domingo, setembro 20, 2009

SEIXAL HOJE - GUERRA DE GUETOS E GANGUES


Este é o Seixal de hoje depois de 35 anos de maiorias CDU , artigo Correio da Manhã de 18 de Setembro , cito :

«..."Quando eles entraram aqui já era para o matar. Levou dois tiros mas ainda saiu pelo próprio pé. Pior foi um cliente meu, que nada tinha a ver com a guerra [de gangs, entre os bairros do Jamaica e da Quinta da Princesa] e também levou um tiro na zona lombar." A descrição é de Gabriel da Luz, proprietário do restaurante Mariposa, na Amora, Seixal, que anteontem à noite viu o seu espaço, com 12 clientes aterrorizados, ser invadido por quatro homens com facas e duas pistolas.

Dois jovens foram ali baleados, sendo que um deles era um simples cliente que nada tem a ver com as rivalidades de gangs. A guerra está mais acesa do que nunca – e teve o último episódio pelas 22h40 de anteontem, quando C.V., de 23 anos, surdo-mudo oriundo da Quinta da Princesa, passeava sozinho junto ao largo das piscinas da Amora. Passou por ele um Ford Fiesta de cor escura, com quatro elementos de um gang do Bairro do Jamaica – e estacionaram logo o carro para o perseguirem a pé.

A abordagem foi feita em frente às piscinas, num banco de jardim. A vítima, um jovem já referenciado pelas autoridades policiais como desordeiro, entrou em discussão com os perseguidores – e, logo ali, levou um tiro de raspão no pescoço. Não lhe restou alternativa a não ser fugir para dentro do restaurante. O espaço, cheio de clientes, foi invadido pelos quatro homens, armados com duas pistolas e duas facas.

'O rapaz ainda tentou fechar a porta de vidro mas eles partiram--na logo com dois pontapés. Quando dei por mim tinha os clientes escondidos atrás do balcão, debaixo das mesas, na casa de banho. Foi o pânico geral', recorda ao CM o proprietário do espaço. Já lá dentro, foram disparados dois tiros.

Um atingiu outra vez C.V., desta vez nas costas – levou ainda uma facada na mão –; o outro atingiu a zona lombar de um cliente, V.R., de 24 anos. Este último encontra-se ainda hospitalizado em Almada, em estado considerado grave, enquanto C.V. já recebeu ontem alta.

DUAS ZONAS DE TRÁFICO DE DROGA E CRIME VIOLENTO

Apenas dois quilómetros separam os bairros do Jamaica e da Quinta da Princesa. A rivalidade existe desde que estas duas zonas problemáticas nasceram na Margem Sul do Tejo, em 1975, albergando, na sua maioria, pessoas oriundas das antigas colónias. O tráfico de droga e os roubos violentos sempre estiveram associados a estes dois bairros da zona do Seixal.

Os episódios de violência entre moradores, fruto desta rivalidade, são frequentes. Recentemente, um jovem foi esfaqueado nas costas por dois outros oriundos do bairro do Jamaica. Dias antes, a situação era contrária. Um jovem do Jamaica deslocou-se com uma rapariga ao bairro rival e foi baleado num pé.

É frequente a polícia fazer buscas e fiscalizações nos dois bairros, mas só o faz com grande número de efectivos e fortemente armados.

VÍTIMA ESTEVE NOS CONFRONTOS COM A POLÍCIA

No dia 24 de Julho, um dos jovens anteontem baleado foi um dos intervenientes nos desacatos que se registaram na Quinta da Princesa. C.V., surdo-mudo, foi um dos jovens que deu a cara perante a Comunicação Social. Amigos de C.V. relataram que o surdo-mudo tinha sido agredido de forma brutal por elementos da polícia, o que tinha revoltado a população do bairro.

No dia seguinte, jovens incendiaram dois carros de modo a atrair ao bairro a polícia. Uma patrulha foi recebida aos tiros e com cocktails molotov. O Corpo de Intervenção da PSP cercou o bairro. Um homem foi detido e doze identificados.

PORMENORES

AGRESSOR IDENTIFICADO

A PSP marcou presença em força no local, com seis carros--patrulha. De imediato foram feitas rondas ao local, de forma a detectar os agressores. Sem sucesso. No entanto, o autor dos disparos, do Bairro do Jamaica, segundo uma fonte da PSP já está identificado.

FACA DEIXADA NO LOCAL

No meio da confusão, os agressores deixaram para trás uma faca, com cerca de dez centímetros de lâmina, a mesma que atingiu C.V. numa das mãos. A Judiciária esteve no local a recolher indícios. (João Tavares) »

18 comentários:

Bluegrowth disse...

No Seixal, ainda vamos ver o crime como produto turístico.

Trinta anos de poder comunista transformaram as sete quintas do rei num resort de guettos gerido por máfias suburbanas.

A conivência dos autarcas comunistas com a situação actual de marginalidade, está espelhada na atitude da Presidente da Junta de Freguesia de Amora que tem vindo a desvalorizar este e outros incidentes semelhantes.

Não nos esqueçamos que são três décadas de regime comunista no Seixal e em Almada. Não há desculpa!... Desde o 25 de Abril que são sempre os mesmos no poder. Os culpados estão aí, novamente a votos

Anónimo disse...

Correram com os Seixaleiros e abriram os braços aos indios.Era giro k os novos habitantes lhes puxassem o tapete nas eleições.Não deixava de ser caricato.

Anónimo disse...

O mais caricato, foi que esses bairros foram produto de governos como o de Mário Soares que recolocou nos arredores de Lisboa todos os retornados, vejam não só o Seixal, como devem ver também o Vale da Amoreira no Barreiro, Chelas e Amadora em Lisboa, entre outros.
O ti Márocas foi o grande impulsionador de um futuro que todos nós agora sofremos as consequências.
A FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, departamento de Geografia àrea do Planeamento Urbano, em 1986 avisou as autarquias sobre os problemas que a decisão governamental sobre elas acerca destes "Guetos", iria ter repercussões a longo prazo desastrosas, mas Mário Soares então 1º ministro, assim como Krus Abecassis então presidente da CML, mandaram bugiar a universidade e o departamento de Geografia, que por acaso era sustentado pelo departamento de Sociologia do ISCTE, também eles apoiavam o estudo e anteviam a problemática.
As câmaras ficaram de mãos atadas, nada puderam fazer, o poder não era e não é descentralizado.
Portanto evitem falar daquilo que desconhecem ou conhecem pela rama.
Não esqueçam qu eo PS tem uma máquina montada especializada na contra-informação e manipulação dos média, ainda aparelhos de pressão e repressão a nível dos mass média, tudo pago com...
Fica para mais tarde, as verdades de um partido que gasta fortunas em segredos bem fechados a mil chaves.
Sois demasiado novos para estar em posse de todos os factos, mas um iceberg é muito mas mesmo muito mais que aquilo que se vê na linha de água.
A vossa precipitação em julgar é o vosso erro ético e moral, que vos retira toda e qualquer razão.

O exterminador impecável

Anónimo disse...

Caro exterminador então e o PER que é do Tempo do cavaco ??? E o Picapau Amarelo é do tempo de quem ???
-E os bairros de "realojamento" que as Câmaras continuam a patrocinar para caucionar a sua incompetência e o seu compadrio e tráfico de influências , como é o caso da Câmara do Seixal ?

Anónimo disse...

"arredores de Lisboa todos os retornados, vejam não só o Seixal, como devem ver também o Vale da Amoreira no Barreiro, Chelas e Amadora em Lisboa, entre outros.
O ti Márocas foi o grande impulsionador de um futuro que todos nós agora sofremos as consequências."

isso é desonestidade
intelectual,apelidar de retornados os membros dos gangues étnicos e os seus progenitores quando na verdade estes perseguiram os retornados nas antigas possessões ultramarinas.

quanto ao resto nada a discordar,apenas acrescento,esse porco maçon pisa bandeira condenou a morte portugueses na altura da desconolização ,bem como hoje em dia juntamente com os seus correlegionários pedreiros livres a invasão e substituição étnica dos portugueses,para gaudio da corja capitalista que quer abundante mão de obra a preço de saldos

Anónimo disse...

Por aqui se vê o rsultado das politicas para estes jovens.
Desemprego!
Miséria!
Insucesso escolar!
Desintegração Social!

O Governo a única coisa que faz é pagar para não trabalharem.

Sócrates e amigos continuem a dar-lhes os subsidios em vez de emprego, e as coisas por este caminho, continuarão por onde vão!

O PS promete mais segurança e o que fez? Onde estão os meios policiais? Mais policias? Mais instalações? Mais dinheiro para gasóleo?

Demagogia!

O Samuel Cruz (PS)diz nos seus cartazes " 2 Novas Esquadras" Nós fazemos! - Fazem o quê?!

DEMAGOGIA BARATA!

O Paulo Edson (PSD) promete mais segurança com Policia Municipal - Treta nuna, jamais, esta policia poderá combater o crime (veja-se a Lei)

DEMAGOGIA BARATA!

PS e PSD, Outra vez, não Obrigado!!!

Anónimo disse...

Não misturem meus amigos!!
Isto não tem nada a ver com as autarquias, mas sim com as politicas do Governo!!
Quem criou os bairros? A Lei do Cavaco e do Mario Soares.
Quem deu o rendimento minimo? O Cavaco, o Soares, O Guterres e o Sócrates.
Quem nada faz para criar emprego? O Cavaco, o Soares, o Guterres e o Sócrates.
Isto é um problema de falta de direcção e de estratégia Nacional -é um problema dos (des)governos.

Anónimo disse...

A mandatária do PS já deu com "os burrinhos na água" - Nem a mandatária aguentou aturar o Samuel.

Samuel trabalha mas é que no teu Pelouro tens muitos cães para apanhar.

Anónimo disse...

Esse cartaz do Paulo Edosom (PSD) tá do baril! Sr. Dr Advogado o IRS é um imposto do Governo não da Câmara!!! (Antes de escrever inverdades vá consultar a LEI)

E já agora NÃO SE ATIRA LIXO PARA O CHÃO!
Sim, sim!!! Estou a referir-me aos cartazes da Manuela Ferreira Leite que toda a gente viu que foram parar ao chão da Baía do Seixal, EN 378, etc... quando os Srs. os substituiram por outros nos V. paíneis, e que o Sr. já prometeu que ía apanhar. PROMESSAS! Que falta de respeito pelo Concelho! Grande exemplo!

Anónimo disse...

O Portas é que tem razão.
Deixem de dar dinheiro a quem não quer trabalhar.

Tertúlia Amélio disse...

5.45 / 5.53 dois comentários , um a diser mal do candidato do PS, outro a gozar com o candidato do PSD , isto no Municipio a que se candidata o Silva do costume, aquele que tão ceso assina Afonso, como Teixeira, como Vladimir Lanine etc...etc...etc... e também anónimo.

Anónimo disse...

Ao ultimo comentador: "Quando a conversa não vos agrada, porque têm telhados de vidro, respondem com a moral que se vê".
Grandes moralistas!

Anónimo disse...

Entre Agosto de 2008 e o mês passado os centros de emprego do IEFP registaram, em média, um novo desempregado a cada quatro minutos, segundo dados revelados esta sexta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

SE QUEREM MAIS DO MESMO VOTEM PS E PSD!

Anónimo disse...

Campanha eleitoral PS:

Lisboa recebe quase totalidade dos 901 novos agentes da PSP

M. disse...

Muito foi feito de errado com as políticas de habitação, mas a lei em si está completamente errada.
Como se pode soltar um bandido apanhado em flagrante com um termo de identidade e residencia???
Uma lei aprovada pelo PS com o apoio do PSD.
O que pode a polícia fazer neste caso?
é aos juizes que devem apontar o dedo,porque são estes que fazem a interpretação da lei que querem e entendem. até um dia...

Anónimo disse...

Pois é mas um "inculto" do anónimo das 05:53:00 PM, 9/20/2009, antes de escrever sobre os outros deveria saber o que está a escrever.

As Cãmara t~em poder para reduzir a sua margem de IRS, portanto a promessa do PSD é legal e vbálid.

Sobre o lixo, que culpa tem ele que a empresa que coloca os outdoors nacionais faça aquilo? para além do mais seguno se pode ver, ele já tratou do assunto.

Quando não há nada para falar mal, inventa-se.

mugabe disse...

Samuel e Edson dois gajos que não sabem o que andam a fazer....querem tacho e ponto !!!

Pescador do Judeu disse...

A criminalidade não se combate com leis permissivas, com autoridades sem meios e desarmadas. Os bairros da lata ou similares são fruto de politicas dos governos. Da falta de emprego e dos despedimentos à ganancia. Os apoios aos desfavorecidos, a igualdade de Sócrates mais a solidariedade que apregoam os xuxas, tipo Coelhone, Pina Moura e outros é no Seixal, como em locais similares bem patente.

Duvido muito que a mãozinha da reacça (xuxa) não esteja metida nisto. Em campanha para a tomada do poder vale-tudo. Até ser bom-menino.