quinta-feira, setembro 10, 2009

BONS "BISCATES" ...NO SEIXAL (2)



A notícia de ontem do DN revela-nos a necessidade de uma auditoria independente de alto a baixo à Câmara do Seixal.

Trinta e tal anos de poder discricionário levam-nos a crer, face a várias evidências, dessa real necessidade, bem como de uma urgente alternância democrática no poder.
Mas não foram só os casos aqui reportados ontem a constar no relatorio da IGF. Outras conclusões foram-no, segundo o D.N. (cito) :


- « A Câmara Municipal do Seixal pagou 6,6 MILHÕES de euros pela realização de 801 621 horas de trabalho extraordinário entre 2004 e 2006, havendo casos de funcionários que fizeram mais de 1000 horas anuais . - Deficiências no controlo das ajudas de custo, subsídio de transporte, telemóveis (onde a ultrapassagem dos limites fixados não implicou reposição das verbas).

- Transferência de 1,3 MILHÕES de euros para os Serviços Sociais com "uma parcela elevada" a servir para "pagar despesas com a saúde dos associados".

- Controlo insuficiente das despesas apresentadas mensalmente pelos serviços da ADSE »


- Ficam-nos é claro outras dúvidas , quem são os trabalhadores contemplados com tal maná de horas extraordinárias, se os msis competentes, se indiscriminadamente, se os do partido... se foram os do partido...reverteu uma parte do valor dessas horas ...para o PCP ?

- Se alguma dessas horas foi executada, por exemplo... ao serviço da Festa do Avante ou do PCP , se foram cumpridas por má gestão, por fins eleitorais , por actividade não directamente relacionadas com o normal funcionamento da autarquia ?

- Fica-nos sobretudo a necessidade de explicar (justificando aos contribuintes ) que trabalho desenvolveu a Dra. Paula Pinho e sua importância, nos (alegados ) inúmeros fins de semana, feriados e férias em que foi principescamente paga (ao que alegadamente parece, irregularmente) pela CMS ... segundo o DN , 150 268 euros.


Isto quando , relembro que a Dra. Paula Pinho esteve na defesa do Municipio do Seixal no caso da criança afogada no esgoto (link) , recorrendo esta da sentença do Tribunal do Seixal, de a CMS pagar à familia enlutada, uma indemnização de 250 000 euros ...

É no minimo repugnante , do ponto de vista politico e "social" , a orientação de uma entidade , neste caso uma autarquia , que tão fácil e compreensívelmente paga mais de 400 MIL euros de honorários a dois advogados, mas se recusa a assumir - com recurso ao desempenho de um desses mesmos advogados - a indemnização de 250 mil euros pela perda de uma vida humana decretada pelo Tribunal ... ainda mais dizendo-se Comunista.
___________________________________________

- Actualização, Noticia JN de hoje (link)

...e também aqui no Correio da manhã (link) sobre os pagamentos a Cândido Mota e Modesto Navarro

26 comentários:

Anónimo disse...

Premonitório:

http://pauloedsonc.blogspot.com/2009/08/auditoria.html

Anónimo disse...

Uma vergonha sem dúvida e com recurso a dinheiros públicos. Este autarca sai muito fragilizado para as próximas eleições.

Tertúlia Amélio disse...

Os arautos da defesa dos mais pobres e desprotegidos, dos trabalhadores e oprimidos, das mulheres e das minorias têm afinal ao seu dispôr uma elite bem paga de advogados para não assumirem as suas responsabilidades mesmo quando estas são mais baratas que os dinheiro ganho pelos causídicos. Comunistas ? Não o são há muito.

Insider disse...

Reunião de ontem decretou lei da rolha. No comments.

Anónimo disse...

O que acho é que a fazerem este tipo de oposição, mais cedo ou mais tarde ficarão a falar sozinhos. Aguardo serenamente os resultados eleitorais.

J.S. Teixeira disse...

Seixal, 09 Set (Lusa) - O presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Costa (PCP) defendeu-se hoje de acusações de irregularidades, afirmando que a actividade da autarquia é "pautada pelo estrito cumprimento da lei".

Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias (DN), uma auditoria feita à Câmara Municipal do Seixal (CMS) identificou suspeitas de infracções financeiras cometidas pelo presidente, que terá autorizado "o pagamento de despesas sem os respectivos suportes legais durante vários anos".

O autarca reagiu à notícia reiterando "tratar-se de uma interpretação da Inspecção-Geral de Finanças (IGF)", num quadro em que "não houve qualquer intenção de prática dolosa de qualquer putativa irregularidade, mas sim de opções em que sempre presidiu o interesse público".

Em causa está a contratação de dois advogados, dos quais, segundo o DN, uma "foi paga pela CMS como se fosse funcionária da autarquia, o que não era o caso à luz do contrato de prestação de serviços celebrado em 1981".

No outro caso "o advogado foi admitido por ajuste directo, através de uma empresa que alegadamente propôs diferentes candidatos à autarquia".

Para a IGF, neste caso "não foi observado o princípio da legalidade" e também "nem o da "transparência e da concorrência", conforme consta na notícia do jornal diário.

Alfredo Costa considerou "estranha" a pormenorização de dois casos quando a auditoria foi "mais vasta" e acrescentou que "os advogados são contratados, não são funcionários".

"Estes dois casos foram no momento oportuno objecto de cabal explicação à IGF", adiantou à Lusa o autarca.

A Lusa contactou o Tribunal de Contas que confirmou o envio do relatório para o Ministério Público, podendo em, última análise, obrigar à devolução de "412 573 euros ao Estado".

"O Ministério Público recebe sempre estes relatórios e cabe-lhe deduzir ou não se consiste em acusação, se assim o entender, então o caso será julgado na terceira secção do TC", garantiu fonte do tribunal.

"Nesta altura não existe qualquer apreciação jurisdicional, assim é o que considera a IGF e nós também, no entanto, não posso deixar de salientar o momento político destas interpelações", concluiu o presidente da autarquia.

Daniel Geraldes disse...

Por acaso, ontem quando vi a notícia lembrei-me exactamente disso, que a CM não paga as indemnizações que deve, mas alimenta pançudos(as) com a maior das tranquilidades.

Esta gente, à boa maneira comunista, precisa era de ir para um centro reeducativo.

Anónimo disse...

Obrigado MS Teixeira, é bom vê-lo vir aqui confirmar as irregularidades.

Anónimo disse...

Isto é a gota de água. O que se tem feito na Câmara do Seixal não lembra ao diabo. Desde aplicar a lei conforme a cara do trabalhador é do partido faz horas não é do partido não faz horas é do partido é promovido não é do partido não é promovido. É do partido faz a casa clandestina e não tem multa se não é tem outro procedimento. As taxas também são consoante a cara o pagamento de água também é dispensado a muita gente do partido. Os fornecimentos têm fornecedores previligiados. Os serviços sociais deixaram de pagar despesas com saude há vários anos não se percebe para onde foram os milhões de euros, constam que foram para os almoços da campanha do PCP. Os serviços sociais têm servido para benefício das actividfades do partido comunista e não para benefício dos trabalhadores da Camara. A camara tem centenas de pessoas espalhadas pelos edifícios a trabalhar para a propaganda do partido e todas estas são as que estão autorizadas a fazer horas e mais horas e dar uma parte ao partido. Os trabalhadores que neste momento trabalham para a camara do seixal em prol da população são poucos e estão sobrecarregados de trabalho e ainda são mal tratados. Os dirigentes estão todos a receber horas ao sábado porquê como se justifica que um serviço em que os trabalhadores ñão precisam de fazer horas e o chefe é que precisa? Já não há sequer vergonha. Alfredoi Monteiro para a cadeia já!

Menino do Rio disse...

O Teixeira Flamingo espalhou-se ao comprido com o copy paste da noticia que enterra ainda mais o Presidente. é que eles NÂO TÊM NOÇÂO MESMO ! Cara , você esteja mas é de bico calado senão a avalanche vai caír.Mas que trabalho fazia essa doutora aos fins de semana, feriados e domingos?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ponto Verde disse...

O comentário da 16.24 foi retirado por questões do seu conteúdo que poderia ser considerado difamatório para terceiros. Se o seu autor anónimo quizer reformular o mesmo terei todo o gosto em mantê-lo publicado.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Se procurarem uma leitura sobre este tema na blogosfera situacionista , alinhada com a CDU, não vão encontrar uma palavra , como se esta questão não tivesse qualquer relevância.É preciso ter lata quando andam a falar de liberdade de informação, e choram lágrimas dec crocodilo por Manuela Moura Guedes ou se sentem incomodados por a viatura utilizada por Ferreira Leite na Madeira.Afinal são as avestruzes , ou os flamingos a meter a cabeça na areia ?

Ponto Verde disse...

O comentário das 17.43 foi retirado por novamente acusar de algo que não posso comprovar uma senhora alegadamente afecta à maioria CDU . Se o autor quizer reformular a mesma terei todo o gosto em manter o comentário.
Penso que não será por acaso que estão a ser ultrapassados alguns limites com certos comentários visando alguns funcionários ou prestadores de serviços ao municipio do Seixal.

Anónimo disse...

Luisa Lopes? Lojas Municipe? CDU?

Desvios de "direita"

Anónimo disse...

O Ministério Público não acusou, o Afredo Monteiro não foi constituido arguido, o juiz não julgou e não há qualquer condenação.

Srs. PS e PSD não sejam tão criativos, façam politica apresentando os vossos programas.

O vosso problema é que não trabalham e para além da maldizencia nada fizeram e fazem pelo Seixal.

E por estas e por outras que o povo vota na CDU, porque eles trabalha, lutaram pelo Hospital, lutaram pela divisão da PSP, cedem instalações e dão apoios diversos para que o Concelho tenham mais qualidade de vida. Caso contrário estavamos tramados como disse o outro: JAMAIS!

Votar nestes politicos do PS e PSD Jamias, digo eu também, porque enquanto o meu partido (PS) não se organizar no Concelho e fazer politica sem recurso à má lingua, vou continuar a votar CDU.

Leal Neto disse...

Apercebendo-me dos outdoors que ultimamente a candidatura do Samuel está a colocar, só me ocorre fazer o seguinte comentário:

Vindo de quem durante quatro anos, enquanto vereador pago pelos fundos municipais, não apresentou uma única proposta que se conheça sobre qualquer necessidade a implementar na área do município do Seixal, o que estamos a assistir é no mínimo para "rebentar a rir".

Será que a "Filipinha" picou a "mula"?

De onde é que saiu tanto "frenesim?

Ah, já sei, durante quatro anos, para além da provocação e da arruaça típica de adolescente que sempre revelou na sua atitude deve ter estado a carregar as "pilhas" para a pré-campanha. Vamos ver se não as descarrega até ao início da campanha.

Um conselho de amigo. Poupe um restinho. No dia 11 de Outubro vai precisar de um pouco de energia.
Embora não acredite sou sincero quando lhe digo que não desejo que se "apague". Apenas terá de haver-se com a "família" xuxialista.

Nota: Entretanto, já que não acredito que tenha futuro na "política", bem como na "advocacia", pelos exemplos que bem demonstra, siga mais um conselho de amigo, crie uma "empresa" tipo "Nós fazemos tudo" porque se o PS vier a ser governo, embora minoritário, vai ter trabalho de sobra, já que:

PS no governo do País destrói e Samuel "Nós fazemos tudo"!

Alguém que sabe disse...

..... E desta vez gostei! O "ponto" escreveu:

"O comentário das 17.43 foi retirado por novamente acusar de algo que não posso comprovar ..."

Sim senhor, e tu "ponto" podes comprovar tudo quanto de reles calúnia tens publicado aqui no teu blog, quer de tua autoria quer de comentários?

Sabes, o povo tem razão, "pela boca morre o peixe"!

Já agora, porque os fogos continuam por todo o lado, no País e no estrangeiro - por culpa do Alfredo - vê lá se limpas a quinta. Ontem ao passar na estrada, olhei para o lado e reparei que está a precisar de manutenção. Ou será que é para servir de "sombreiro" para a prostituta que por aí costuma estar?

Insider disse...

Se nada havia a justificar o que quiz o Senhor Plesidente explicar ? Em que país do mundo uma advogada trabalha aos sábados, domingos...e feriados ?
Em que país do mundo uma câmara paga aos advogados para não pagar às vitimas ?
Se nada havia a contrariar porquê as reuniões parta acertar posições e limitar danos?

Ponto Verde disse...

Ao leal provocador das 10.42 que em desespero me atribui sistemáticamente Quintas, herdades com falta de manutenção e agora prostitutas ,devo-lhe garantir : Que sim, que como sabe, o que publico tem suporte documental (fisico e virtual ) , bem resguardado e até ... auto publicável...

Tenho até muito mais documentado ... do que publico e sim, não costumo publicar comentários que são meros ajustes internos entre arraia miúda pobres coitados mal pagos e perseguidos, ou mesmo protegidos do PCP , o que é outra forma de controlo e perseguição , pelo PCP ou CMS .

O número sustentado e sempre crescente de entradas , referências na imprensa e inter-pares , garantem a credibilidade (que sabe ser verdadeira) do que aqui se publica e o envolvimento ao mais alto nível da Numenklatura local em formas de gestão ... que não são as mais legais.

O tempo que é sempre o melhor aliado e os posts publicados diáriamente ao longo de mais de cinco anos atestam da credibilidade e da visibilidade do seu conteúdo.

As imagens que teimam em não comentar, também , mas elas lá aparecem seja qual fôr o motor de busca feita na internet , mais ainda que as oficiais.

Quanto a ser (agora) proxeneta ou proprietário rural , vejam lá se se entendem de vez, não é algo contraditório ? Até porque me dava jeito a caderneta predial e o título de propriedade que como sabe não tenho, é que se o tivesse , há muito que os da sua laia me tinham tentado aliciar com algum "doce"...como é prática comum...

Mas fico curioso de saber qual o sombrero onde a sua mãe ,certamente , se protege dos UV , tão perniciosos hoje em dia...é que parece que lá "ao lado" está essa tal quinta , essa que ameaça continuar potencialmente inflamável - desde já fica o alerta à PJ que sei seguir atentem,ente o blogue para o caso de arder alguma quinta nestas circunstâncias - eu , pela parte que me toca , só gostava de ter a tal propriedade que com tanto conhecimento de causa e rancor da parte de Vªa Exª devo ter herdado - sem o saber ainda - da senhora sua mãe, a tal do sombreiro...

Saudações Democráticas.

Anónimo disse...

O voto é a arma do povo. Serve para todos: Alberto João Jardim, Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro e muitos mais de que não falo porque demoraria muito tempo a enumerá-los. Assim sendo, a CDU deixar´´a a gestão da autarquia quando o povo assim decidir. Faço um desenho?

Leal Neto disse...

Bom dia, querido "ponto",

A esta hora da manhã, porque o tempo e o trabalho esperam lá fora, sobre o teu simpático e mimoso comentário, direi, ... pois, ... pois.

Até logo!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
J.S. Teixeira disse...

(risos)

Anónimo disse...

Ao Flamingo Vermelho:

ri-te ri-te quando souberes que é .... . .. ... choras