôr Portugal no banco dos réus refere que "...no Bairro das Pedreiras os moradores são forçados a andar três quilómetros para terem assistência médica, já que não há transportes públicos e que "até recentemente" a maioria das crianças não ía à escola porque não tinha como "... e na Cucena ?


- Não sei se consta do relatório, mas os ciganos de Beja não respeitam regras básicas como ... pagar a água ou as rendas ... onde é que eu já vi isto ?


- O lugar condenado pelo Conselho da Europa em Beja é longe de tudo, num acesso sem saída e paredes meias com uma fábrica de rações , no Seixal é " diferente " (ver imagem acima ) , fica na estrada que leva à Siderurgia, o Bairro foi construído fechado , vedado e sem saídas e paredes meias, não com uma fábrica,mas com um hipermercado de bricolage e materiais de construção , mas em terreno Industrial na letra do PDM .

E para não me tornar mais fastidioso convido todos à leitura do artigo de Micael Pereira e Alberto Frias no Expresso de 12 de Junho de 2010 e à oposição politica no Seixal a apresentar
este caso da Cucena ás mesmas entidades europeias que se estão debruçar sobre a questão de Beja .

A menos que prefiram ser cúmplices de um "modelo" que é marcadamente racista e xenófoba e que , no caso de Beja , já extravasou fronteiras .

2 comentários:

Anónimo disse...

Alguem tem dúvidas de que o realojamento na Cucena é criminoso? Desterrar seres humanos para um fim de mundo daqueles onde não há nada. Pobre gente não se faz aquilo com ninguem. Podem alguns até não ser os cidadãos mais exemplares do mundo os que moram na Cucena mas não é com o realojamento que a camara do seixal fez que vão passar a ser. Não têm condições dignas na residência que lhes deram que os incentive a seres melhores seres humanos. É pena que estes autarcas que fazem este tipo de coisas não vão eles sentarem-se no banco dos reus para explicarem porque fizeram um negócio ruinoso para a camara e para o povo que foi realojado apenas lucrou e muito o a silva e silva que ganhou balurdios com o negócio. Porque seria que este negócio se fez? A mesma empresa de construção que fez o novo edifício para arrendar à camara por uma fortuna e também a mesma empresa a quem a camara vai entregar o quarteirão dos actuais serviços técnicos policia finanças no seixal, para fazerem prédios de 6 andares. Não é esquisito ser sempre a mesma empresa. Assim como é esquisito que a camara deixe fazer prédios de 6 andares dentro duma vila histórica em que os prédios mais altos são de 3º andar.Que grandes negócios esta CDU faz com o capitalismo.

Anónimo disse...

Ou....
Como é que uma empresa capitalista faz...e desfaz, a seu belo prazer... numa câmara comunista!
Ou será...que a Câmara Municipal do Seixal não é já...e há muito tempo, uma empresa subsidiária do grupo A Silva & Silva?