domingo, setembro 13, 2009

COMPLEXOS ABAFAM UMA BOA IDEIA


Já aqui assinalámos os complexos de classe, ou a vergonha das suas origens que leva a que orientações tão modernas e ecológicas como o uso da bicicleta e a prática do cultivo de hortas sejam , já não digo fomentadas, mas pelo menos divulgadas pelas autarquias da Margem Sul.

De Alcochete , pelo blogue Praia dos Moinhos vem-nos mais um exemplo, cito :


« A julgar pelas imagens com planos fechados disponíveis aqui, os residentes alhearam-se totalmente de uma inspiradora iniciativa francesa há dias terminada em Alcochete sem honra nem glória, embora merecedora de amplo destaque e de um envolvimento humano que visivelmente não teve.

Dispondo apenas de informação municipal frouxa e recheada, como habitualmente, de autopromoção ao sistema mas menosprezando o lado social das coisas (erro primário de comunicação), eu próprio não me apercebi a tempo das características da iniciativa e da sua importância como fonte inspiradora para a comunidade local.

Só agora tive oportunidade de investigar o assunto em pormenor e fiquei espantado como pudemos ignorar e alhear-nos de uma coisa destas.
Mais espantado fiquei porque a ideia me parece inspiradora para inúmeras iniciativas locais similares, bem como para divulgação internacional das nossas tradições, História e cultura, recolhendo-se, em contrapartida, ideias, símbolos, experiências e conhecimentos úteis ao enriquecimento da coesão social e do património alcochetanos.

Entre 25 e 27 de Agosto estiveram em Alcochete vários membros da associação francesa «Jardin Nomade», sediada em Brest, que durante dois meses viajaram por Espanha e Portugal com a deliberada intenção de promover algo praticamente desconhecido na Península Ibérica mas muito divulgado em certas regiões europeias e norte-americanas: jardins e hortas partilhados – as famosas hortas sociais do arq.º Gonçalo Ribeiro Telles, cujas ideias só serão reconhecidas quando desaparecer do nosso convívio. O habitual, de resto.

Sem prejuízo de uma leitura calma e ponderada deste documento-guia da iniciativa, bem como do blogue de «Jardin Nomade», adianto que, com o apoio da municipalidade de Brest, residentes nessa cidade (entre os quais há até alguns portugueses) criaram, na última década, 30 hortas e jardins partilhados.
Jardineiros, criadores inspirados, amantes do contacto com a Natureza, floricultores e simples curiosos juntam-se para alindar um espaço devoluto ou abandonado. Produzem e permutam produtos hortícolas, plantas ornamentais, árvores e flores.
O movimento começa a ser internacionalmente conhecido como «comunidades criativas» e aqui há mais exemplos inspiradores e interessantes.

Partindo do princípio que mais alguém se sentirá atraído por boas ideias, resta-me deixar alguns desafios:

1. Nos bairros deste concelho organizem-se grupos de criativos voluntários para alindar as abandonadas rotundas e outros inúmeros espaços mortos ou sem aproveitamento algum. Imponham aos autarcas a cedência de plantas e meios para a construção e manutenção desses espaços;

2. Dentro de um ano ou dois organize-se um grupo para ir a Brest retribuir a iniciativa pioneira de jardineiros-viajantes daquela cidade. Prepare-se um espaço nobre capaz de albergar as plantas recolhidas durante a viagem;

3. Exija-se aos envergonhados autarcas que, ao invés de ocultarem a horta nómada francesa no Sítio das Hortas, a mudem para qualquer local central numa das freguesias do concelho. Aquela horta é um acto cortês pioneiro e simbólico, tem poder evocativo e os símbolos não são para esconder;

4. Repare-se como é possível que localidades pequenas e mal conhecidas saltem para a comunicação social sem ser pelas piores razões. A inteligência distingue os seres humanos dos outros animais.»

11 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente uma notícia interessante. Se os senhores do blogue não andassem tão ocupados a cascar em tudo o que é CDU, tinham tido mais tempo para se dedicaram às coisas do ambiente, como se esperava de um blogue com este. Por isso, dou-lhes 7 pontos em 10. Não dou mais para não ficarem demasiado convencidos.

Anónimo disse...

Este post tinha sido util ANTES!!!
DEPOIS é facil criticar o que os outros fizeram ou não fizeram especialmente quando nós (neste caso voçes) não fizemos nada....

jota disse...

Hortas e jardins NÃO são coisas que se pretenda estimular, porque:
1. ocupam área onde se pode vir a meter mais um prédiozinho ou um parque de estacionamento (pago, claro)
2. ligam as pessoas à terra, ás plantas e aos bichos, e depois elas começam com ideias como a poluição dos rios, os montes de entulho nas matas, a gestão do lixo.
3. mostrar aos miúdos que as cenouras não são fabricadas já embaladas numa fábrica, ou permitir que as pessoas cultivem alguns alimentos, retira poder aos distribuidores alimentares, e pode levar os próprios consumidores a serem mais exigentes com o que lá compram, tudo coisas que são uma grande chatice.

Anónimo disse...

o ponto verde mente descaradamente
http://www.cm-moita.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/destaques/seminario.htm

Anónimo disse...

“Semear e Colher no Espaço Urbano” – Em movimento pelo uso da terra e pelas culturas tradicionais é o tema do próximo seminário que a Câmara Municipal da Moita, em colaboração com o Centro de Formação das Escolas do Barreiro e Moita, vai realizar, no dia 10 de Fevereiro, pelas 18:00h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.

era o que mostrava o link anterior

Anónimo disse...

Claro que essa das boas ideias é gira e de acompanhar, só que nós conhecemos Brest muito bem.

Por cá Aquilino Ribeiro tratou de divulgar o crime ecológico praticado pelo regime anterior.
Mas nessa altura os Verdes/ambientalistas não se passeavam por cá.

Aqui mesmo na Moita, Barreiro e Seixal...melhor dizendo, por toda a peninsula, as hortas proliferam mas por com sentido diferente-, enquanto alguns, talvez como estes de Brest o façam por lazer e para se entreterem, as hortas avistadas ao longo dos caminhos são feitas por necessidade.

Às propriedades privadas com hectares e hectares de terra por cultivar, se calhar à espera do cimento armado, ninguém as vê...se calhar até forneceriam espaço e tempo e lugar para pequenas tiranias.

Ao longo destes dois últimos séculos que o problema da alimentação subsidária da terra tem sido combatida e divulgada.
Até se fizeram revoluções e continuam a se fazer processos progressistas progressistas no espaço planetário.
Não brinquem com isto, pois que isto é assunto muito sério que acarreta com todo um património da humanidade.
espero que não sufraguem estes meus dizeres com alguma coisa de partidário, que não é.
Um abraço do Catraio

Anónimo disse...

Votem PCPT/MRPP

Anónimo disse...

O JHS director do Boletim 2, que tanto brado deu por aí por causa dos pagamentos do PSD aos jornais, anda agora a pedir publicidade ao mesmo: vejam no Seixal SIm...
Se calhar levou nega e por isso nem o simbolo do psd colocou no seu blogue sobre as festas de corroios (já agora, 15 dias depois das festa ainda há pano para reportagens que tão bem se pagam...)

Anónimo disse...

JHS publicou fotografias distrocidas do debate em fernão ferro para que não se pudesse ver que a sala estava cheia com o Samuel e paulo edson e seus muchacos que nãao são de fernão ferro, foram lá para "malhar na oposição" como eles dizem. E depois dizem que não há axfixia da democracia. Fartaram-se de gozar com as pessoas que foram democraticamente e sem ataques pessoais colocando as suas questões aos seus candidatos. Estes Drs. do PS e PDS e seus muchachos continuam a revelar grande falta de educação e nível politico.
Assistam aos debates e vejam por voces próprios o desrespeito que eles tem pelas opiniões contrárias. Estes Srs. do PS e do PSD ainda pensam que estão no tempo do fascismo lidam com a diferença de opinião com muita agressividade e falta de educação.

Anónimo disse...

Votem esquerda, votem BE ou CDU, porque o PS e PSD são votos à direita.

Anónimo disse...

Acho que se engana, amigo das 09:59:00 PM. O seu a seu dono, se as fotos do JHS foram manipuladas, não foi para proteger os ex-amigos do PS e do PSD, mas sim pra mostrar bem os agora amigos do PCP...
vai ver quando a "noticia" sair no boletim2 como é que vai ser, acho que até o Alfredo lá vai aparecer (mais uma ves)...