domingo, junho 06, 2010

CARRO ELÉCTRICO É REALIDADE



Notícia Expresso:


«O novo Prius Híbrido Eléctrico Plug-in conduz-se como um carro eléctrico com caixa automática (variável em contínuo) e, naturalmente, um sistema de stop and start muito útil nos semáforos e no chamado trânsito de pára-arranca. Ao contrário da anterior geração do Prius, a autonomia das suas baterias (agora, de iões de lítio) subiu, de 2 para 20 quilómetros. Também pode acelerar até aos 100 km/h em modo eléctrico, contra os 35 a 40 km/h do seu antecessor. Ultrapassada esta velocidade, o motor a combustão entra automaticamente em funcionamento, acoplado às rodas motrizes e contribuindo para recarregar as baterias.

Depois de ver muitos exemplos de adaptações efectuadas nos Estados Unidos, a Toyota rendeu-se finalmente ao sistema de recarga plug-in. O Prius Híbrido Plug-in usa um cabo eléctrico de cinco pinos para se conectar com o ponto de carregamento (250 v /60 A) público onde recarrega as baterias em cerca de hora e meia.

Em casa, numa tomada não dedicada (230 v/ 16 A), o carregamento pode demorar mais algum tempo. O custo de uma recarga completa custa cerca de 40 cêntimos de euro, mas a melhor estratégia passa por escolher as horas de vazio em que a electricidade é mais barata.

Em Estrasburgo, a eléctrica francesa EDF já instalou 150 pontos de carregamento de baterias: 78 nos parques de estacionamento das empresas parceiras do programa; 55 em edifícios habitacionais; 18 em parques de estacionamento públicos; e oito na via pública.

São pontos inteligentes, que reconhecem a viatura e o cartão de utilizador, comunicando depois com o sistema do automóvel e assegurando o carregamento das baterias com toda a segurança. Através de um iPhone, é possível localizar os pontos de recarregamento e saber se estão disponíveis

Como sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota recupera a energia cinética da travagem e da desaceleração, normalmente dissipada sob a forma de calor, convertendo-a em energia eléctrica, até é possível estender por mais alguns quilómetros a autonomia em modo eléctrico.

Outra especificidade do novo veículo está no sistema exclusivo de comando remoto da climatização (ar condicionado ou aquecimento) minimizando o consumo de energia no momento do arranque da viatura e reduzindo o consumo de energia e combustível.

O Prius está dotado de um motor eléctrico de 60 kW (equivalente a uma potência de 80 cv) e de um motor a gasolina 1.8 litros VVT-i de quatro cilindros, com um total combinado de 136 cv de potência.

O consumo misto anunciado pelo construtor ronda os 2,6 litros/100 km (menos 30% relativamente ao actual Prius) e as emissões desceram para 59 gramas de CO2 por quilómetro percorrido (contra 89 gr/CO2/km do seu antecessor). A sua velocidade máxima é de 180 km/h.

Estrasburgo foi a cidade foi escolhida para o lançamento deste projecto piloto pelo seu simbolismo. "Está no centro da Europa, é a sede do Parlamento Europeu e está muito aberta às novas tecnologias", sublinha o presidente da câmara, Roland Ries.

A maioria dos 100 Prius Híbridos Plug-in vai ser confiada a 25 entidades, entre as quais empresas como a Adam e a Airtec (construção e obras públicas); Schneider e Hager (electricidade); Messier-Bugatti (serviços); Orange (telecomunicações), instituições como o Banco Popular da Alsácia e os correios (La Poste); e serviços públicos como os Hospitais Universitários de Estrasburgo; a Direcção Regional do Ambiente, a Electricidade de Estrasburgo e a rede de automóveis partilhados Auto'trement. Curiosamente, a experiência também será extensível à vizinha Alemanha, através da empresa Energie Baden-Württemberg. O período de leasing é de 36 meses, com assistência garantida no concessionário local da marca japonesa.»


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