segunda-feira, setembro 07, 2009

COMPARAÇÃO AMBIENTAL - AVANTE VS ROCK IN RIO



Abordámos ontem a temática do impacto local da Festa do Avante , sei que há residentes no local que não suportam o campismo selvagem, o lixo, o ruído , o estacionamento abusivo ... tudo isto incompreensívelmente tolerado como se o concelho do Seixal fosse a Atalaia e a Atalaia o concelho do Seixal ..., por isso vão compulsivamente de férias para outro lado nesta altura.

E o que ganha o Seixal com isto ? O que fica como contrapartida , para o Seixal ?

- ZERO !
... Para além do que vai para o cofre da "previdência" do PCP!


Compare-se esta atitude predatória do PCP com os propósitos ambientalmente correctos do Rock in Rio Lisboa... e dizem eles que "OS VERDES" fazem parte da"Festa":


« Para as suas próximas duas edições, o Rock in Rio elegeu as alterações climáticas como tema central do seu projecto social «Por Um Mundo Melhor». Com base no programa Carbono Zero, o evento será desenvolvido com o objectivo não só de reduzir e compensar as emissões de carbono do evento, mas também de «chamar a atenção de empresas, organizações e do cidadão comum para a necessidade de mudar de atitude perante o tema das alterações climáticas».

A primeira medida do plano de redução de emissões Rock in Rio 2008 - que se realizará 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho de 2008, em Lisboa, e 27 e 28 de Junho, 4, 5 e 6 de Julho, em Madrid - já está definida: a fonte de energia para a montagem do Palco Mundo será solar.

Para montar e desmontar esta estrutura são necessários meses de trabalho e a utilização de equipamentos que consomem muita energia: máquinas de corte e soldadura, motores elevatórios, equipamento electrónico, de iluminação e de climatização.

Em 2008, todos estes equipamentos utilizarão energia renovável. Duzentos e quarenta painéis fotovoltaicos – 120 em Lisboa e 120 em Madrid – utilizarão a energia do sol para produzir, ao longo de 80 dias de trabalho, um total de 19 mil kWh de electricidade, o equivalente ao consumo diário de uma cidade com 2500 habitantes.

Com esta medida, o Rock in Rio evitará a emissão para a atmosfera de cerca de nove toneladas de CO2. Após o evento, os painéis solares serão oferecidos para que permaneçam instalados no Parque da Bela Vista (Lisboa) e em Arganda del Rey (Madrid), continuando a produzir cerca de 60 mil kWh de electricidade por ano, evitando, no mesmo período, a emissão de 30 toneladas de CO2.

O primeiro passo da organização no sentido de combater as alterações climáticas foi dado em 2006, durante a segunda edição do Rock in Rio-Lisboa. Numa acção pioneira, pela sua dimensão ao nível mundial, o evento assumiu o compromisso de contabilizar e compensar as emissões de gases com efeito de estufa associados à montagem do evento, deslocação de bandas e de público, transporte de carga, consumo de energia e eliminação de resíduos. Para compensar as emissões, cerca de 19 mil árvores foram plantadas em Lisboa.

A instalação dos painéis de energia solar em Portugal e Espanha, nas duas edições de 2008, fazem parte de um plano integrado de redução de emissões de CO2. Também estão previstas medidas como a utilização de biocombustível em parte dos geradores eléctricos e a utilização de sistemas de iluminação de baixo consumo em zonas mistas das Cidades do Rock de Lisboa e Madrid. A ideia é que esse planeamento incida sobre os principais elementos que contribuem para o total de emissões do evento: energia, mobilidade e resíduos.»


23 comentários:

Daniel Geraldes disse...

A comparação devia ser mais, Avante vs Super Bock Super Rock.

Anónimo disse...

Para o ano, o que eu mais gostaria era ver a Festa do Avante, mesmo ao lado da quinta do "pontinho", ali para os lados da ... Flor da Mata.

Há espaço de sobra e ... para além dos "passarinhos", apenas se incomodaria o já crónico incomodado "pontinho verde, rosa ou laranja".

J.S. Teixeira disse...

Este artigo do Ponto Verde é o espelho da grande hipocrisia do Ponto Verde.

Relembro-lhe que há poucos dias atrás vinha defender a retoma da circulação às avenidas centrais de Almada por esta diminuir as vendas dos comerciantes que nelas estão instalados.

Vem agora, hipocritamente, criticar um evento cultural que trás um enorme benefício aos comerciantes da freguesia da Amora e mesmo por todo o Concelho do Seixal. Em conversa com um comerciante da Medideira ouvi-lhe dizer que "se não fosse a Festa do Avante! já tinha fechado portas".

Podem não gostar por ser de outra cor partidária mas a Festa do Avante! é um evento cultural que enriquece o nosso Concelho e dá projecção ao nome Seixal pelas melhores razões.

Quanto ao ambientalismo, a retirada dos carros do centro de Almada também contribuiu para a diminuição das emissões de CO2 e o ponto verde criticou-a.

Tenho dito.

Ana Mendonça disse...

As grandes superfícíes fomentadas pela CDU é que têm acabado com os comerciantes da Medideira e arredores e não é o Avante ao fin-de-semana que salva seja quem fôr. O senhor anterior deve pensar que somos estúpidos.O Avante é é um grande caos e transtorno para todos os que vivem nas suas imediações.

Anónimo disse...

Oh Ana,

Conheço bem o seu discurso mas não costuma ser a senhora que o faz. Enfim.

A.M. Fernandes disse...

Que era idota, já eu o sabia, mas tão estupido assim?
Ó Teixeira, vai mas é enfiar-te no teu buraquinho na cãmara e tá calado! (Espera, não podes, porque é pra isto que te pagam!)

A comparar a morte do comércio em Almada com a Festa do Avante!!!
Isso nem é estupidez, ultrassa a debilidade mental.

Só se o PCP quiser fazer ali a Festa todo o ano, para ajudar os comerciantes que perderam negócio para o Lidl, o Lecler, o Continente, etc. etc...

J.S. Teixeira disse...

A.M. Fernandes,

A sua estupidez não tem limites mas eu dou-lhe um desconto. Está com muita azia por causa do sucesso que foi a Festa do Avante!. Tome um Eno que isso passa.

Quanto ao resto, escuso-me a comentar o texto de alguém que não sabe escrever. Admira-me como é que uma pessoa assim arranjou trabalho na CMS. Por pena???

Tenho dito.

A.M. Fernandes disse...

Risos e mais risos!!!!
para quem escreve tão bem, lê tão mal... ou não quer ler.
que pena...

Não preciso de descontos, mas você vai precisar de mais do que Eno depois de 11 de Outubro, é que a PIDE no Seixal está prestes a ser corrida.

E já agora, como é que voce conseguiu o tacho para si e para a sua esposa aí?
Não se esqueça que o SIS não funciona apenas para um lado.

Anónimo disse...

Moro exactamente na Av. Quinta da Atalaia, praticamente à entrada do portão da festa do avante e, embora não possa ignorar o transtorno causado pela falta de estacionamento, mesmo na posse do cartão de livre trânsito, o que acontece é que, antes de fecharem a rua já muitos visitantes trataram de estacionar naquela artéria. Apesar disso, longe de mim falar mal daquele evento cultural do qual sou visitante sempre que posso. Quanto ao lixo produzido nos arredores da festa, todos sabemos que nem todas as pessoas têm a preocupação de manter os espaços limpos, mas o que é verdade é que todas as manhãs bem cedo, várias equipas da Autarquia se encarregam da limpeza e lavagem das ruas. Por outro lado, os delatores da festa que perguntem aos comerciantes da zona se gostam ou não da Festa do Avante. É claro que também há inconvenientes, como o barulho insuportável daquela portinhola giratória, que fora de horas nos perturba o descanso, mas que diabo, são 3 dias e, quer o espectáculo de abertura, quer o do encerramento são dificilmente imitáveis, tudo o resto é mesmo falta de conversa de quem não sabe mobilizar a população.

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 4h08,

Aqui?

Nem imagina o quão enganado está. Não trabalho em nada que possa estar relacionado com a CMS ou com qualquer partido político. Só não sabe quem sou porque não quer. Estive bem identificado no encontro de bloggers da Festa do Avante!, num espaço público onde qualquer um podia entrar.

O seu contacto no SIS falhou redondamente.

Tenho dito.

M. disse...

Coloquei este comentário no blogue Flamingo, a proposito do seu post, mas pelos vistos o texto não agradou a este paladino da liberdade, que pouco falta para exigir que os jornais locais exibam em cada edição um "Visado pela CMdoSeixal":

Caro Flamingo
Propus-me ao seguinte exercício:
Examinar as três ultimas edições do jornal do Seixal, que o senhor deixou de fora (vá-se lá saber porquê...)
Gostaria que em nome da verdade, publicasse esta minha mensagem, que considero que complementa também o seu estudo, embora vá contra a sua interpretação.

Edição 68 (não tive a 70, se calhar pela boa distribuição que é feita...)
CDU – paginas : 1 – 2 – 3 – 4 – 8 – 14
BE – pagina 6
PS – pagina 8
Mais um anúncio da Junta de Freguesia de Arrentela

Edição 71
CDU – paginas : 1 – 2 – 3 – 5 – 6 – 13
BE – pagina 7
PS – pagina 10
Mais publicidade da Junta de Freguesia de Corroios

Edição 72
CDU – pagina 1 – 2 – 5
PS – pagina 4
PSD e PS – pagina 10
Uma página de publicidade da Junta de Freguesia de Corroios e uma publicidade da Câmara Municipal do Seixal.

A acrescentar a isto, a enorme publicidade a um estabelecimento que todos sabem ser bastante frequentado pelo Alfredo Monteiro e onde decorrem várias iniciativas da Câmara Municipal do Seixal.
O seu comentário a este meu longo texto?

A. M. Fernandes disse...

Anónimo das 05:17:00 PM

Olhe que não, camarada, olhe que não...

Anónimo disse...

Festa do Avante, não há festa como esta e é bem verdade.Longe de mim pensar que aqueles milhares de visitantes sejam potenciais votantes na CDU mas, foi magnifíco o espectáculo de abertura, trechos de várias óperas, mesmo para aqueles que nunca ouviram uma nota de música clássica. Se retirarmos alguns inconvenientes, como a circulção e estacionamento automóvel e a porcaria e lixo produzidos por, infelizmente muitos, tudo o resto é para apreciar com olhos e ouvidos imparciais.

Anónimo disse...

O Teixeirinha não pertence à CMS nem à CDU.
É o que ele diz (risos, risos, risos, hehehehehe)Parvalhão
Só te falta pintares o pássaro de vermelho.
Não te ponhas a pau que ainda és despedido, capacho.
Alfredinho

Anónimo disse...

Gostaria de perceber como é que o anónimo das 5.14 tinha em seu poder um cartão de livre trânsito e onde é que o foi buscar. Só se foi ao PCP por ser militante porque nas ruas com trânsito cortado muitos moradores reclamaram por um cartão de livre trânsito para regressarem às ruas onde moravam e não houve cartões para ninguem. A ser verdade que este comentador tinha um livre trânsito prova-se mais uma vez que com a CDU no poder há filhos e enteados e os benefícios são sempre para os mesmos para eles. Nas ruas fechadas ao trânsito houve moradores que nem para descarregar mercadoria foram autorizados a passar mas também é verdade que de vez em quando alguns carros passavam não se sabia porquê deviam então ser os residentes de 1ª munidos do cartão do PCP. Para acabar com este estado de coisas no espaço que é de todos e não dos amigos e militantes da CDU é preciso votar em 11 de Outubro e votar contra a CDU que não é mais que um fascismo disfarçado de defensores do povo e uma pide à moda da KGB.

Anónimo disse...

"Só se foi ao PCP por ser militante porque nas ruas com trânsito cortado muitos moradores reclamaram por um cartão de livre trânsito para regressarem às ruas onde moravam e não houve cartões para ninguem."

ISTO É MENTIRA!!!

Moro na Quinta da Princesa e tal como todos os meus vizinhos tivemos direito ao Livre Trânsito. Não fui ao Avante porque não quis e voto habitualmente Bloco portanto deixem-se de mentiras.

J.S. Teixeira disse...

Cara M. (5h39),

Fui averiguar aquilo que me escreveu e verifiquei a edição 72 na qual a senhora diz existirem 3 páginas onde a CDU aparece não é?

Pois bem.

Aqui ficam as páginas em questão:

Página 1

CDU? Onde? Se se está a referir ao facto de Alfredo Monteiro ser da CDU, esqueça. Alfredo Monteiro está lá como Presidente da Câmara e não como candidato da CDU. Pelo mesmo prisma deveria considerar que a figura da Ministra Ana Jorge contasse pelo PS, o que era ridículo.

Página 2

CDU? Onde? Aqui vai mesmo ter que me dizer onde aparece qualquer menção à CDU.

Página 5

CDU? Onde? Voltamos à mesma questão. Alfredo falou como Presidente da Câmara e não como candidato.

Fique lá esclarecida que quando mencionei notícias relacionadas com os partidos no Comércio do Seixal, fi-lo sempre que havia a menção directa a um partido ou a um candidato.

Em nenhum dos exemplos que deu dessa edição isso aconteceu. Desta forma escuso-me de perder tempo a averiguar as outras edições.

Tenho dito.

Anónimo disse...

A oposição à CDU está mas é com muita azia porque a FESTA DO AVANTE teve mais uma edição de grande sucesso! E hoje, quando á tinha terminado,as ruas estavam limpas. Tudo rapidamente se normalizou,excepto estes poltizecos que os partidos do PS e PSD tiraram da cartola que nada sabem da vida deste grande Concelho.
A capacidade de luta, de trabalho, de concretização das gentes da CDU é única, por isso o Seixal tornou-se uma referência nacional, em diversas áreas da sociedade: música, desporto, literatura, artes, ciências, etcc....

Anónimo disse...

O anónimo das 9.12 esqueceu-se de dizer que o seixal é também uma referência nacional em esgotos a escorrer directamente para a baia.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 2,05, cá para nós, não achas que este blog também é referência para a estupidez de comentários como o teu?

Valha-nos Deus, espero que isso não se pegue aos "olhos" como o H1N1. Porque pandemias à parte já temos estupidez "à solta" que baste!

M. disse...

ò Caro Teixeira

"Se se está a referir ao facto de Alfredo Monteiro ser da CDU, esqueça."

Então porque é que é a cara dele que aparece nos cartazes de rua??
Ou existem aqui dois Alfredos??

O pior cego é aquele que não quer ver.

E já agora, apesar de se deitar a adivinhar, pela sua saúde, não me troque o sexo!!

M. disse...

Já agora, mais uma coisa, ó Teixeira:

Explique porque é que a edição passada do Noticias do Seixal trás um anúncio das Festas de Corroios, que já tinham terminado no dia de saida do Jornal??
Foi a forma de pagamento do Eduardo Rosas pela entrevista??

E na edição desta semana, a foto da CDU diz "Eduardo Rosa,candidatos eleitos".

ELEITOS??????!!!!!!!!
JÁ decorreram as eleições e nada sabemos??

Respondo-lhe aqui,porque pelo menos tenho a certeza de ver o meu comentário publicado na hora, e porque me dá asco visitar o seu blogue.
Tenho também dito

Anónimo disse...

Ainda a propósito de livre-trânsito para transitar nas suas limitrofes da Festa do Avante:
Só um mentecapto como o comentador das 7:45 PM pode vir largar este tipo de asneiras. Então eu passo a explicar: Moro na Av. Quinta da Atalaia e todos os anos é colocado na minha caixa do correio 1 livre-trânsito ( que por sinal pouco serve, porque passo as cancelas mas depois dificilmente tenho lugar)e, como na minha residência somos 3 pessoas com carro, desloquei-me à Junta de Freguesia e solicitei mais 2 livres-trânsito, que me foram entregues sem qualquer problema. Mais informo que nem eu nem os meus familiares somos militantes do PCP. Era bom que as pessoas não falassem mal, sobretudo daquilo que não conhecem e de forma mentirosa. Não mordam a língua podem cair envenenados.