sábado, setembro 26, 2009

ENERGIA POSITIVA



Um bom exemplo de ajuda internacional ,vinda de um dos países que nos últimos quatro anos mais evoluíu na exploração de Energias Renováveis, sendo hoje um dos líderes mundiais ... sim falo de ... Portugal , fonte EDP :


«O Grupo EDP, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - UNHCR (ACNUR), anuncia o lançamento do projecto-piloto para o Campo de Refugiados de Kakuma, no Quénia, durante a 5ª conferência anual da Clinton Global Initiative, a decorrer de 22 a 25 de Setembro, em Nova Iorque.

Este projecto-piloto surge da adesão da EDP como membro fundador do HELPIN, uma Rede de Parceiros Portugueses de Ajuda Internacional aos Refugiados.

O projecto-piloto visa criar uma abordagem padrão de soluções de energia renovável que possa vir a ser replicada em outros campos de refugiados e ainda em comunidades remotas carenciadas. O desenvolvimento sustentável neste campo, com mais de 50 mil refugiados, será alcançado através da instalação de painéis solares fotovoltaicos, aerogeradores, lâmpadas eficientes, redimensionamento de geradores diesel, instalação de bombas de água, fornos solares e purificadores de água, criando-se melhores condições para o funcionamento de escolas, hospitais e outras instalações da Agência humanitária.

O projecto-piloto tem ainda a preocupação de fomentar o empreendedorismo social ligado à energia e ambiente, contribuindo para criar e desenvolver competências, aumentando a integração social dos refugiados e reduzindo a pobreza extrema. A manutenção de equipamentos, por exemplo, será feita pelos próprios beneficiários.

Nas iniciativas previstas, destaca-se ainda um projecto de reflorestação com espécies nativas e plantação de produtos hortícolas e frutícolas.

Após as fases de diagnóstico e concepção, já concluídas, segue-se a execução das soluções inerentes, bem como a capacitação local com recurso das Organizações Não Governamentais e outras instituições parceiras do UNHCR, em Kakuma. O projecto-piloto deverá ficar concluído até Outubro de 2010.

O êxito deste projecto-piloto contribuirá, entre outras coisas, para melhorar as condições de vida dos refugiados, em particular dos mais vulneráveis, como as mulheres e crianças, em termos de segurança, alimentação, educação e saúde.

Este projecto enquadra-se nos Objectivos do Milénio, definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2000. »

6 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Falando de energias e gastos, já que é um ambientalista tão politizado, Sr. Ponto Verde, porque não faz um artigo acerca da pegada ecológica calculada pela RTP de cada partido durante os 12 dias de campanha para as legislativas?

Seria interessante e revelador acerca da hipocrisia do PS e do PSD que se gostam de intitular arautos da defesa do ambiente.

Deixo-lhe os números finais do consumo de CO2 em Kg.

PS - 16 839 Kg
PSD - 6 361 Kg
CDU - 3 713 Kg
CDS-PP - 4 317 Kg
BE - 4 479 Kg

(cf. em detalhe, aqui)

Assim se vê quem tem, de facto, preocupações com o ambiente.

Susana Nunes disse...

Um projecto bastante interessante, sem dúvida, mas duvido que o interesse da EDP seja apenas ecológico e humanitário... Enfim, não deixa de ser um bom começo, esperemos apenas que seja mais do que uma mera campanha de greenwashing e que este projecto realmente tenha um impacto positivo para os refugiados.
@ J.S. Teixeira: números interessantes, tem razão, mas não percebo porque os insere numa crítica a este post. Para além disso, não acredito que estejam directamente relacionados com a consciência ambiental de cada partido, mas sim com os meios financeiros de que dispõem para realizar a campanha! Isto não desculpabilizando nem o PS, nem o PSD, entenda-se (de qualquer maneira considero um absurdo todos os recursos gastos em campanhas eleitorais). Mas não penso que possamos inferir a partir destes valores que os restantes partidos tenham uma maior consciência ambiental.

Anónimo disse...

10 Setembro 2009 - 11h59
Média europeia de 15,6 por cento
Portugal em quarto lugar nas energias renováveis
Portugal, com 30,1 por cento, ocupa a quarta posição na tabela dos países europeus que consomem mais electricidade gerada a partir de fontes renováveis, de acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatística espanhol divulgado esta quinta-feira.

Em primeiro lugar está a Áustria (59,8 por cento), seguida pela Suécia (52,1 por cento), e pela Letónia (36,4 por cento).

A seguir a Portugal, encontra-se a Dinamarca com 29 por cento da energia proveniente de fontes alternativas. Em sexto e sétimo lugar estão a Roménia e a Finlândia com 26,9 por cento e 26 por cento, respectivamente.

Ainda na tabela está a Eslovénia (22,1 por cento), Espanha (20 por cento) e a Eslováquia (16,6 por cento).

A União Europeia a 27 tem uma média de 15,6 por cento da electricidade produzida a partir de fontes renováveis.

Anónimo disse...

Este projecto também demonstra o excelente trabalho que António Guterres está a fazer à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados que a todos os postugueses deveria orgulhar.

Anónimo disse...

Grande noite ontem na "Quinta da valenciana"
Paulo Edson e a sua equipa puseram o Seixal na moda.
De manhã foi ao Você na TV na TVI e esteve muito bem.
Á noite foi um desfile muito bonito e os donativos foram imensos a avaliar pela bancada de recepção.
Foi um grande espectáculo.
Pela dinâmica voto PSD a 11 de Outubro

Anónimo disse...

Eu gosto do pormenor agora dos cartazes do Hospital do Seixal a 500m... com uma faixa a dizer Vota CDU, por baixo...

E o Avante quantos Kg de CO2 produz? E a CMSeixal quantos sumidouros de CO2, entenda-se árvores/arbustos destruiu para construir mais urbanizações?