segunda-feira, abril 27, 2009

A DESRESPONSABILIZAÇÃO NATURA-L DO PCP


Uma notícia publicada no DN no passado sábado dava conta de que « "PCP quer cartografia a apoiar Rede Natura" (...) tendo Miguel Tiago referido ao DN que a ausência destes dados " implica uma absoluta ineficácia deste instrumento de ordenamento do território". O deputado Comunista frisa que só com cartografia realizada na escala 1 para 25000 se conseguirá ter uma noção de pormenor que evitaria problemas como os do Freeport porque assim passava-se a ter uma localização rigorosa dos locais abrangidos pela Rede Natura" ».

Estas declarações oficiais do PCP deixam-me perplexo, primeiro porque fui uma vez recebido no Gabinete Rede Natura 2000 na sua plena fase de elaboração cartográfica analógica, que era feita precisamente sobre cartas 1 para 25000 dos Serviços Cartográficos do Exército, pelo que não entendo a questão da escala que me parece suficientemente exacta, excepto claro em pequenas questões de limites quando tal implicar distâncias infímas , talvez inferiores a menos de um metro...

Tudo o que for mais e melhor informação é positivo e desejável, no entanto , penso que não será por aqui que se poderá alegar "a absoluta ineficácia deste instrumento de ordenamento do território" na dúvida em relação ao modelo digital, temos os serviços cartográficos, os serviços de cadastro etc...etc...etc...e até o Google Earth.

Esta questão levantada pelo PCP não deixa de ser curiosa, pois é uma autarquia do PCP, a do Seixal (que até recebeu um prémio pela aplicação de modelos de cartografia digital) , a que mais desrespeita a Rede Natura 2000 no seu Sítio Fernão Ferro Lagoa de Albufeira (que vai da A2 até à Linha de Costa) , pois é bem dentro desse Sítio REDE NATURA 2000 que a autarquiaa PCP (CDU) do Seixal pretende fazer paassar uma auto-estrada (CRIP IC32 , e instalar duas Mega Urbanizações , Empreendimento Rego Travesso (clique) e o do Pinhal das Freiras- Alto da Verdizela (clique) , isto para além de se estar a impôr aquele Sítio protegido como localização (sem direito a disscussão e quando existem alternativas ) para o Hospital do Seixal (clique) .

E não me parece que é por desconhecer a cartografia da Rede Natura 2000 ou por a Cartografiaa não estar à escala que a sua inteligência atinge , a razão pela qual , ali não estarem a respeitar os pressupostos assumidos junto da União Europeia em sede de Rede Natura 2000.


Ou os autarcas da CDU Seixal - tal como Miguel Tiago - desconhecem a Rede Natura , ou se estão a borrifar para ela, ou não conhecem o concelho, o que me parece óbvio !

Ou então a "escala" , mas as dos interesses financeiros , sobrepõe-se em muito aos valores e objectivos da protecção natural , diria que serão valores , tal como a "escala" , de perto de "1 para 25000" o que se lucrará em mandar a Rede Natura no Seixal , não para as ortigas , mas para o betão e alcatrão.

É que não é por uma questão de um ou dois metros de dúvidas num limite, que esse limite deixa de ser protegido no Seixal. A questão é que o desrespeito é total sobre a Rede Natura no Sítío denominado Fernão Ferro - Lagoa de Albufeira , perfeitamente visível para qualquer cidadão mesmo sem um mapa à disposição.


Caro Miguel Tiago sabe mesmo o que se passa nesta "sua" autarquia ? Informe-se !

17 comentários:

Anónimo disse...

AH!!!

E já agora que são tão entendidos, contem lá à gente o que fez o Governo na REN de Alcochete, para aprovar o Freeport???

Anónimo disse...

Esse Stallone do PC é um ignorante
Dizem, diz lá isto e o rapaz repete.

Anónimo disse...

Anónomo 4/27/2009 12:07:00 AM

AH!! AH!!
Então responde a uma questão com uma pergunta, quer dizer tú fizeste mal, eu também tenho direito que cometer o mesmo hipotético erro?
o vosso Outubro está a chegar!

ex-militante disse...

Não tarda muito o Seixal vai ser só betão, ainda por cima não compreendem que com esta crise se chegou ao limite dessa politica. O que é que pretendem para aquele local? Uma Santa Marta do Pinhal 2 ?

Anónimo disse...

Esta não,desculparem-se com os mapas para fazer o que estão a fazer e que são cidades e não um ou dois galinheiro. Tenham dó, o povo não é parvo.

Anónimo disse...

Porque não há uma discussão publica sobre a localização do hospital? Porque é que só pode ser ali?

Anónimo disse...

In Rumo a Bombordo
"Anónimo disse...
SIMBOLO DO 25 DE ABRIL DE 1974 ULTRAJADO
È lamentavel que um destacado militante do PS, Jorge Santos, proprietário do Jornal do Seixal tenha reproduzido na capa da edição nº 63 do referido Jornal um cravo mascarado com tons de roxo e branco, capeando um artigo comemorativo do 25 de Abril. O cravo da revolução, da liberdade é vermelho vivo. Simplesmente lamentável, tal como o largo Salazar em Santa Comba Dão."

E é este mesmo jornal que recebe os anúncios da camara, mas que nesta edição nem mostra a visita do Jerónimo ao Seixal... e chamam-se jornalistas!!!!!

Anónimo disse...

QUEM É O JERÓNIMO?

Anónimo disse...

O quê? O actor Albano Jerónimo veio ao Seixal e nem sequer saíu a notícia?

Anónimo disse...

E já não ter apresentado uma roa já é muito bom!!


Esse mesmo jornal que escolheu os candidatos da oposição no Seixal??

J.Fogaça disse...

O PCP é exímio em criticar os outros e depois fazer o mesmo ou pio. Também é exímio em mudar de assunto como se vê por estes comentários. O post lembra-me que só no Seixal há vários outlets da Construção, o a-sul menciona alguns deles, mas lembro-me de outros, os Paços do Concelho em construção e o Parque Técnico. É precisa e necessária também, uma discussão sobre a localização do hospital.

Anónimo disse...

Jerónimo, era um índio norte americano, lutou contra os peles-brancas com ideais imperialistas e capitalistas que na altura queriam ocupar as suas terras, que dizimaram os bisontes, esgotar os seus recursos naturais, poluir as suas águas, torná-los escravos, etc...

Os índios norte-americanos ficaram reduzidos a reservas territoriais para manterem as suas tradições, a sua paisagem sem intervenções humanas, etc... que ao longo dos tempos foram diminuindo... Neste momento penso que já não exista este tipo de reserva não só natural mas cultural e sobretudo humana... Por isso é que em termos de arqueologia, os EUA só tem para mostrar antigas fábricas onde foi filmado o Charlie Chaplin, e pouco mais, porque de resto, o património arqueológico anterior à ocupação dos Peles-Brancas, destruiram tudo...

No Seixal, os Peles-Vermelhas, são outro tipo de índios, veja-se que totalmente contrários dos índios norte-americanos...

Os do Seixal não estão preocupados com tradições, com paisagem sem intervenções humanas, etc...

Os do Seixal são na realidade os antigos Peles-Brancas da conquista do oeste norte-americano.

Em termos de recursos naturais vai continuar a destruir, até em termos arqueológicos deixa o tempo destruir (não é a Mundet que tem zonas de derrocada, e não existe ou existia alguma coisa romana ali perto do moinho de maré do miratejo?...)

É este, o respeito que existe pelas terras do Seixal...

Para quem não sabia os índios norte-americanos, antes da chegada dos cowboys e toda a escumalha do ocidente, eram agricultores, pescadores, caçadores, etc... com o genocídio e a destruição dos seus recursos naturais e culturais, eles tornaram-se guerreiros...

Aos Políticos Pimba do Seixal, atenção aos movimentos cívicos pois qualquer dia, quando estas gentes fartas de betão, mentira, e com a vossa substimação e a tentativa de estupidificação dos mesmo, como jornais e outdoors, ficam sem escalpe, ai ficam ficam...

Então agora com o desemprego a população vai ter mais tempo para actividades ao ar livre com as familias, de mais passeios a pé, de comparar qualidade de vida entre zonas/concelhos, de navegar pela net em busca de emprego e fazer buscas no google à procura de informações sobre o concelho, de certa forma ter tempo de ver com os seus próprios olhos pq infelizmente têm tempo disponivel...

"Cidadãos das freguesias do Seixal, uni-vos!" contra esta política pimba que não representa nem defende a comunidade por deternimento do privado...

Anónimo disse...

Vcs são tão bons que já nem os Vossos camaradas do PS enganam...

SEIXALENSE ATENTO disse...

Militantes não apoiaram lista B nas eleições do sindicato
PCP move inquérito interno a dirigentes do Sitava


27.04.2009 - 20h39 São José Almeida

Vítor Mesquita, Luís Magalhães e
Luís Rosa, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava), estão a ser alvo de inquéritos internos instaurados pelo PCP, partido de que são militantes, por não terem apoiado a lista B nas eleições do Sitava que decorreram a 19 de Março.

O PÚBLICO contactou a direcção do PCP, através do assessor de imprensa António Rodrigues, para saber o estado do processo e quais as consequências que poderão recair sobre estes três militantes, nomeadamente se existe risco de expulsão, mas a resposta foi: “Não comentamos”.

A situação de tensão que está a abalar aquela direcção sindical é a sequência do processo de ruptura que se viveu no Sitava a propósito da última eleição da direcção, à qual se apresentaram duas listas. Uma divisão que se verifica pela segunda vez na vida deste sindicato – a primeira foi quando da sua fundação.

Leia mais amanhã no PÚBLICO

Ora aqui está o verdadeiro partido democratico.
Tambem aqui no Seixal é assim, associação que não apoie os comunistas não recebem nada.
A exemplo da pressão que foi exercida pelos comunistas para as juntas de freguesia deste concelho serem cooperantes da cooperativa Janela Aberta, ou apoiavam, ou os seus presidentes actuais corriam o risco de não serem candidatos novamente.E assim ajudarem a senhora vereadora Coralia controlar a cooperativa, da qual é proprietaria de titulos a nivel pessoal.
Estes comunistas querem controlar tudo, depois quando democraticamente perdem as eleições, querem correr com as pessoas á força, um bom exemplo o dos bombeiros da Amora.
Nunca desejei tanto que o tempo passa se como agora.
Outubro chega rapido para correr com esta gente.

J.J.M. disse...

Caro anónimo das PM 05.48

Esse senhor não é militante há cerca de dois anos do PS Seixal, nunca foi dirigente do partido no seixal, muito menos destacado militante.
Segundo se parece ainda conversa com alguns militantes o que é normal, mas as informações que chegam, esse senhor há já algum tempo a esta parte é militante do PCP, nada de extraordinário. Uma vez que se vive num país democrático.
Agora virem colar esse tal cavalheiro ao PS, não passa de uma estratégia do PCP, de forma a camuflar, os seus actos de favorecimento ao PCP, ao deturpar a informação da forma mais conveniente dos patrões ( PCP).

Anónimo disse...

Então não foi destacado militante do PS???
Essa agora!!!
Quem é que querem enganar???
Até foi autarca pelo PS, numa freguesia deste Concelho..

Vcs têm cá uma lata!!!
E já agora o Sardinha também não foi do PS. Grande dirigente da Associação do Pinhal do General.
E o Mário Bernardo também não?? Grande dirigente da Ass. Moradores da Quinta das Laranjeiras...

Onde Vcs do PS estão não acontece nada de bom para as pessoas, por isso têm sido corridos.

Anónimo disse...

Despacho n.º 10989/2009.

D.R. n.º 84, Série II de 2009-04-30

Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional -
Gabinete do Ministro

Incumbe o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) de desencadear os procedimentos de elaboração do plano de gestão do sítio Comporta-Galé



http://dre.pt/pdf2sdip/2009/04/084000000/1729417295.pdf