sábado, setembro 12, 2009

DOS POBRES DE ESPIRITO ... É O ESTUÁRIO DO TEJO !


As zonas húmidas do estuário do Tejo estão há muito a saque. É doloroso comparar por exemplo a Margem Sul do Tejo com o que se tem feito em termos ambientais na Margem Sul do Douro , em Vila Nova de Gaia (link) ...

Enquanto a Norte - V.N. de Gaia - se criam parques ambientais , verdadeiros refúgios de aves e de todo o ecosistema inerente a esses verdadeiros santuários , a Sul, no Seixal, fazem-se pisciculturas em zona de nidificação de aves e reprodução de peixes e agora, como na Moita , entulham-se "Marinhas" , a Zona húmida entre a « Caldeira da Moita até à Praia do Rosário» ... citando o blogue Alhosvedrosaopoder « trata-se da destruição da fauna e flora estuarina onde nidificam os peixes , no berçário natural do estuário » .

É triste para nós (adultos por cá nascidos) que ainda gozámos o muito que de fantástico e único tinha esta Margem Sul , mas será decepcionante para as futuras gerações que saberão , já num ponto sem retorno o que esta geração de incultos (CDU) no poder destruíu !

O presente próximo (11 de Outubro) permite mais uma vez julgar este rumo e pôr um ponto final na destruição das ainda resistentes riquezas com que a natureza nos contemplou há 400 MIL MILHÕES de anos e que insistimos agora em destruír - em sobranceria perante o passado, mas sobretudo ignorando o futuro - nestes ultimos 3 ou 6 MIL ... DIAS !!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais um segredo nada surpreendente descoberto, sobre o flamingo mentiroso e radioestupido, O flamingo não soube aproveitar a oportunidade que lhe deram, no programa das novas oportunidades. Como devem estar recordados, devido a problemas o viul foi expulso do curso e deram o seu lugar ao flamingp, mas ocorreram dois problemas muito graves, o primeiro foi, como o flamingo está tão habituado a copiar os textos que o patrão lhe dá para colocar no seu pasquim online, o flamingo não conseguia evitar de copiar os testes e trabalhos pelos colegas, parece que a sua incapacidade de pensar é muito grave. Para piorar a situação o flamingo agredia todos os que se vestiam de rosa e laranja, atacava-os à marrada, digo à cabeçada, não sei se era por ódio a essas cores ou se é instinto, mas a verdade é que o flamingo teve que ser expulso do curso, parece que afinal não há esperança para ele, o pior de tudo é que as mentiras que já são patológicas tendem a agravar, em breve não haverá terapia ou medicação que lhe valha.

Anónimo disse...

Lendo a definição de Parque Natural exposta no site do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade - ICNB, instituição que tutela a Rede de Áreas Protegidas em Portugal, e vendo o mapa lá exposto SÓ dos Parques Naturais representados e georreferenciados…

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/O+ICNB/Áreas+Protegidas/Parques+Naturais/

Resolvi dar-me ao trabalho e fiz uma breve pesquisa que partilho, pois há uns anos que algo me faz confusão...

Então apresento uma lista dos Parques Naturais existentes em Portugal e a sua respectiva área de ocupação… Ou seja os que estão legalmente definidos em Decreto-lei…

Estas áreas têm gestão do ICNB

PN da Arrábida com 10.800 ha
PN da Ria Formosa com 18.400 ha
PN da Serra da Estrela com 101.000 ha
PN da Serra de S. Mamede com 31 750 ha
PN das Serras de Aire e Candeeiros com 38.846 ha
PN de Montesinho com 74229 ha
PN de Sintra-Cascais com 14 583 ha
PN do Alvão com 7220 ha
PN do Douro Internacional com 85 150 ha
PN do Litoral Norte com 8887 ha
PN do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina com 131 000 ha
PN do Tejo Internacional com 26 484 ha
PN do Vale do Guadiana com 69.600 ha

Fui então fazer uma busca em termos de Áreas Protegidas mas em vez de terem a gestão do ICNB são as Câmaras Municipais que fazem a gestão… são a maioria das chamadas Paisagens Protegidas…

PP de Corno do Bico com 2.175 ha
PP da Serra de Montejunto com 4500 ha
PP das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos com 350 ha
PP da Albufeira do Azibo com 4.897 ha

Mapa com todos os tipos de Áreas Protegidas do nosso país
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:%C3%81reas_protegidas_de_Portugal

---------------

Esta conversa toda porquê, perguntam vocês…


A CMSeixal conseguiu fazer algo único a nível nacional que foi juntar isto tudo e concentrar tudo e mais uma vez dar migalhas à população…

Ou seja conseguiu ter um Parque Natural (que não está publicado em decreto-lei) com Gestão Municipal e a ocupar o menor espaço possível…

O PARQUE NATURAL DA QUINTA DO SERRADO na Amora com uma área de 2 ha…

http://www2.cm-seixal.pt/pls/dseixal/web_clipp_municipal.clipp_get_html?xcode=1181499

Anónimo disse...

Belo debate que foi em Fernão Ferro !!!???
Ganda vergonha foi o que foi, até o candidato do PS foi parar ao Hospital.
A sala estava cheia, mas metade eram claques do PS e PSD que vieram de todo o lado menos de Fernão Ferro, vieram causar disturbios. Fazer arruaça e afrontar os moradores e candidatos de Fernão Ferro que lá estavam.
Depois, os candidatos opositores ao actual Presidente da Junta, Carlos Pereira e independente integrando a lista da CDU, revelam muita falta de conhecimeto sobre o que é uma Junta de Freguesia e o que faz, a certa altura questionei, o que era uma Junta e nenhum deles me respondeu.
Falaram, falaram e nada diseram acerca das propostas para a FReguesia, só sabem falar mal de tudo sem qualquer cerência e conhecimento acerca dos assuntos.
EStes politicozinhos do PS, PSD e Bloco, quizeram foi abanar as penas que nem uns pavões: O do PSD diz que é Mestre e Director de uma grande empresa, o do PS que é Juiz mas na realidade não é juiz, o do Bloco que tem muita experiencia de sindicatos e de Marvila. Isto foi mesmo um debate surreal.
Mas o debate também foi mal moderado, porque os tempos de antena não foram iguais para os candidatos. O que é de estranhar é que o moderador é ex-PS e favoreceu claramente os oradores do PSD.
Mas o que é de estranhar é que o candidato do PSD à Junta, que diz ser director de uma grande empresa, queira trocar o seu ordenadão pelo da Junta. O que me pergunto é se o candidato do PSD ganhar, vai estar a tempo inteiro na Junta? Na minha opinião não me parece, acho que Fernão Ferro iria ter um Presidente da Junta nas horas vagas deste Director, que poucas horas vahgas tem porque joga futebol e toca guitarra.
Ora, se já assim com um Presidente presente se diz que é dificil, como seria? Parece-me que se iria muito mal. Isto já sem pensar que me parece que qualquer um destes candidatos do BE, PSD, PS querem é ter poder para fazerem contrapoder à Câmara Municipal, o que levaria a um grande atraso no processo de reconversão e desenvolvimento de Fernão Ferro, porque com desentendimentos e ataques não se vai a lado nenhum.
Este tipo de politica é mesmo uma treta! Já o candidato do CDS fez muito bem em faltar, ao menos assim não compromete com nada, já que é candidato em varias listas nestas eleições.
Poucas dúvidas me restam, que o unico candidato que consegue ser consensual com a Câmara e contribuir para que a reconversão e progresso em Fernão Ferro continue, é o Carlos Pereira, independente, com a sua lista (CDU) que é composta maioritáriamente por independentes, e ao contrário do que se diz o PCP e PEV são a minoria. Estas são boas razões para votar na lista dele porque também estou farto dos partidos politicos. O PS e PSD é mais do mesmo e o Bloco é uma incógnita!

Anónimo disse...

Que excelente descrição em absoluta justiça, faz o título deste post! Descreve na perfeição a seita PS em particular e a PSD mais em geral.
Pena que poluam o estuário do Tejo de uma forma nojenta, nem as taínhas os querem comer
Diz-se este A-SUL ser um blogue ambientalista. Assim sendo, porque fede a lixo e putrefacção da mais sórdida?
E o varejame até parece mais que muito, não fora a designação "Anónimo" muito útil ao autor para multiplicar vezes sem conta, os aparentes apoiantes.
Os restantes como flamenguitos, outras merdas PS e afins, coitados! São mesmo varejeiras que apenas vomitam e comem merda.

Olha! Atira-te ao Tejo e diz que te empurrarem, mais cagalhão, menos cagalhão, que se lixe!